Adobe After Effects: guia prático sobre a ferramenta

O After Effects é uma ferramenta que potencializa a qualidade gráfica do trabalho de um designer. Saiba tudo aqui!

O trabalho de profissionais da área de design envolve uma série de ferramentas e programas que facilitam e tornam dinâmicas as atividades. O After Effects é um deles, capaz de produzir incríveis artes visuais.

Poucos programas oferecem a um designer gráfico o mesmo trabalho que pode ser realizado nele. O software tem funções simples e práticas voltadas para acabamento e últimos retoques em uma peça de vídeo ou imagem.

Para entender como utilizar essa ferramenta da melhor maneira possível, preparamos um guia completo para você.

O que é After Effects e para que serve?

O After Effects é um programa desenvolvido no ano de 1993 e incorporado ao pacote Adobe em 1995. Ele compõe — ao lado do Premiere, Encore e Photoshop — um conjunto de softwares direcionados para edição e criação de imagens e vídeos.

Cada ferramenta tem uma função específica, complementando-se em uma produção de alta qualidade. O After Effects é um programa composto por funções voltadas para realizar o acabamento e os últimos retoques em peças de vídeo ou imagens.

É possível inserir efeitos especiais, animações, criar vinhetas e outros elementos gráficos que compõem os vídeos.

Por ter funções de criação e edição de vídeos, algumas pessoas acabam confundindo o programa com o Premiere. 

Entretanto, o After Effects tem uma biblioteca completa de elementos para realizar efeitos que não são tão práticos. Ele se destaca pela praticidade de suas funções e a vasta biblioteca de efeitos que tem.

Quando usar o After Effects?

O After Effects não é um programa indicado para fazer edições de vídeos longos. A ferramenta realiza toda a pós-produção de um filme, animação ou imagem a partir de um sistema de timeline

Nessa linha do tempo, é possível trabalhar com diversos elementos em determinada cena ou tomada, conforme for necessário. A timeline é, inclusive, bem parecida com a do Premiere, separada em linhas de som e imagem.

O programa conta com uma ampla variedade de controles. Eles servem para ajustar posição 2D e 3D, corrigir elementos específicos e fazer outros reparos que não podem ser realizados facilmente em outros softwares.

É possível também criar imagens próprias pelo After Effects, mas geralmente são peças provenientes de outros programas.

As versões mais modernas oferecem ainda mais praticidade e melhores funções, além de conexão com a nuvem. Por meio do Creative Cloud da Adobe, é possível sincronizar configurações de todas as máquinas que têm acesso ao programa.

Qual a diferença entre o After Effects e outras ferramentas de edição?

A principal diferença entre o After Effects e as outras ferramentas de edição está na sua etapa de produção. O software é utilizado para atuar após o vídeo ser finalizado no Premiere ou a imagem ser encerrada no Photoshop.

A partir daí, é possível criar um projeto no programa a fim de aperfeiçoar a produção final. Por exemplo, para compor cenas renderizadas em 3D, animar um personagem de desenho animado em 2D, criar elementos gráficos etc.

O After Effects não é ideal para editar toda uma gravação de vídeo, principalmente por conta da sua capacidade de reprodução. Além disso, o seu layout não é tão completo e enriquecido como o de um programa especificamente para edição de vídeo.

Quais os principais recursos do After Effects?

O programa trabalha em um sistema de camadas padronizado e utilizado em praticamente todos os programas da Adobe. Ele oferece uma série de recursos que são utilizados para oferecer alta qualidade para a peça final.

1. Efeitos de simulação e estilizados

Os efeitos de simulação podem ser utilizados para criar qualquer coisa, desde chuva até cabelo. Eles são completamente customizáveis e práticos de serem utilizados.

Já os estilizados são úteis para dar aos vídeos e camadas estilos diferentes. Esses efeitos podem ser manipulados facilmente para criar modelos incríveis.

2. Templates

Os templates — ou modelos — são uma das principais razões para editores de vídeo utilizarem o programa. É possível usá-los para simular o trabalho de um motion designer e adicionar aos vídeos efeitos que foram criados por designers do mundo todo.

3. Design de título

A ferramenta de título funciona de um jeito parecido ao de geradores de textos existentes. É possível incluir opções de parágrafo e customizar.

Mas o principal destaque desse recurso é a possibilidade de fazer designs animados. É possível adicionar efeitos por palavras, por frases ou desmembrar por letra. Tudo para criar uma transição perfeita e de impacto.

