O atual mercado comercial digital exige práticas atraentes ao seu consumidor em todas as etapas de venda. É importante garantir um procedimento funcional do primeiro ao último clique.
Segundo pesquisa realizada em parceria entre Paypal e BigDataCorp, somente em 2021, o comércio digital saltou 62% em relação ao ano de 2019. São cerca de 2 milhões de sites voltados para o comércio online. Desse número, quase metade (44,8%), está presente em marketplaces.
Percebe como esse território é importante, ainda que bastante competitivo? Por isso, é fundamental que você conheça e analise a maior quantidade de informações possíveis sobre os dois grandes players da vez: Amazon e Mercado Livre.
Prepare-se para sair deste post com tudo que for necessário para essa decisão:
- Saiba as vantagens e desvantagens de cada plataforma;
- Entenda pontos fortes e fracos entre os dois sites conforme o seu tipo de comércio;
- Descubra quem faz mais vendas no Brasil;
- Identifique qual marketplace está melhor posicionado em cada segmento do e-commerce brasileiro.
Vamos lá? Continue com a gente e acompanhe essa batalha de gigantes!
Mercado Livre e Amazon: quem é quem?
Antes de tratarmos mais diretamente sobre vantagens e desvantagens, preparamos uma breve apresentação de cada site, para demonstrar quais as diferenças da Amazon para o Mercado Livre, considerando tempo de atuação, principais nichos atendidos e a forma de comércio digital de cada uma dessas marcas.
Amazon Brasil
O uso do marketplace corresponde a significativos 40% das vendas totais anuais de todo o site da Amazon. E está sob domínio da gigantesca tech company Amazon, empresa do bilionário estadunidense Jeff Bezos.
A loja virtual da Amazon para terceiros funciona a partir da mediação das negociações entre vendedores e frequentadores. O ponto interessante é que esses visitantes são parte da base de dados de cliente do próprio domínio da Amazon — além de se beneficiar de toda a infraestrutura do site que atende 60 países e dispõe de ofertas adicionais aos compradores.
Mercado Livre Brasil
Esse é um dos marketplaces que está há mais tempo atuando no Brasil. É difícil alguém que não conheça a plataforma e não tenha realizado alguma compra por lá.
O crescimento da marca é notório e demonstra o trabalho da companhia em fortalecer a expansão e consolidação do comércio virtual no país, proporcionando muitos benefícios aos consumidores brasileiros.
O site dispõe de fortes estratégias de logística e distribuição, com a realização de muitas entregas no mesmo dia em que a compra foi realizada, poucos dias úteis de prazo em outros casos e fretes mais acessíveis.
As vantagens de cada site
Acompanhe a diferença entre os pontos mais fortes de cada um dos shoppings online que estão disputando sua decisão.
Pontos positivos do Mercado Livre
Volume de tráfego
Um ponto muito forte para o Mercado Livre é o alto nível de tráfego da plataforma. Veja alguns números:
- 51 milhões de usuários ativos;
- 23 vendas por segundo, cerca de 2 milhões de vendas diárias.
Forte reconhecimento no Brasil e América Latina
A credibilidade do Mercado Livre nos países latinos é notável. A marca tem considerações positivas e está estabilizada na opinião popular como um site de compras e vendas seguro e confiável.
Bate-papo com o lojista antes de finalizar a compra
Espaço destinado às perguntas e respostas relacionadas ao produto — um canal de relacionamento fundamental entre lojistas e compradores. As dúvidas ficam disponíveis para que outros usuários acompanhem as respostas.
Infraestrutura logística
Como mencionado, esse é um dos pontos de maior destaque da companhia. Com a Mercado Envios e a modalidade de entrega Full, os processos de transporte de mercadorias estão agilizados.
Os custos para essa estrutura não pesam para usuário ou vendedor, é vantagem para ambas partes envolvidas. Outro ponto positivo é que isso permite que o vendedor se dedique melhor à sua loja virtual, sem se preocupar tanto com os procedimentos de envio e entrega dos produtos.
Recompensa aos bons vendedores
Os vendedores que trabalham com as melhores práticas e recebem retornos positivos dos compradores conquistam espaço de destaque na página principal e passam a fazer parte do MercadoLíder. Esse espaço promove os produtos dos lojistas com as melhores reputações — ou seja, quem melhor atende aos clientes. O bom atendimento deve incluir:
- responder rapidamente às dúvidas dos clientes;
- enviar no prazo prometido;
- oferecer uma boa quantidade de produtos.
Pontos positivos da Amazon
Código Europeu de Verificação para os produtos
É um tipo de verificação internacional pela qual todos os produtos do site devem passar. A sigla EAN significa Número de Artigo Europeu e o código fornece todo o histórico do produto comprado: origem, empresa fabricante, entre outras informações técnicas.
