Amazon Pay é uma plataforma de pagamento online muito usada na América para efetivar uma compra com a conta da Amazon.
Existem diversas formas de efetivar o pagamento de uma compra realizada pela internet, e uma delas é utilizando o Amazon Pay. A plataforma criada pela gigante americana permite pagar as compras de produtos em lojas e sites virtuais credenciados.
Muito usado na América, desde o início de 2021 o serviço de processamento de pagamentos online já está disponível para países da Europa e também para o Japão. Para quem compra em sites internacionais ou trabalha com importação, essa pode ser uma boa alternativa.
Ficou interessado? Neste post você vai saber tudo sobre o Amazon Pay, ou seja, o que é, como funciona, se é seguro, as vantagens e diferenças para seu principal concorrente, PayPal. Continue lendo e veja como realizar pagamentos por essa plataforma e se vale a pena!
Quem é a Amazon?
Antes de falar sobre o serviço de pagamento online é importante entender quem está por trás da sua criação. A Amazon é uma multinacional norte-americana focada em quatro segmentos:
- Comércio eletrônico;
- Computação em nuvem;
- Streaming digital;
- Inteligência artificial.
Fundada em 1994, por Jeff Bezos, é uma das cinco gigantes empresas de tecnologia da informação, com a Apple, Microsoft, Meta e Alphabet. Seu poder de influência econômica no mundo é enorme — seja pela geração de empregos, seja por investimentos em estudos em inovação tecnológica.
Tudo começou com a venda de livros e aos poucos se ramificou para outros produtos, aumentando seu potencial de atuação no mercado online. É interessante saber que Bezos iniciou com um investimento de 10 mil dólares, na garagem de casa e a ajuda da então esposa, Mackenzie Scott.
Já nos primeiros meses as mercadorias eram enviadas para todos os estados americanos, além de mais 48 países, sendo que três anos depois da fundação, a empresa já contava com nada mesmo que 1 milhão de consumidores cadastrados no site.
Em 1998 a expansão da Amazon começou com outros produtos como CDs e DVDs, o que foi o pontapé para se tornar marketplace dois anos depois com diversos parceiros que pagavam taxas para ter seus produtos vinculados e anunciados.
Nos próximos anos, entre oscilações na bolsa de valores, crescimento da internet e transformação no comportamento e hábitos de consumo, sobretudo, devido à digitalização, a empresa se manteve inovadora com o surgimento de outros vieses do negócio como:
- Amazon Web Services — serviços em nuvem;
- Amazon Prime — acesso a condições exclusivas de compra no site;
- Amazon Prime Video — serviço de streaming de filmes e séries;
- Kindle — leitor de livros digitais;
- Audible — transmissão de audiobooks;
- Amazon Echo — serviço que potencializa a capacidade de inteligência da assistente virtual Alexa;
- Twitch — plataforma de transmissão de jogos ao vivo;
- Amazon Luna — serviço de streaming de jogos em nuvem.
Sintetizamos a história da Amazon, longa e marcada por diversas estratégias de negócios, com produtos e serviços para abocanhar o mercado e se tornar a potência da atualidade. No próximo tópico, focaremos na plataforma de pagamentos online que originou a produção deste artigo.
O que é o Amazon Pay?
Lançado em 2007, o Amazon Payments ou, simplesmente, Amazon Pay é um serviço que possibilita o processamento de pagamentos online para efetivação das compras realizadas na internet, seja no site da Amazon ou de parceiros credenciados.
Como funciona a plataforma de pagamento online?
O Amazon Pay se vale da base de consumidores já cadastrados na conta da Amazon.com para dar permissão aos usuários de efetuar compras em sites externos. Isso quer dizer que o cliente Amazon pode comprar em outras lojas por meio dessa conta de pagamento.
Como os dados dos clientes já estão armazenados — login, dados do cartão, endereço de faturamento e envio — todo o processo de compra se torna mais fácil, rápido e seguro.
Ao utilizar o Amazon Pay, o usuário pode escolher o método de pagamento que melhor atende à sua necessidade do momento:
- Cartão de débito — Visa Electron, Delta e Maestro;
- Cartão de crédito — Visa, Mastercard e American Express;
- Débito Direto — para o consumidor que tem conta bancária válida de um país que pertença à área SEPA. São eles:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, São Marino, Suécia e Suíça.
Para quem já é cliente Amazon.com, os dados cadastrados serão os mesmos utilizados nas compras em sites parceiros. Caso contrário, será necessário abrir a conta em passos muito simples:
- Entre no site do Amazon.com;
- Cadastre um e-mail válido;
- Insira uma senha;
- Informe os dados pessoais;
- Cadastre os cartões de crédito, débito ou pré-pago;
- Preencha o endereço de faturamento e de envio para garantir a cobrança e que a mercadoria chegue no destino certo.
Taxas aplicadas
Para ter direito de usar o Amazon Pay, o consumidor precisa ser um cliente Amazon, até porque se trata de um produto da empresa. No tópico anterior explicamos como abrir uma conta na Amazon.com.
Não há nenhum custo para os clientes, no entanto, os comerciantes que quiserem vender e receber pagamentos pela plataforma terão custo com uma taxa padrão por transação, que é de 2,9% + US$0,30 por transação doméstica.