Todos os efeitos mencionados anteriormente podem ser acrescidos ao texto, criando possibilidades quase ilimitadas de edição.

4. Composição

O software de composição pode ser utilizado para reunir diversos recursos e criar uma cena finalizada. Uma cena única com VFX, por exemplo, pode ser composta por elementos explosivos, poeira e fumaça. 

Além disso, é possível usar a composição de uma forma parecida com a do Photoshop. Ou seja, dá para adicionar blending modes nas camadas para modificar a forma como elas interagem e criam a cena.

5. Produção de animações

O AE é um programa ideal para criar animações. Nele, é possível animar personagens, cenas, caracteres, palavras e textos.

Muitos profissionais utilizam a ferramenta para fazer GIFs, animações curtas e posts mais dinâmicos das redes sociais, sites e blogs.

6. Aplicação de efeitos especiais

Os efeitos especiais são os recursos mais procurados e utilizados no After Effects. Com uma biblioteca rica, é possível criar chuvas, explosões, fumaças, desfoques e muito mais.

É possível ainda aumentar os recursos da biblioteca com a instalação de alguns plugins. Geralmente, esses são efeitos produzidos por outras pessoas e empresas que são incorporados ao After Effects.

7. Correção de defeito nas imagens

O software permite corrigir uma série de defeitos em imagens, melhorando a qualidade de luz e intensidade das cores. Alguns profissionais conseguem melhorar o foco, a nitidez e a estabilidade das imagens que são produzidas em outras ferramentas.

8. Modelagem 3D

Utilizando o Element 3D, é possível importar objetos para dentro do After Effects. Porém, existe uma limitação à animação de imagens 3D.

Quais as vantagens do After Effects para designer gráfico?

O After Effects oferece uma experiência completa de possibilidades de edição e melhorias das peças gráficas. Além disso, é possível instalar diferentes plugins na ferramenta para aperfeiçoar ainda mais a plataforma e impulsionar as suas funções.

O After Effects é um programa que tem múltiplas funções. Assim, ele oferece mais qualidade para peças de vídeo ou imagens, dependendo da necessidade do projeto final.

Existem plugins, como Element 3D, Trapcode Particular, Plexus e o Optical Flares, que otimizam o trabalho e oferecem mais possibilidades para a criação. 

Por ter um layout fácil de entender, o After Effects se torna uma ferramenta robusta para melhorar o trabalho de criação de um designer.

Quanto custa usar o After Effects?

Para contar com todos os aplicativos da Adobe, incluindo o After Effects, o preço a ser pago é de R$ 224 mensalmente. Ele é um dos softwares oferecidos dentro do pacote da Adobe e pode ser adquirido junto com as outras ferramentas.

O After Effects impulsiona a qualidade técnica e criativa de um designer gráfico. Com as funcionalidades oferecidas e a forma prática de editar vídeos e imagens, é possível melhorar as entregas e oferecer um trabalho único.

Gostou do artigo? Para continuar a receber informações sobre ferramentas e aperfeiçoamento técnicos para designer gráfico, acompanhe a gente pelas redes sociais. Estamos no Instagram, no Twitter, no LinkedIn, no Facebook e no YouTube.

Resumindo

O que é After Effects e para que serve?

O After Effects realiza toda a pós-produção de um filme, animação ou imagem a partir de um sistema de timeline. Nessa linha do tempo, é possível trabalhar com diversos elementos em determinada cena ou tomada, conforme for necessário.

Qual a diferença entre o After Effects e outras ferramentas de edição?

A principal diferença entre o After Effects e as outras ferramentas de edição está na sua etapa de produção. O software é utilizado para atuar após o vídeo ser finalizado no Premiere ou a imagem ser encerrada no Photoshop.

Quais as vantagens do After Effects para designer gráfico?

O After Effects oferece uma experiência completa de possibilidades de edição e melhorias das peças gráficas. Além disso, é possível instalar diferentes plugins na ferramenta para aperfeiçoar ainda mais a plataforma e impulsionar as suas funções.

Quanto custa usar o After Effects?

Para contar com todos os aplicativos da Adobe, inclusive o After Effects, o preço a ser pago é de R$ 224 mensalmente.

Related posts

SiSU 2025: quem pode participar, datas e como se inscrever

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Campeonato Paulista 2025: onde assistir aos jogos do seu time? Confira a lista completa de transmissão