Apostar em e-commerce ainda é uma boa opção?

O e-commerce brasileiro cresceu 47% nos seis primeiros meses de 2020. O crescimento é a maior alta dos últimos 20 anos e foi impulsionada pela pandemia. A população precisou começar a usar a internet para continuar consumindo no período de isolamento social. Com isso, muitas pessoas fizeram suas primeiras compras online e conheceram os benefícios dessa modalidade.

Para 2021, a expectativa é de que o e-commerce continue crescendo. O cenário futuro ainda é um grande mistério, por isso, soluções que facilitem a vida dos consumidores terão cada vez mais espaço. Neste artigo, você vai ver alguns motivos para apostar em e-commerce. Confira!

6 motivos para apostar em e-commerce

Seu negócio totalmente disponível

O e-commerce não precisa de uma operação atendendo o cliente o tempo inteiro. Tudo que o consumidor precisa para fazer suas compras está disponível no site, é só acessar e fazer o pedido. Diferentemente de uma loja física, que depende de uma equipe que vai fazer a cobrança ou auxiliar o cliente a encontrar seus produtos.

Segurança para os clientes

Em tempos de pandemia, comprar online é a melhor alternativa para se manter seguro. Um e-commerce evita aglomeração, impede que os clientes precisem sair de casa ou tenham que lidar com outros problemas comuns no comércio físico. O consumidor faz o pedido online e recebe seu pedido onde precisar.

Maior catálogo de opções

O e-commerce é um grande catálogo de opções. O cliente não precisa pedir que o vendedor tire todos os itens do estoque. Diretamente no site, o cliente procura o que precisa, utiliza os filtros que quiser, verifica as especificações sobre os produtos etc. Além disso, consegue comparar as opções e ver qual é a melhor opção.

Melhores escalas de trabalho para equipe

Em uma loja física, o comum é que o atendimento aconteça de segunda a sábado, iniciando por volta das 9h e terminando às 19h ou até mais. Lojas de shopping podem ter horários mais estendidos.

No comércio online, você pode criar uma carga de trabalho comercial, pois o cliente não depende do vendedor para atendê-lo. Com isso, não é necessário pensar em escalas, horas extras ou outras formas de manter o atendimento ao cliente em horários mais estendidos. 

Menor custo de investimento

Montar um negócio exige investimento, mas o e-commerce pode começar com um valor menor do que uma loja física. Muitas empresas começam dentro da casa de seus gestores e depois vão expandindo conforme ganham mercado.

Na loja física isso não é possível, pois é necessário ter um espaço atraente para receber os clientes. Com isso, o custo é mais alto do que em um modelo de negócio online.

Acesso fácil aos indicadores

Um comércio online permite que os indicadores da operação sejam obtidos com facilidade. É possível saber quantas pessoas estão acessando sua loja, quantas abandonaram uma compra e até porque isso aconteceu. Além de outras informações importantes que uma loja física não é capaz de entregar facilmente. 

Com esses dados, você consegue tomar decisões mais assertivas e corrigir as falhas de sua operação.

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