O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um alerta vermelho de grande acumulado de chuva para três regiões do Brasil, válido até as 10h de quinta-feira (9/1). As regiões norte do Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia podem registrar chuvas que ultrapassam os 100 mm. Em tais locais, é esperada chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, aumentando significativamente os riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
As áreas mais vulneráveis no Espírito Santo incluem o centro, o litoral norte, o noroeste e o Vale do Rio Doce. Em Minas Gerais, a chuva intensa deve atingir o norte do estado, a região de Jequitinhonha, a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Mucuri. Na Bahia, o sul do estado está sob risco elevado. Veja lista completa das regiões atingidas:
Bahia:
Espírito Santo:
Minas Gerais:
A população dessas regiões deve tomar medidas preventivas, como desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas e permanecer em locais abrigados. Em casos de inundação, é recomendado proteger pertences envoltos em sacos plásticos. Essas medidas visam minimizar os riscos e danos potenciais causados pelas chuvas intensas.
Além do alerta vermelho, um alerta laranja está em vigor na parte central do Brasil, abrangendo regiões como Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde as precipitações devem variar entre 30 mm a 100 mm/dia. O Distrito Federal também deve registrar fortes chuvas. Já no Norte e Nordeste, o alerta amarelo indica chuvas menos intensas, com previsão de 20 a 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h, afetando estados como Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Alerta de “grande perigo” de chuva para o Leste de Minas Gerais — Foto: Divulgação
Durante a madrugada, chuvas de forte intensidade são previstas para o leste de Minas Gerais e Alto Paranaíba, além de toda a faixa central do Espírito Santo. No Nordeste, as chuvas ocorrerão no sul da Bahia e na área central do Maranhão. Goiás e Mato Grosso no Centro-Oeste, Amazonas e Acre na Região Norte também têm previsão de chuvas intensas e tempestades isoladas ao longo da madrugada. No Sul, as chuvas se concentrarão no litoral norte de Santa Catarina.
No período matutino, Minas Gerais e sul da Bahia continuarão a ser as áreas mais afetadas pelo alto volume de chuvas, enquanto o Espírito Santo terá uma pequena trégua, mas o litoral continuará a enfrentar chuvas intensas. No oeste da Bahia e de Goiás, fortes chuvas são previstas durante a manhã. Outras regiões do país poderão ter chuvas isoladas, porém de fraca intensidade.
Durante a tarde, as áreas de instabilidade retornarão, afetando o leste de Santa Catarina e Paraná, além de promover muita nebulosidade no interior e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, com chuvas moderadas, especialmente nas áreas de divisa. Em Minas Gerais, quase todo o estado poderá registrar chuvas intensas e tempestades isoladas, com pontos críticos como a região de Teófilo Otoni. Chuvas fortes também são esperadas em Mato Grosso, Goiás, Rondônia, leste do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão.
O clássico Corinthians x Santos promete agitar os ânimos dos torcedores nesta quarta-feira, 12 de…
Acompanhe quais canais de TV aberta e fechada e streaming transmitirão as rodadas do Campeonato…
Honor chega ao Brasil com celulares equipados com bateria de silício-carbono, oferecendo autonomia de até…
Visitar a Espanha requer um planejamento, para que nenhum local importante passe despercebido. Conheça 16…
Entenda o pagamento de férias, os prazos estabelecidos pela CLT, seus direitos e o que…
O dólar hoje abriu esta quarta-feira (12) em R$5,7635, após ter atingido a mínima de…