Os arquétipos de marca ajudam a construir um relacionamento sólido com os clientes, contribuindo para a fidelização. Entenda quais são os tipos e como isso ajudará sua empresa a crescer.
Quando você abre um negócio, precisa pensar em mais do que produtos ou serviços. Considerar os potenciais clientes e as sensações que deseja transmitir a eles é fundamental para garantir conexão e bom relacionamento. Uma saída para alcançar esse patamar é usar os arquétipos de marca.
Essas representações ajudam a trazer personalidade ao seu negócio e fazer com que ele se aproxime mais do público-alvo. Por isso, também contribuem com a humanização da marca e favorecem o trabalho do customer success, do marketing, de vendas e outras áreas.
Neste post, vamos explicar o que é arquétipo de marca para aumentar as suas oportunidades e, quem sabe, expandir suas operações para o exterior. Saiba mais!
O que é arquétipo de marca?
O arquétipo de marca é uma forma de apresentar os valores, os objetivos e a personalidade do seu negócio a partir de comportamentos e pensamentos universais. Por isso, eles são reconhecidos por todas as pessoas, mesmo quando usados em uma abordagem de marketing. Essa teoria foi criada pelo psicoterapeuta e psiquiatra Carl Jung.
Carl definiu os arquétipos dos indivíduos. Esse conceito foi transferido para o mundo organizacional e passou a representar a missão, a visão e os valores da empresa.
Por que é importante ter um arquétipo para a marca?
Quando o cérebro humano identifica um dos tipos de arquétipo existentes, automaticamente produz hormônios e neurotransmissores que impactam as decisões, as emoções e os sentimentos.
Portanto, quando você usa esse conhecimento a seu favor, fica mais fácil saber como aplicar funil de vendas e influenciar o processo decisório do cliente. Além disso, os arquétipos permitem segmentar bem o público-alvo, definir conteúdos relevantes e adotar ações que se transformem em vendas.
Assim, isso interfere no marketing digital, no conceito e aplicação da brand strategy e outros aspectos que levam sua empresa ao sucesso. Ou seja, é um caminho para seu negócio conquistar vantagem competitiva e se destacar no mercado.
Como saber o arquétipo de marca?
Você pode saber o arquétipo de marca a partir da análise da personalidade dos seus clientes para alinhar as ações com a representação desejada. Esse processo pode ser realizado via workshops, questionários, enquetes etc. Uma pesquisa aprofundada sobre a concorrência e um entendimento de valores, cultura, história e objetivos organizacionais também contribuem.
A ideia é verificar quais clientes sua empresa efetivamente tem e, com base no DNA da marca, analisar aqueles que busca atrair. Como existem 12 tipos de arquétipo, pode ser que a identificação atual não seja condizente com os compradores que você pretende atrair. Então, é possível mudar conforme os valores fundamentais do seu negócio.
Quais são os 12 arquétipos de marca?
1. Arquétipo do inocente
Inocente é um arquétipo de marca relacionado à inocência, à infância e aos prazeres simples da vida. Representa uma visão otimista, em um mundo justo e no qual a felicidade impera. Por isso, passa a mensagens de esperança. Duas marcas que adotam esse tipo são Coca-Cola e Disney.
2. Arquétipo do explorador
O arquétipo de marca do explorador sinaliza a aventura, a descoberta, a autenticidade e a liberdade. Tem relação com o espírito jovem, que gosta de adrenalina. Por isso, é ideal para marcas de automóveis ou com produtos e serviços para pessoas com menos idade. Dois exemplos são Land Rover e Levi’s.
3. Arquétipo do sábio
Sábio foca a busca por informação. Esse é um dos arquétipos de marca que acredita que o conhecimento é capaz de levar à sua libertação. Por isso, é uma opção indicada para marcas que querem consumidores intelectualizados. Assim, é um tipo muito comum entre veículos de imprensa, como The New York Times e CNN. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também utiliza.
4. Arquétipo da pessoa comum
Pessoa comum é um arquétipo de marca despretensioso, que não busca provar nada para ninguém. A empresa que o adota é autoconfiante. Esse é o caso de GAP, Hering e Visa, por exemplo.
5. Arquétipo do amante
Amante é o tipo de arquétipo de marca voltado para a construção de um relacionamento mais íntimo com o público. Por isso, busca-se a exclusividade para criar uma sensação de ser especial. As marcas que adotam esse arquétipo muito bem são a H. Stern e a Godiva.
6. Arquétipo do bobo da corte
O arquétipo do bobo da corte busca ser engraçado, irreverente, divertido. Ou seja, é a marca brincalhona. Alguns exemplos são Pepsi e M&M’s.
7. Arquétipo do herói
O herói é aquela pessoa que persiste até conseguir e acredita no poder da vontade. Para as marcas, o foco é a liderança. Dois exemplos que representam esse arquétipo de marca são Nike e Gatorade.
8. Arquétipo do fora da lei
As marcas que usam o arquétipo do fora da lei gostam de desestabilizar, são destemidas e chocam. Ou seja, elas querem quebrar as regras de alguma forma. Alguns exemplos são Harley Davidson, Apple e Diesel.