Em caso de incidência de alguma tarifa adicional na hora da compra, todos os valores serão apresentados aos clientes antes que o pagamento seja processado e concluído, para evitar problemas e insatisfação com cobranças indevidas.
Pagando com o Amazon Pay
No site da Amazon ou de terceiros, após colocar os produtos que deseja comprar no carrinho, basta ir à página de pagamentos. Lá, é preciso verificar se a loja é parceira e se há um botão de pagamentos Amazon Pay.
Identificando esse botão, é só clicar e prosseguir com a escolha do tipo de pagamento — por cartão de crédito, débito ou pré-pago —, se parcelado ou não e confirmar o endereço para envio da mercadoria.
É possível receber um produto pago pelo Amazon Pay tanto em endereços brasileiros quanto americanos, sendo muito importante atentar para esse fato na hora de escolher o endereço e assim evitar problemas com atraso ou não recebimento no destino certo.
Segurança
É comum ter dúvidas sobre a segurança das plataformas de pagamento online, ainda mais com o uso de dados pessoais e do cartão de crédito ou débito. Dependendo do valor, esse é um receio ainda maior, já que pode acarretar um prejuízo muito grande.
No caso do Amazon Pay, a segurança é um ponto alto, já que a plataforma protege os dados dos usuários. Como? Ao comprar em um site parceiro, o usuário não terá que preencher os dados, já que eles são “puxados” da conta da Amazon, que já tem um forte sistema de segurança e proteção de dados.
Assim, ao realizar uma compra, o site só terá acesso à conta que fará o pagamento, ou seja, a conta cadastrada na Amazon, e não os dados bancários ou do cartão, por exemplo, dependendo de como será feito o pagamento.
Amazon Pay x PayPal
Embora essas sejam duas plataformas destinadas ao processamento de pagamentos online, algumas diferenças são bem significativas. A primeira delas é que enquanto o Amazon Pay exige que usuário tenha uma conta na Amazon.com, o PayPal tem um aplicativo próprio.
Outro ponto é que o Amazon Pay é voltado para o pagamento de compras de produtos e a PayPal também aceita operações de envio e recebimento de remessas internacionais. Ambas são gratuitas para os usuários, com taxas correspondentes a cada transação.
Talvez não seja necessário escolher entre uma ou outra plataforma, mas definir o uso conforme a necessidade do momento, considerando o que cada uma oferece de mais vantajoso e econômico.
Quais são as vantagens de utilizar o Amazon Pay?
Quando se fala em vantagens de utilizar a plataforma de pagamentos online da Amazon, é preciso pensar nos ganhos para quem compra e para quem vende. Os benefícios são diferentes e aqui vamos listar separados para facilitar o entendimento.
Vantagens para compradores
A primeira vantagem para o comprador é que, com a conta cadastrada na Amazon.com, não é necessário fornecer os seus dados em todos os sites em que realizar compras. Como a Amazon já tem esses dados, na conclusão da compra, eles serão fornecidos automaticamente.
Esse é um ponto que agiliza a compra, já que não é preciso que o comprador perca tempo inserindo informações de cadastro. Outro aspecto positivo é que comprando pelo Amazon Pay, o comprador tem um prazo de 90 dias para abrir uma reclamação e a garantia Amazon A a Z de proteção em caso de não recebimento, se o produto não for o esperado ou chegar com dano ou avaria.
Vantagens para vendedores
Já para os vendedores, o fato de os dados já serem cadastrados no site da Amazon evita que seu próprio sistema erre na hora de concluir uma compra. De posse de dados como nome e endereço, por exemplo, dificilmente uma mercadoria será entregue de forma equivocada.
A Amazon também disponibiliza para os parceiros credenciados seu sistema de detecção de fraude para aumentar também a segurança nesses sites. Assim, além de lidar com dados prontos, em casos de alguma tentativa de invasão ou roubo de dados, a área de pagamento estará ainda mais protegida.
Mesmo sem o direito de formar o seu próprio banco de clientes cadastrados, ainda assim o Amazon Pay é uma vantagem para esses parceiros que se aproveitam da visibilidade da marca Amazon para atrair consumidores e assim aumentar suas possibilidades de vendas e, consequentemente, o faturamento.
A plataforma de pagamento online Amazon Pay é uma opção que bate de frente com seu principal concorrente, o PayPal, com poucas diferenças entre eles, se tratando do tipo de serviço. Para quem já é cliente Amazon, essa é mais uma forma de facilitar os pagamentos, sem ter que realizar novos cadastros em sites parceiros.
Se você gostou do post, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber, direto na sua caixa de entrada, as novidades sobre esses e outros assuntos veiculados pela Amazon!
Resumindo
O Amazon Payments, ou Amazon Pay, é uma plataforma de serviço que possibilita o processamento de pagamentos online para efetivação das compras realizadas na internet, seja no site da Amazon ou de parceiros credenciados.
O usuário pode escolher, dentre os métodos de pagamento pela plataforma, as modalidades:
– Cartão de débito — Visa Electron, Delta e Maestro;
– Cartão de crédito — Visa, Mastercard e American Express;
– Débito Direto — para o consumidor que tem conta bancária válida de um país que pertença à área SEPA.