Uma empresa que quer se tornar competitiva, crescer e atrair cada vez mais clientes precisa conhecer suas oportunidades e ameaças. Mais do que isso, também precisa identificar em si mesma quais são seus pontos fortes e pontos fracos. Tudo isso é possível com a análise SWOT.
Ter essas informações mapeadas vai ajudar a empresa na construção de um marketing consistente e objetivo. A análise SWOT é um recurso que ajuda as empresas a se orientarem sobre como aproveitar os dados internos e de mercado em suas estratégias de negócios. Entenda melhor sobre a Análise SWOT neste artigo!
O que é análise de SWOT?
Strengths, weakness, opportunities e threats. As iniciais dessas palavras formam a palavra SWOT, que representa os quatro elementos que as empresas devem ficar atentas para conseguirem crescer. As palavras significam:
- forças;
- fraquezas;
- oportunidades
- e ameaças.
A ideia de fazer uma análise SWOT é que a empresa identifique suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A partir dessa análise, consiga desenvolver estratégias e ações para melhorar seu desempenho no mercado.
A empresa deve olhar para dentro, fazendo uma análise de suas atividades, considerando todos os seus processos. Isso quer dizer que as forças e fraquezas do negócio envolvem suas ferramentas, conhecimentos, habilidades, recursos etc.
Além de olhar para fora e encontrar no ambiente externo fatores que fogem do seu controle e podem ajudar no seu crescimento. Dessa forma, deve avaliar os fatores que estão relacionados com as oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio.
Qual o objetivo da análise SWOT?
O objetivo da análise SWOT é ajudar a empresa a identificar características que podem ajudar o seu desenvolvimento. Assim, ela pode potencializar suas forças, amenizar suas fraquezas e evitar que causem erros, encontrar oportunidades para melhorar seus produtos ou criar novos e permanecer em alerta para as ameaças.
Cada um desses fatores vai exigir que a empresa defina estratégias e adote ações específicas para lidar com eles. Criando assim, um cenário mais vantajoso para que a empresa se desenvolva de forma saudável e eficiente.
Quando se deve usar SWOT?
O ideal é que a empresa utilize a análise SWOT como um monitoramento constante. A avaliação pode ser feita anualmente ou semestralmente, antes da definição de um planejamento estratégico.
Além disso, antes de desenvolver um novo produto ou solução, a análise SWOT também será importante para mapear cada um dos fatores que podem influenciar no lançamento. Isso vai ajudar a empresa a se preparar para o mercado.
Como fazer uma análise de SWOT?
A análise SWOT pode ser dividida em três etapas, independente da área de atuação do negócio. As informações devem ser documentadas e compartilhadas com as pessoas mais importantes e estratégicas da empresa. Saiba mais a seguir:
- Estude o contexto do seu negócio, mapeie a concorrência e identifique os pontos fortes e os pontos fracos diante dos concorrentes;
- Avalie o mercado e seu contexto para identificar as oportunidades e as ameaças para o seu negócio. Quando fizer essa avaliação, olhe à frente, pensando no futuro do seu negócio e como ele pode ser afetado por essas ameaças ou beneficiado pelas oportunidades;
- Por fim, reúna todas essas informações e analise o que pode ser melhorado em seu negócio para aproveitar a análise SWOT, minimizando os impactos e fatores que podem impedir seu negócio de crescer.
Utilizar os quadrantes da análise SWOT é uma estratégia de negócios importante para quem quer começar a agir desde já, mas tendo uma visão de futuro, que vai ajudar no crescimento da empresa.
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