A APOIA.se é uma plataforma de crowdfunding focada em impulsionar projetos criativos e outras causas. Com mais de R$ 90 milhões arrecadados por meio de diversas campanhas, é especialista no modelo de financiamento contínuo por mês e se destaca por ter taxas flexíveis.
Está procurando uma plataforma para o financiamento de seu negócio? Entenda no artigo abaixo como a APOIA.se funciona, suas taxas, o processo para criar uma campanha e como receber os valores arrecadados.
O que é a APOIA.se?
A APOIA.se é uma plataforma de financiamento coletivo que ajuda pessoas criativas e causas a alcançarem sustentabilidade financeira. Até hoje já arrecadou mais de R$ 90 milhões por meio de campanhas.
A ideia é apoiar as pessoas, permitindo que elas se dediquem ao que amam com o suporte direto de um público interessado. A plataforma oferece diferentes modelos de financiamento:
- Contínua por mês: ideal para projetos que precisam de renda mensal. Os apoiadores fazem doações todos os meses;
- Pontual meta livre: para projetos que podem acontecer independente do valor arrecadado. A doação é feita uma única vez;
- Pontual tudo ou nada: para projetos que precisam de um valor mínimo para acontecer. Caso não atinja a meta, os apoiadores recebem o dinheiro de volta;
- Campanhas combinadas: combina dois tipos de modelos acima para conseguir melhores resultados.
A plataforma também fornece recursos como comunicação com apoiadores, consultoria especializada e uma biblioteca de conteúdos. Qualquer pessoa pode criar sua página de arrecadação na APOIA.se para financiar seus projetos, sonhos ou trabalhos.
Como funciona a APOIA.se?
A APOIA.se funciona como uma plataforma de crowdfunding em quatro passos simples:
1. Criação da campanha
Primeiramente, o criador escolhe uma modalidade que se encaixa em suas necessidades e cria uma página explicando o que faz e suas metas financeiras. Também deve definir possíveis recompensas para seus apoiadores.
2. Ativar sua rede para receber apoios
Após a criação, o criador deve divulgar sua campanha para seu público para conseguir doações. Então, a plataforma cuida dos pagamentos e atendimento aos seus apoiadores.
3. Engajamento com a comunidade apoiadora
Dentro do APOIA.se é possível manter contato com seus apoiadores usando o Mural de Campanha. No local, você pode enviar mensagens diretas ou em massa pelo Chat da APOIA.se.
4. Recebimento do dinheiro
Após finalizar a campanha, você recebe os valores arrecadados, já descontando a taxa da APOIA.se.
Quais as taxas do APOIA.se?
As taxas da APOIA.se variam entre 6% e 15%, conforme a modalidade de financiamento e a taxa escolhida:
- Contínua: 13% do valor arrecadado;
- Pontual Meta Livre ou Pontual tudo ou nada: a taxa é escolhida pelo criador da campanha, variando de 6% a 15%.
Essas taxas são cobradas apenas dos valores arrecadados, assim, se não houver doações, o criador não paga nada por isso.
Na opção Meta Livre e Tudo ou Nada, o criador pode escolher entre 6%, 8%, 13% ou 15% de taxa. Quanto mais alta ela for, melhor para a sustentabilidade de plataforma e manter outros projetos.
Além disso, a taxa é cobrada automaticamente no momento do repasse.
Como criar uma campanha no APOIA.se?
Confira o passo a passo para criar uma campanha no APOIA.se:
- Acesse o site do APOIA.se;
- Crie sua conta com e-mail e senha ou faça login;
- Vá em “Criar Campanha” e escolha uma modalidade;
- Dê um nome, escolha a categoria do projeto e defina a taxa;
- Complete o cadastro da campanha com fotos, descrição e outras informações;
- Clique em “Salvar e Avançar”;
- Finalize a criação da campanha e comece a divulgação.
Após criar a campanha, você deve começar a divulgar em sua comunidade para conseguir as doações.
Quem pode criar uma campanha no APOIA.se?
Qualquer pessoa pode criar uma campanha no APOIA.se. Aliás, um diferencial da plataforma é que ela permite receber os pagamentos em contas bancárias de terceiros. Assim, mesmo pessoas sem uma conta bancária podem criar uma campanha.
Também, é possível criar campanha como uma pessoa física representando uma pessoa jurídica.
Em geral, os documentos necessários são:
- Documento oficial com foto, nome completo e CPF (pode ser RG ou CNH).
- Selfie com o documento.
- Documento e selfie do titular da conta bancária (caso use de terceiros);
- Documento de constituição da Pessoa Jurídica.
Documentação necessária para Pessoa Jurídica:
- CNPJ;
- Contrato Social (SI e EIRELI) ou Certificado da Condição do Microempreendedor Individual – CCMEI (MEI);
- Estatuto devidamente registrado e consolidado com eventuais alterações;
- Ata de posse em vigência, indicando o responsável pela campanha com poderes financeiros ou gerais sobre a sociedade.
Como receber do APOIA.se?
Você recebe os valores arrecadados automaticamente até o dia 10 de cada mês, na conta bancária cadastrada. Para isso, é necessário acumular pelo menos R$ 20 em doações.
Para verificar se você irá receber, veja o passo a passo:
- Acesse sua conta no APOIA.se;
- Vá no “Gerenciador de Campanha”;
- Clique em “Relatório de Repasses”;
- O gráfico mostra os repasses mensais, e a barra verde indica os repasses já realizados.
- Se a barra do mês atual estiver presente, confira seu extrato bancário para identificar a transferência.
O pagamento mensal ocorre quando a campanha atinge o montante mínimo de R$20 líquidos (descontando as taxas). Se não atingir esse valor, os valores ficam acumulados na plataforma até alcançar o mínimo.
Os valores também repassados referem-se ao mês anterior. Por exemplo, até o dia 10 de dezembro, você receberá o valor líquido sobre os apoios efetivados com sucesso em novembro.
Quer conhecer outras plataformas de financiamento coletivo? Entenda como funciona a Benfeitoria.
Perguntas frequentes
A APOIA.se é uma plataforma de financiamento coletivo que auxilia pessoas em suas causas, negócios ou projetos pessoais. Após a criação da campanha, o dinheiro arrecadado é depositado em uma conta bancária.
As taxas variam entre 6% e 15%, dependendo da modalidade de financiamento escolhida. Na modalidade contínua, a taxa é fixa em 13% do valor arrecadado. Já nas modalidades pontuais, o criador escolhe entre 6% e 15%.
Os valores arrecadados são transferidos automaticamente até o dia 10 de cada mês para a conta bancária cadastrada. É necessário acumular no mínimo R$ 20,00 em doações, e o pagamento ocorre mensalmente.