É uma métrica de controle de qualidade que proporciona mais segurança ao marketplace.
Facilidade para cadastro
Para cadastrar uma loja virtual no marketplace da Amazon é muito simples: basta incluir o número do CPF da pessoa responsável pelas vendas. Perceba que não há obrigatoriedade do CNPJ, já que poderia ser uma barreira para pequenos empreendedores ou comerciantes iniciantes.
Apesar de a facilidade ser um ponto positivo para começar os trabalhos no mercado digital, não deixe de cuidar da formalização do seu negócio. Isso será fundamental para a continuidade e crescimento de sua loja.
Detalhamento dos produtos expostos
A Amazon exige que o marketplace apresente as informações técnicas de cada produto com o máximo nível de propriedade para a categoria. Além de prezar pelo conteúdo técnico, o site foi desenvolvido de modo que essas informações estejam destacadas e bem posicionadas.
Destaque aos melhores lojistas
Ponto semelhante ao Mercado Livre, a Amazon propõe um modelo de reconhecimento semelhante. Os produtos de vendedores com boa reputação são posicionados em lugares de destaque na página. As chances de ser encontrado são ainda maiores.
Categoria Prime
Clientes Prime são consumidores fidelizados à plataforma. A fidelização proporciona ofertas exclusivas, descontos, custos mais baixos para o frete ou entregas mais rápidas das mercadorias.
Conheça as desvantagens de cada ferramenta
Desvantagem da Amazon
Presença digital mais forte na Europa e nos Estados Unidos
O site tem uma excelente presença digital, porém, no território brasileiro, ele acaba por ser mais recorrente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Fora desse eixo, o conhecimento e utilização da marca para compras não é tão amplo.
O cenário é bem diferente para países europeus e para os Estados Unidos, onde a cobertura é bem generalizada e de maior alcance.
Desvantagem do Mercado Livre
Falta de automação dos anúncios
O processo de criação dos anúncios na plataforma ainda é manual, ponto que deixa a desejar no marketplace do Mercado Livre. Essa ação acaba por demandar tempo e atenção em uma atividade que é muito importante para o bom funcionamento do seu comércio online.
O ponto é que isso já poderia ter sido alterado para facilitar a rotina de tarefas dos comerciantes.
Desafio final: Amazon ou Mercado Livre?
Saiba qual site vence em 5 quesitos principais que você deve considerar ao optar por um desses marketplaces:
- taxa de serviço;
- prazo para saque das vendas;
- ranqueamento de anúncios;
- reputação;
- prazo de entrega.
Taxas de serviço
São taxas operacionais padrão, presentes tanto na Amazon quanto no Mercado Livre. As taxas variam conforme o tamanho do negócio, número de vendas e valor recebido. Quanto mais vendas, menor é a taxa descontada.
Prazo para saque das vendas
Na Amazon, os saques ou transferências dos valores só podem ser realizados duas vezes por mês, a cada quinzena. Enquanto no Mercado Livre é possível solicitar a transferência dos valores a qualquer momento e o prazo é de no máximo três dias úteis.
Ranqueamento de anúncios
Você deve atentar a esse ponto, já que ele vai direcionar como seu produto aparecerá e o quanto será fácil ser encontrado na plataforma.
Cada marketplace tem regras e critérios próprios para este ranqueamento. Tanto Amazon quanto Mercado Livre são plataformas rigorosas quanto à qualidade dos anúncios mostrados e das buscas pelos produtos. A reputação do lojista conta muito nesse momento.
Reputação
Esse quesito é primordial para o Mercado Livre. Desde o surgimento da empresa, houve muito trabalho para mudar a percepção de confiança do site e dos produtos ofertados na loja virtual.
O destaque para a reputação dos vendedores é um cuidado permanente deste marketplace, para demonstrar maior segurança e confiabilidade tanto para quem deseja vender como para quem vai comprar.
Marketplace em moeda estrangeira: remessas internacionais
Já pensou em expandir os horizontes de negociação da sua loja virtual — seja na Amazon ou no Mercado Livre — e passar a receber em dólar ou euro? Se quiser ficar por dentro desse processo e entender melhor como receber dinheiro do exterior, acesse o site da Remessa Online e conheça nossos serviços.
Resumindo
O Mercado Livre sai na frente nesse quesito. São 51 milhões de usuários ativos e 23 vendas por segundo! 2 milhões de vendas por dia e até mesmo o volume de buscas pelo Mercado Livre sai em disparada em comparação ao da Amazon.
Esse ponto aproxima bastante os concorrentes: as duas marcas trabalham continuamente para oferecer prazos mais rápidos e custos de transporte mais baratos aos consumidores. Os prazos entre os dois players variam entre 1 e 3 dias úteis a depender do tipo de produto e da localização do comprador.