O Japão é um destino incrível e que traz uma série de possibilidades para quem está querendo estudar ou trabalhar no país.
Mas saiba que alugar um imóvel na terra do sol nascente não é um processo tão simples. Pensando nisso, montamos este post que funciona como uma espécie de checklist para quem está começando a planejar alugar um imóvel no Japão. Confira!
Quanto custa alugar uma casa no Japão?
O custo médio de um apartamento no Japão é de 80,000 ienes por mês. Claro que os valores podem variar de acordo com o imóvel escolhido, a localização e a cidade.
Mas, caso você opte por um imóvel nesta faixa de preço, é importante destacar que você deve ter em mãos aproximadamente 400,000 ienes, para arcar com os custos de depósito e outras taxas.
Como escolher a localização?
A escolha da localização deve considerar o seu local de trabalho e/ou estudo. Quanto mais perto, menores serão os seus custos com transporte. Claro que, em alguns casos, vale a pena morar mais longe em razão da despesa do aluguel. Tudo isso deve ser colocado no papel e avaliado com cautela.
É necessário contratar um agente imobiliário?
O agente imobiliário é um profissional que vai ajudar bastante durante a locação do seu imóvel. Geralmente eles trabalham com valores fixos, mas antes de escolher um é importante decidir em qual região você pretende morar.
A partir daí o agente vai conversar sobre as suas preferências, selecionando os imóveis que mais combinam com o seu perfil. Neste ponto é importante destacar que o domínio do idioma é fundamental. Caso você não fale japonês, é necessário ir acompanhado de alguém que saiba ler e falar o idioma.
Quais são as regras relacionadas ao visto e passaporte?
Outro ponto de atenção diz respeito à sua documentação pessoal. Para conseguir fechar um contrato de locação você deve ter um passaporte válido e um visto, de estudante ou residente. Os vistos de turista não são aceitos pelas empresas para firmar contratos de locação.
O que você precisa saber sobre vocabulário e comunicação?
O domínio do idioma é fundamental. Caso você não fale japonês, é necessário ir acompanhado de alguém que saiba ler e falar o idioma. Lembre-se que você deverá ler e compreender todos os termos do contrato antes de assumir a obrigação.
Precisa ter um número de telefone japonês?
Para alugar um imóvel no Japão o interessado deve estar em contato com seu agente imobiliário, desta forma é necessário ter uma linha telefônica no Japão ou um plano internacional.
É necessário ter conta em banco japonês?
Muito embora não seja um pré-requisito, ao fechar um contrato de locação você deverá ter uma conta em um banco japonês, pois será necessário para pagar o aluguel.
É incomum aceitarem pagamento em dinheiro e são poucos agentes que aceitam pagamentos na modalidade cartão de crédito. Neste caso, se você quiser transferir o seu dinheiro da conta do Brasil para o Japão vale a pena conhecer os serviços da Remessa Online.
É necessário ter emprego fixo?
Se você não é estudante deve ter um emprego fixo, apresentando carta do empregador com dados de salário e certificado de elegibilidade. O certificado é solicitado aos estudantes.
Como ter um contato de emergência?
O contato de emergência é uma pessoa que fica responsável por qualquer problema associado ao contrato. Este contato de emergência tem bastante responsabilidades, por isso é bem difícil conseguir um.
É preciso ter fiador?
Sim, mesmo quem trabalha deve apresentar um fiador, esta pessoa fica financeiramente responsável pelo contrato caso você tenha qualquer problema em honrar com o compromisso.
Como você pode ver, é necessário ter uma série de cuidados e separar vários documentos antes de alugar uma casa no Japão.
Se você quer começar a fazer remessas de dinheiro para fora do país, acesse o site da Remessa Online e faça o seu cadastro.
Resumindo
• Valores;
• Localização;
• Contratação de agente imobiliário;
• Regularização de visto e passaporte;
• Domínio do vocabulário;
• Número de telefone japonês;
• Conta em banco japonês;
• Emprego fixo;
• Contato de emergência;
• Fiador;
• Cópia de holerite;
• Agências de trabalho;
• Elaboração do contrato.