Toda viagem, seja ela a passeio ou a trabalho, demanda organização e planejamento. Neste contexto, a tecnologia veio para ajudar as pessoas, contribuindo para o acesso fácil e rápido à informação e é justamente aí que entram os aplicativos de viagem.
São diversas as opções disponíveis para utilização tanto na etapa de planejamento, quanto durante a viagem. Com suas versões desenvolvidas para tablets ou smartphones, as longas buscas dão lugar à uma otimização de tempo, com informações concentradas em um mesmo ambiente.
Neste post, separamos os 12 aplicativos favoritos dos viajantes mais assíduos — neles você vai consultar os melhores voos, reservar hospedagens, organizar um roteiro e, principalmente, planejar os gastos para evitar surpresas desagradáveis. Confira e aproveite bem a sua viagem!
Aplicativos de viagem para organização e planejamento
1.TripsApp — planeje toda a sua viagem
O TripsApp é um dos aplicativos mais completos disponíveis no mercado quando o assunto é planejamento de viagem.
Nele, é possível montar roteiros, incluindo opções de visitar à bares, restaurantes e pontos turísticos. Ele também oferece a função de planejamento financeiro, no qual você consegue fazer simulações de gastos durante toda a sua estadia fora do país.
Disponível para iOS e Android, ele possui versões em português e inglês.
2. Booking — encontre um hotel
Com o Booking é muito mais fácil encontrar um hotel que caiba no seu bolso e que atenda às suas expectativas. Ele é hoje um dos maiores aplicativos de hospedagem/hotelaria, sendo bem intuitivo e altamente recomendado por quem viaja com frequência.
Também é possível acessar informações a respeito das avaliações feitas por pessoas que já se hospedaram nos hotéis, o que ajuda bastante na escolha — o app está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
Um aspecto interessante do Booking é que em muitos locais e hospedagens as reservas podem ser realizadas gratuitamente e sem o vínculo a um cartão de crédito, o que permite o cancelamento dentro de um prazo determinado no aplicativo, sem custos para o viajante.
Há também a possibilidade de alugar um carro, caso você não queira ou não seja possível utilizar o transporte público local. Basta inserir o local de destino, informar o período desejado e o aplicativo rapidamente fará a busca pela disponibilidade do serviço.
3. Hopper — compre passagens aéreas
O Hopper é uma excelente opção de aplicativo para comparação de preços de passagens aéreas. Além de ajudar a descobrir qual passagem oferece valores mais atraentes, ele também tem uma função extra: ao realizar uma pesquisa ele avisa o usuário se é melhor ele comprar imediatamente ou se ele deve esperar.
Caso a indicação seja para aguardar, o app envia uma notificação assim que o preço estiver mais baixo. De acordo com os usuários, sua previsões realmente funcionam e dá para economizar um bom dinheiro usando o Hopper.
O app está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
4. PackPoint — arrume suas malas
Você sofre na hora de arrumar as suas malas? Então precisa conhecer o aplicativo de viagem Packpoint.
O app faz uma lista com tudo o que que você precisa levar para sua viagem. Para isso, basta inserir as informações sobre o seu destino, data da viagem, duração e todas as atividades que você pretende realizar.
Além de informar os itens, ele também informa as quantidades necessárias. Vale a pena experimentar. Também está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
Aplicativos para você usar durante a viagem
1. Cittymapper — se locomovendo em segurança
Você está sem carro e precisa se locomover com segurança e sem gastar muito dinheiro? Então você precisa conhecer o aplicativo de viagem Cittymapper.
Com ele, basta o usuário indicar a sua localização, onde deseja ir, qual o meio de transporte que ele quer utilizar e pronto. Em segundos o app informa o trajeto, o tempo de viagem e o preço que você vai gastar.
2. Rebtel — ligações internacionais mesmo sem acesso à Internet
Você sabe quanto custa uma ligação internacional? Se você quer economizar, a dica é utilizar o aplicativo de viagem Rebtel. O app utiliza linhas telefônicas locais e oferece as tarifas mais baixas para a realização das ligações.
Disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
Ele oferece a possibilidade de pagar uma taxa fixa para fazer quantas ligações quiser para um determinado país ou pagar de acordo com o uso, também é possível ter acesso a ligações gratuitas.
Disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
3. AroundMe — encontre o que está perto de você
O AroundMe é um aplicativo que identifica a localização do usuário e informa tudo o que está próximo a ele.
Ele cria uma lista completa com todos os serviços mais próximos na categoria escolhida (restaurante, hospital, banco, bares, etc.) e mostra a distância em que eles se encontram da sua localização atual.
Disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, o que facilita otimiza a viagem, pois, tudo o que você precisar de informação, poderá pesquisar de um smartphone que estará sempre ao alcance das mãos.
4. VOLO — o seu diário de viagem
O VOLO é um aplicativo muito interessante para quem gosta de organizar diários de viagem. Ele ajuda a organizar fotos e registrar anotações.
Ele também funciona como uma rede sociais, assim você consegue acessar a história de outros viajantes, conhecer a experiência deles e compartilhar as suas.
Aplicativos para ajudar com idiomas
1. Google Translate e Word Lens – entenda um idioma
Esse é um serviço disponibilizado pela gigante da internet para facilitar a vida de um viajante com domínio parcial do idioma. Com ele, você não ficará perdido em um lugar onde ninguém fala a sua língua e nem terá dificuldades para pedir algo do cardápio.
