A Amazon é um dos maiores marketplaces do mundo, oferecendo vantagens como alcance de mercado e ferramentas gerenciais modernas. O Amazon Seller Central é um aplicativo que oferece funcionalidades inteligentes para o gerenciamento da loja virtual, incluindo análise de vendas, controle de inventário e cadastro de produtos.
Continue sua leitura para aprender a utilizar esse recurso a favor do seu negócio e veja dicas para vender mais na Amazon.
O que é Amazon Seller Central?
O Amazon Seller Central é uma plataforma oferecida pela Amazon para os empreendedores que vendem seus produtos no marketplace da empresa. É um aplicativo com recursos inteligentes projetados especificamente para a gestão de lojas virtuais.
Ele permite que os vendedores realizem atividades como cadastro de produtos, criação de ofertas e gerenciamento de inventário. Ao se cadastrar no Amazon Seller Central, os vendedores têm acesso a uma plataforma com informações centralizadas e ferramentas que facilitam a gestão de seus negócios.
O que o Seller Central oferece?
O Seller Central oferece uma série de recursos que facilitam a gestão da loja virtual, como cadastro de produtos, criação de ofertas e gerenciamento de estoque.
Abaixo, confira as principais funcionalidades dessa ferramenta!
Análise das vendas
O Seller Central permite que o vendedor faça uma análise detalhada de todas as vendas realizadas. Inclusive, é possível analisar individualmente e avaliar qual a tendência de saída de cada mercadoria, facilitando os processos gerenciais e seu planejamento financeiro.
Encontrar produtos para vender
No Amazon Seller Central, a busca por produtos acontece de forma prática, utilizando imagens correspondentes, código de barras e palavras-chave. Após encontrar o produto, surgem diversas informações como preço, ranking de vendas, lucro estimado, avaliação dos clientes e ofertas.
Essa é uma excelente ferramenta para controlar o catálogo e ter praticidade para encontrar produtos para vender, aumentando seu portfólio de produtos oferecidos no marketplace.
Gerenciar as ofertas e o inventário
O Amazon Seller Central oferece recursos no aplicativo para atualizar preços e quantidades de forma prática e rápida. Pelo próprio smartphone, é possível fazer atualizações imediatas no inventário e inserir novos preços para aproveitar oportunidades de venda.
A ferramenta serve para gerenciar as estratégias de vendas, evitar prejuízos e transtornos. Ele ajuda a ter um bom planejamento e fazer atualizações frequentes na precificação.
Capturar e editar fotos profissionais
É possível capturar e realizar edições das fotos dos produtos que serão vendidos no site. A ferramenta é interessante para aperfeiçoar e garantir a qualidade das imagens dos seus produtos, apresentando tudo com detalhes aos clientes.
Essas fotos são muito importantes para as vendas no marketplace porque são o primeiro contato do cliente com o produto.
Acessar suas mensagens recebidas e enviadas
Com o aplicativo Seller Central, os profissionais têm acesso rápido às mensagens recebidas e podem dar respostas instantaneamente. O tempo em que o vendedor leva para responder é determinante para a satisfação do consumidor, influenciando diretamente nos resultados.
Como fazer o cadastro na Amazon seller?
O passo a passo para fazer cadastro e login no Amazon Seller Central é o seguinte:
- Faça seu cadastro para ser um vendedor no site Amazon;
- Acesse o Amazon Seller Central para fazer o login;
- Insira seu e-mail ou telefone e digite senha (os mesmos dados usados na criação da conta na Amazon);
- Clique em “Fazer login” e acesse sua conta.
Após seu cadastro, sua conta no Amazon Seller Central será criada automaticamente. Assim, você terá um cadastro único para acessar a ferramenta e conduzir todas as tarefas comerciais e gerenciais.
Documentos necessários
Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos:
- nome do titular;
- e-mail e telefone;
- informações da loja online;
- dados bancários;
- cartão de crédito ou débito;
- CNPJ ou CPF.
Caso algum problema aconteça e você não consiga acessar o portal, entre em contato com o suporte técnico Amazon.
Como acessar minha loja Amazon?
