Para Empresas

Aprenda o que é, como calcular e aumentar o seu ticket médio

Ticket médio é um indicador de desempenho que revela qual é o valor médio das vendas da empresa em um determinado período. É uma das formas que as empresas utilizam para entender como estão as vendas da área comercial, como estão indo o fechamento dos negócios e até qual o período com o melhor retorno das negociações. 

Neste artigo, você vai entender o que é ticket médio, como calcular o índice na sua empresa e o que pode fazer para aumentar o seu indicador. Confira!

O que é ticket médio?

Os indicadores de desempenho mostram os resultados das empresas. O ticket médio, por exemplo, é um índice que mostra como estão as vendas em um período.

Para calcular esse indicador, a empresa precisa ter um levantamento de suas vendas e o faturamento obtido por meio delas. Com os números, faça o seguinte cálculo:

  • Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês

Outra forma de calcular o ticket médio é olhando as grandes contas que a empresa atende ou fazer recortes diferentes nas categorias de produtos ou serviços que vende.

Chegar a essa métrica é fundamental para que a empresa consiga entender e projetar seu  crescimento. É um sinal de como está a performance do negócio. Isso quer dizer que se a empresa investe mais do que recebe é porque seus resultados não estão sendo positivos.

4 dicas para aumentar o ticket médio da empresa

Aumentar o ticket médio depende de maior estímulo nas vendas. Ou seja, é preciso vender mais e ter um custo menor de investimento. Veja a seguir, algumas dicas que podem ajudar o seu negócio.

1. Tenha uma equipe de vendedores qualificados

O time de vendas é um dos principais responsáveis pelo ticket médio da empresa, mas para isso também precisam ter as ferramentas certas e informação. Oferecer treinamentos e formar um time de profissionais qualificados são fatores fundamentais para empresas que querem melhorar seus resultados.

2. Amplie as opções de compra

Um portfólio com poucos produtos limita as opções dos clientes. Investir em novos produtos pode aumentar as possibilidades de compra, o interesse do consumidor e até atrair novos clientes. Por isso, ter um mix de produtos diversificado é uma oportunidade para quem quer aumentar o ticket médio.

3. Estimule a recompra

Manter os clientes comprando com frequência ajuda a garantir que um volume de vendas seja garantido, periodicamente. A recompra pode ser estimulada com programas de descontos, programas de fidelidade, clubes de assinaturas e outras vantagens interessantes para o seu público.

4. Entenda as necessidades do cliente

O ticket médio da sua empresa está baixo por algum motivo e você precisa descobrir qual é. As pesquisas de satisfação com os clientes vão revelar se o seu público está feliz com o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Além disso, você consegue identificar quais são as necessidades do público e quais soluções pode desenvolver para atendê-los.

Continue acompanhando o conteúdo do blog da Remessa Online para aprender mais sobre negócios e vendas.

Fabiana Lima

Estou no mercado há 10 anos, produzindo conteúdo para startups de tecnologia. O que me move é poder fazer parte de times disruptivos, que estão sempre criando soluções inovadoras para a sociedade.

Artigos recentes

  • Artigos

De Olho no Câmbio #317:Dezembro nunca pareceu tão distante – real segue forte em 2025

Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…

22 minutos ago
  • Artigos

Pensão por morte: quem tem direito e como funciona

Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…

1 hora ago
  • Artigos

 Dólar hoje (21/02): Suspensão de Plano Safra reflete alta de juros e pressio o Congresso

O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…

3 horas ago
  • Artigos

Blocos de Carnaval em São Paulo 2025: programação dos blocos de rua e dicas para curtir

Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…

8 horas ago
  • Artigos

Uber lança função para motoristas bloquearem passageiros indesejados

Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…

18 horas ago
  • Artigos

Sintomas de Dengue: Como identificar e quais remédios evitar

Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…

20 horas ago