A disponibilidade de uso gratuito via Android e iPhone torna o Google Translate fácil de manusear e oferecer bons recursos, sobretudo, para quem tem dificuldades de aprender ou falar um determinado idioma.
Com esse aplicativo, se você chegar em um lugar para comer algo e não conseguir identificar a descrição do cardápio, basta utilizar um recurso chamado World Lens — direcione a câmera do celular para o trecho que não consegue entender e ele fará a tradução automaticamente.
2. iTranslate Voice – comunique-se em outras línguas
Esse aplicativo será bem interessante se você deseja manter a comunicação por voz, mas não consegue ainda se expressar no idioma. O objetivo é possibilitar as traduções de voz em tempo real.
Disponível para mais de 40 idiomas, além de uma tradução simultânea, o aplicativo oferece também serviços de dicionário online e você pode compartilhar as palavras, frases e sentenças pesquisadas por e-mail, SMS e redes sociais.
Sabe aqueles termos e expressões mais utilizados na viagem? Você pode criar cada um deles dentro do aplicativo e utilizar em diversos momentos durante passeios, visitas às lojas e restaurantes para fazer pedidos ou solicitar informações.
Aplicativos para organizar as finanças para viajar
1. Monefy – calcule suas despesas
Se você deseja tranquilidade em suas viagens, um dos quesitos mais importantes para se manter o controle é o financeiro. Controlar as despesas é extremamente importante para não passar aperto estando longe de casa.
O Monefy é um aplicativo desenvolvido para ajudar o viajante a organizar os gastos considerando os diversos tipos de utilização – alimentação, locomoção, estadias, roupas, presentes, internet, entradas em locais turísticos.
Bastante intuitivo e organizado por cores, onde o botão verde corresponde aos valores recebidos e o vermelho, aos gastos, o aplicativo pode ser encontrado nas versões para Android, IOS ou Windows.
2. GuiaBolso
É um aplicativo de finanças pessoais que permite que você conecte sua conta no app a de seu banco e seus cartões. Dessa maneira você controla seus gastos na viagem e acompanha relatórios de gastos em tempo real.
O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para o sistema iOS quanto para aparelhos Android.
Como a Remessa Online pode te ajudar em sua viagem internacional
Tão importante quanto planejar o roteiro e a parte divertida da viagem é provisionar as despesas e definir, com antecedência, como e o quanto levar de dinheiro para outro país, no caso de uma viagem internacional.
Isso, porque em caso de necessidade de envio de uma remessa extra de dinheiro é fundamental saber como retirar no país em que você estiver. É preciso, por exemplo, verificar se nos locais visitados há meios de saque ou pagamento por cartão pré-pago ou de crédito.
Uma viagem como essa exige maior cuidado e atenção sobre algumas particularidades que os aplicativos não vão determinar. A simulação dos valores sugere alguns gastos, mas não determina o quanto você efetivamente poderá gastar.
Por isso, mantenha um canal efetivo de transações financeiras internacionais, de fácil utilização, caso seja necessário um envio emergencial. A Remessa Online é a melhor alternativa para você pagar um valor mais baixo.
Em toda operação internacional você pagará pelo IOF – impostos sobre operações financeiras e deve ficar atento para não pagar uma taxa alta diferente do que é justo e praticado no mercado. A especialidade da Remessa Online é facilitar o planejamento financeiro de um viajante.
Os valores praticados pela intermediadora são bem claros: imposto obrigatório IOF, com alíquota de 1.1% + custo de envio (consultar o simulador da Remessa Online) sobre o valor enviado + tarifas externas, fixadas em R$ 5,90, e para transações acima de R$2.500 essas tarifas são zeradas (você paga apenas o custo da transação + IOF).
Vale informar que as tarifas são as mais baixas do mercado e que além disso, o prazo para compensação no exterior é o mais rápido — em apenas 1 dia o dinheiro estará na conta informada no cadastro da plataforma.
Para se cadastrar, você levará apenas dois minutos em um passo a passo simplificado:
- Acesse o site da Remessa Online;
- Informe o tipo de pessoa – física ou jurídica;
- Forneça seus dados pessoais;
- Crie um login e senha.
Os documentos necessários para o Cadastro Completo – para envio de remessas maiores:
- documento de identificação ou CPF;
- comprovante de residência recente;
- declaração e recibo de entrega do imposto de renda;
- ficha cadastral assinada.
Para o Cadastro Simples – para envio de valores mais baixos:
- documento de identificação;
- comprovante de residência.
Importante: embora os aplicativos de viagem sejam um suporte muito importante para organizar todos os detalhes de uma viagem, não se esqueça que planejar sua viagem significa também guardar e movimentar dinheiro na moeda usada no país para onde você esteja indo.
Agora que você já sabe quais aplicativos de viagem você deve baixar, que tal planejar as finanças para a sua viagem? Então confira este post sobre o Visa Travel Money e descubra se ele realmente vale a pena.
Resumindo:
TripsApp e Booking.
Baixe o Hopper.
PackPoint, pode te ajudar.
Cittymapper, Rebtel, AroundMe e VOLO.
Google Translate e iTranslate Voice.
Monefy e XE Converter.