Para acessar sua loja na Amazon, basta fazer o login com seus dados de cadastro no site Amazon Seller Central. Lembrando que a conta do marketplace e Amazon Seller é um cadastro único.
Quais as vantagens de vender na Amazon?
Existem muitas vantagens de vender na Amazon, por exemplo, a credibilidade da empresa, variedade de nichos e alcance.
Aliás, esse é um mercado em constante crescimento. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou que o setor cresceu 3% em 2022, totalizando 135,6 bilhões em vendas.
Outras vantagens são:
Credibilidade da marca Amazon
A Amazon é uma das maiores referências em vendas no e-commerce, no Brasil e em todo o mundo.
Variedade de nichos de mercado
A Amazon oferece uma variedade de nichos de mercado, permitindo que você insira uma ampla gama de produtos, independente do segmento da sua loja virtual. Isso amplia suas possibilidades de venda e ajuda a atingir seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.
Possibilidade de escolher o plano de vendas
A Amazon oferece aos vendedores planos de venda diferentes, ou seja, que contam com processos e benefícios distintos. Os planos são o profissional e o individual, que oferecem condições para se adaptar bem a qualquer tipo de perfil e objetivos dos vendedores.
Plano individual
As características e vantagens do plano individual são:
- Acesso aos treinamentos de vendas;
- Apoio da equipe de suporte ao vendedor;
- Comissão por cada venda;
- Ideal para quem pretende vender até 10 produtos por mês;
- Mensalidade gratuita;
- Você paga R$ 2,00 por venda;
- Possibilidade de inserir novos produtos no catálogo da Amazon;
Rreceber à vista pelas compras parceladas;
- Uso da Seller Central.
Plano profissional
As características e vantagens do plano profissional são:
- Adicionar vários gerenciadores para a conta
- Gerenciar o inventário por relatórios;
- Ideal para quem pretende ter maior volume de vendas;
- Mensalidade de R$19,00 por mês independente do volume de vendas;
- Paga comissão por cada venda;
- Possibilidade de configurar o frete;
- Oportunidade de ganhar a oferta em destaque;
- Upload em massa de produtos.
Gerenciamento da loja em um só lugar
Vendedores que utilizam a Amazon têm acesso à ferramenta Seller Central, que permite o gerenciamento centralizado da loja. Dessa forma, são diversas funcionalidades para controlar vendas, atualizar o portfólio e monitorar métricas, facilitando a tomada de decisões.
Ferramentas de precificação automática
A Amazon oferece uma ferramenta de precificação automática que ajuda a manter seus preços competitivos.
Ao cadastrar seus produtos, você pode definir o preço mínimo e máximo, e a ferramenta avaliará os preços da concorrência, fazendo ajustes automáticos para garantir que seu preço seja competitivo e atenda às expectativas dos clientes, sem exigir esforço adicional da sua parte.
Como aumentar as vendas na Amazon?
Confira algumas dicas para aumentar as vendas na Amazon:
- Melhore o SEO da sua página na Amazon cuidando da presença de palavras-chave nos títulos para classificar os resultados da pesquisa;
- Faça promoções e ofereça descontos;
- Invista em publicidade e produtos patrocinados;
- Peça para os clientes avaliarem a compra;
- Melhore as imagens do seu produto;
- Crie conteúdo para gerar tráfego;
- Aproveite todas as ferramentas da plataforma.
Você vende online? Então veja uma comparação entre Amazon e Mercado Livre e confira qual o melhor marketplace para sua loja.
Perguntas frequentes
O Amazon Seller Central é uma plataforma oferecida pela Amazon para os empreendedores que vendem seus produtos em seu marketplace. É um aplicativo com recursos inteligentes projetados para a gestão de lojas virtuais.
O Seller Central oferece funcionalidades como análise de vendas, busca por produtos, gerenciamento de ofertas e inventário, captura e edição de fotos profissionais, acesso às mensagens recebidas e enviadas, entre outros.
Para fazer o login no Amazon Seller Central, é necessário fazer o cadastro como vendedor no site da Amazon. Em seguida, basta acessar o Amazon Seller Central e inserir o e-mail ou telefone e a senha utilizados no cadastro.