Alugar um quarto ou imóvel no Airbnb é uma excelente forma de gerar renda. Contudo, antes de se tornar um anfitrião e receber os primeiros hóspedes, é preciso conhecer as taxas do Airbnb e impostos incidentes em cada reserva.
A plataforma usa estruturas de taxas para diferentes tipos de anfitriões e os impostos variam de acordo com a localização do imóvel. Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais sobre o tema. Vamos lá?
Entenda as taxas do Airbnb
No preço das reservas estão incluídas algumas taxas do Airbnb que são cobradas para os hóspedes e anfitriões. Em geral, o objetivo dessas tarifas é cobrir as despesas operacionais do Airbnb como atendimento 24 horas, serviços e outros custos.
Atualmente, a Airbnb conta com duas estruturas de taxas diferentes: uma taxa compartilhada entre hóspedes e anfitriões e uma cobrada apenas para os anfitriões.
Os donos das propriedades podem escolher entre a taxa compartilhada ou somente para anfitriões. Para tanto, basta acessar a opção “Taxa de Serviço” na área de “Pagamento” do sistema.
Como declarar dinheiro recebido do exterior no Imposto de Renda?
Taxa compartilhada entre hóspede e anfitrião
A taxa de serviço para anfitriões é padrão para acomodações individuais, mas ela varia entre 3% até 15% em alguns casos específicos como:
- Anfitriões da modalidade Airbnb Plus;
- Anúncios com política de cancelamento rigorosa;
- Anfitriões com acomodações na Itália e na China continental.
Essa taxa é deduzida automaticamente do pagamento do Airbnb feito aos anunciantes. O valor é calculado com base no subtotal da reserva que inclui a diária, taxa de limpeza e de hóspede adicional. Excluindo os impostos e as taxas do Airbnb.
Por outro lado, a taxa de serviço para hóspede é exibida apenas para os hóspedes no checkout, antes de fazer a reserva. Mas ela costuma ser inferior a 14,2% do valor do subtotal da acomodação.
Taxa apenas para anfitriões
Essa é uma das taxas do Airbnb aplicadas para hotéis e outras empresas de hospitalidade. Foi criada para que os estabelecimentos tenham controle sobre o valor pago pelos hóspedes.
Normalmente, o valor das tarifas varia entre 14% a 20%. Também há uma taxa extra de 2% nos anúncios com política de cancelamento rigorosa. Para as acomodações localizadas na China Continental o valor é ainda menor, de apenas 10%.
Quais são as taxas cobradas pelo PayPal em transferências internacionais.
Impostos do Airbnb
O imposto de serviço também incide nas taxas do Airbnb. Atualmente, esse tributo é cobrado em acomodações localizadas nos seguintes países:
- União Europeia;
- América Latina;
- China;
- Coreia do Sul;
- Arábia Saudita;
- África do Sul;
- Austrália;
- Nova Zelândia;
- Singapura;
- Malásia.
Os tributos variam de acordo com a legislação de cada país, por exemplo, nas acomodações dos países europeus e da América Latina incidem o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Já no Japão, é cobrado imposto JCT e na Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Singapura o GST.
O imposto é deduzido do pagamento e calculado com base no valor da taxa de serviço do anfitrião. Caso a reserva seja alterada, o imposto deve ser ajustado de acordo com o novo valor.
Aprenda a precificar corretamente seu imóvel no Airbnb.
Como pagar menos impostos?
Nem todos os rendimentos que os anfitriões recebem são tributáveis. Para pagar menos impostos, o recomendado é conversar com um contador sobre as possíveis isenções que você pode obter pelo Airbnb.
Além disso, o contado irá orientar sobre a alíquota dos impostos cobrados na região onde você mora. Com essas informações em mãos, é possível ter uma base do quanto será descontado em cada reserva feita na plataforma.
Como receber o dinheiro do Airbnb?
Depois das taxas do Airbnb serem descontadas, os pagamentos são emitidos em até 24 horas após a data do check-in. Contudo, o prazo para o dinheiro ser enviado para sua conta bancária varia de acordo com o método de pagamento escolhido. As opções disponíveis no Airbnb são:
- Transferência internacional;
- Payoneer;
- PayPal;
- Western Union;
- Cartão AIS.
Receba pagamentos do exterior por produtos exportados com a Remessa Online
Para receber o pagamento das suas reservas do Airbnb mais rápido, a Remessa Online é uma ótima opção. A plataforma brasileira é 100% online, econômica e prática para enviar e receber dinheiro do exterior.
Algumas vantagens da Remessa Online são:
- Recebimento do dinheiro em até 2 dias úteis;
- A moeda é convertida pelo câmbio comercial e sem cobranças de taxas adicionais;
- Isenção de tarifa bancária para envios acima de R$2.500 ou com custo fixo de R$5,90 em valores menores;
- Conta gratuita e sem cobrança de taxas extras;
- As transações da Remessa Online são regulamentadas pelo Banco Central, por isso são tão seguras quanto as dos bancos.
Para receber dinheiro do exterior pela Remessa Online é muito simples, basta fazer o seu cadastro gratuito em menos de 5 minutos.
Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens para enviar e receber dinheiro do exterior.