O Android é o sistema operacional (SO) da Google para dispositivos móveis, como smartphones, tablets e smartwatches. O software é totalmente flexível e permite customizar a interface e adicionar mais funcionalidades ao sistema. O Android é o sistema operacional (SO) mais usado no Brasil e está instalado no celular de quase 80% da população.
Vamos explicar melhor a seguir como o Android funciona. Continue lendo e entenda quais são as versões do sistema, como escolher um celular Android para você e como manter o seu dispositivo atualizado.
O Android é um sistema operacional da Google para dispositivos móveis, presente principalmente em smartphones, responsável por gerenciar todo o hardware do aparelho, como memória, câmera, processadores, conectividade, sensores e mais. Ele permite total personalização de design e de funcionalidades, além de ter uma interface de usuário intuitiva e interativa.
A Google desenvolve anualmente novas versões do sistema. O Android 15 deverá ser lançado no 3° quadrimestre (Q3) de 2024, por volta de setembro.
A última versão do Android é o Android 14, lançado em 4 de outubro de 2023. A próxima atualização Android 15 foi liberada em beta para testes de desenvolvedores em abril de 2024, e seu lançamento oficial está previsto para setembro.
Esse processo vale se você foi notificado sobre a atualização, mas não a realizou ainda. Caso contrário, basta abrir a mensagem de aviso e solicitar o update do celular.
Sim, tem como atualizar o Android de um celular, mas com limitações. Isso porque os fabricantes de smartphone oferecem de 1 a 5 anos de suporte aos updates, normalmente. Além disso, alguns aparelhos têm um hardware defasado, o que impossibilita fazer as melhorias de sistema operacional.
As diferenças entre Android e iOS são a flexibilidade e disponibilidade dos sistemas, principalmente. O software da Google oferece mais liberdade de personalização, está presente em um número maior de dispositivos e garante mais integração. Já o da Apple é feito sob medida para o iPhone, sem possibilidade de customização. Porém, foca o design e a segurança.
Vale a pena destacar que o app “Migrar para iOS” pode ser baixado por meio do QR code exibido no dispositivo da Apple. Então, digitalize-o com a câmera do Android e a Play Store será aberta.
A vantagem do Android é sua interface interativa e intuitiva. Também tem a variedade de apps disponíveis, o código aberto e a personalização. Ou seja, esse SO é altamente flexível e customizável, podendo ser usado por programadores, desenvolvedores e fabricantes de dispositivos móveis da forma que precisarem. Isso gera uma melhor experiência do usuário, que pode optar por diferentes edições do mesmo sistema na hora de comprar um celular Android.
Os tipos principais de tela de celulares Android são LCD e OLED/AMOLED. A primeira é mais simples e não fornece uma boa visualização de diferentes ângulos, então é mais barata. Já as segundas oferecem uma qualidade melhor de imagem.
O tamanho da tela varia conforme sua preferência, sendo que a maioria dos modelos de celular tem entre 5 e 7 polegadas. Se tiver 6 polegadas ou mais, uma dica é optar por smartphones com tela full HD ou full HD+ (1080 pixels).
O processador depende do que você precisa no smartphone Android e do seu uso. A principal fabricante de processadores para celular Android é a Qualcomm, que produz várias versões do Snapdragon. A 4xx vale para os celulares básicos, a 6xx e 7xx são para intermediários, e a 8xx para os modelos de alto desempenho. Quanto melhor o processador, mais caro será o dispositivo Android.
O desempenho do celular Android é influenciado pela memória RAM. É indicado ter mais de 4 Gb para um uso básico do dispositivo. Porém, se você planeja usar apps pesados, considere comprar um aparelho com RAM de até 8 Gb. Isso fará a execução de tarefas simultâneas ser melhor e mais rápida no Android.
O armazenamento interno corresponde à memória do dispositivo Android para guardar vídeos, fotos, apps e outros arquivos. O ideal é comprar um celular com, pelo menos, 64 Gb. Também vale analisar se o aparelho tem espaço para cartão microSD ou se você tem algum serviço para salvar os arquivos em nuvem, assim não ocupa tanta memória do celular.
Os aparelhos Android costumam ter 3 ou 4 câmeras, que ajudam a melhorar a qualidade das imagens feitas. Analise as características da principal, que será a mais usada. De modo geral, quanto mais megapixels (Mp), melhor a resolução. Porém, outros fatores também influenciam o desempenho, então, pesquise para saber mais e comparar as opções do Android.
Um ponto importante a considerar ao comprar um telefone Android é a duração da bateria. Em geral, ela apresenta maior durabilidade do que aparelhos iPhone, e muitos dispositivos Android têm suporte para recarga rápida. Também vale avaliar se o carregador vem na caixa do celular, já que algumas marcas nem sempre oferecem o acessório.
Uma dica de compra para telefones Android é verificar outros recursos, como porta USB, tipo de bluetooth e tecnologia NFC são funções que chamam pouca atenção, mas podem fazer toda a diferença ao usar o celular. O NFC, por exemplo, permite realizar pagamentos por aproximação com uma e-wallet, como o Google Pay e o Samsung Pay, e não está presente em todos os celulares Android.
O potencial de durabilidade do aparelho Android pode ser avaliado a partir de vários pontos, como o nível de resistência do hardware e a certificação de proteção contra água. Além disso, alguns celulares Android têm tela do tipo Gorilla Glass, feita por vidro resistente a quedas e outros tipos de impacto.
A marca do smartphone Android pode influenciar a sua decisão de qual celular comprar. As marcas mais tradicionais, como Samsung e Motorola, tendem a apresentar cronogramas de updates mais bem definidos. Isso ajuda a evitar problemas de vulnerabilidade e bugs. Além disso, é mais fácil encontrar assistência técnica, se necessário.
Uma das principais vantagens dos dispositivos Android é sua aplicação no dia a dia. Por serem flexíveis e contarem com uma ampla gama de aplicativos, você consegue executar várias atividades com o aparelho. Os dispositivos Android têm benefícios e vale a pena considerá-los na hora de comprar um smartphone. Com essas informações, você já pode tomar a sua decisão.
Então, que tal ver mais informações úteis? Siga a Remessa Online nas redes sociais e informe-se: Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e X (Twitter).
Um Android no celular é o sistema operacional instalado no aparelho. Ele é o mais utilizado em dispositivos móveis, e gerencia todo o hardware, como câmera, memória, sensores, processadores, conectividade e mais.
A última versão do Android é o Android 14, lançado em 4 de outubro de 2023. A próxima atualização Android 15 foi liberada em beta para testes de desenvolvedores em abril de 2024, e seu lançamento oficial está previsto para setembro.
Crédito das imagens: Envato Elements
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…