9. Arquétipo do mago
O mago busca melhorar a vida de seus seguidores. As marcas que adotam esse estilo repassam seu poder para os clientes e criam a ideia de que é possível. Alguns exemplos são O Boticário e Mastercard.
10. Arquétipo do governante
O arquétipo de marca do governante busca o poder. No caso das empresas, costumam atender a elite, em vez de um grande público — apesar disso nem sempre acontecer. Alguns exemplos de marcas são IBM, Microsoft e American Express.
11. Arquétipo do prestativo
Prestativo é o arquétipo de marcas que querem cuidar de seus clientes. Por isso, desejam transmitir zelo e cuidado. Três exemplos são GE, Johnson & Johnson e AT&T.
12. Arquétipo do criador
O arquétipo de marca do criador tem um papel de inovação, mas com menos atrevimento e mais imaginação que o arquétipo do herói. O foco é evitar riscos desnecessários e mexer com a criatividade. Algumas marcas são Faber Castell, 3M, Post-it e Google.
Como desenvolver o arquétipo de marca?
1. Compreenda o arquétipo de cliente da sua marca
Para desenvolver o arquétipo de marca é fundamental conhecer seus clientes, isto é, quem sua empresa atrai. Então, verifique o que seu público-alvo busca, os produtos ou serviços preferidos, por que toma sua decisão de compra e mais. Para obter essas respostas, converse com os compradores e até faça um estudo de mercado, se achar necessário.
O objetivo é entender melhor sua jornada de compra e saber o que pensam e sentem ao adquirir seu produto ou serviço. A partir disso, fica mais fácil saber se há ligação emocional com a sua marca ou com a concorrência.
2. Gere conexão emocional com o seu público
Um ranking feito pela Interbrand apresentou as 25 marcas mais valiosas do mundo e elas tinham em comum o relacionamento sólido com os consumidores. Ou seja, elas investem em alinhamento, empatia e presença para se destacarem, serem lembradas e venderem mais.
Esse estudo deixa claro que os arquétipos de marca são relevantes. Por isso, use as informações obtidas em pesquisas com seus clientes e melhore a conexão com o seu público.
3. Apresente seu arquétipo usando o simbolismo
Além de ter uma descrição verbal da sua marca, o arquétipo também deve representá-la a partir de simbolismos e imagens. Isso deve ser feito com a ajuda da identidade visual, que precisa estar presente nas ações.
Além disso, coloque vídeos, fotos e gráficos nas ações, a fim de fazer sua marca ser mais atraente. Lembre-se de que esse simbolismo deve estar presente na apresentação de serviço e no design de produtos.
4. Reveja e implemente o arquétipo de marca correto
Ao definir seu arquétipo de marca, revise-o. Considere os tipos clássicos e veja qual alternativa consegue se adaptar melhor ao seu negócio e aos produtos ou serviços oferecidos.
Nesse processo de uma nova análise, utiliza as emoções, as necessidades e os desejos humanos para decidir o que fazer. Isso ajudará a ter uma ação mais dinâmica e que permita criar uma conexão emocional realmente verdadeira.
Como escolher um arquétipo de marca certo para o negócio?
A escolha de um arquétipo de marca certo para o negócio deve passar pelo alinhamento aos valores e à essência da empresa. Defina o estilo, tom de voz e humor que serão usados para conectar com o seu público. O tipo selecionado precisa representar a empresa de forma autêntica e ter relação com seus clientes.
Dicas para escolher o arquétipo de marca certo
- Entenda a essência da marca, analisando seus valores, missão, visão e objetivos;
- conheça seu público-alvo;
- pesquise a concorrência para saber os arquétipos já utilizados;
- explore as opções.
Como os arquétipos contribuem para a construção da marca?
Os arquétipos contribuem para a construção da marca por favorecerem a identificação do público-alvo, o posicionamento da empresa e o desenvolvimento do conteúdo. Todas essas ações devem ser realizadas conforme o perfil do negócio, a fim de fortalecer a sua identidade.
Para atingir esse patamar, é preciso gerenciar e usar os arquétipos de marca de forma estratégica. Dessa forma, é possível atrair mais consumidores e impactar seu subconsciente para estabelecer um vínculo forte com eles.
Cada arquétipo tem motivações, personalidade e valores específicos. Portanto, a definição do tipo ideal facilita a descoberta de sua brand persona, buyer persona e Perfil de Cliente Ideal (ICP).
Quais são as vantagens de definir os arquétipos de marca?
Os arquétipos de marca desempenham um papel essencial ao conferir uma identidade distintiva às marcas, permitindo que se destaquem em um mercado competitivo e se conectem de maneira mais eficaz com o público. Isso, por sua vez, tem um impacto significativo na humanização da marca e no fortalecimento dos laços com os clientes.
1. Os arquétipos de marca ajudam a definir sua personalidade
A marca passa a ter um caráter humano, com traços que refletem os valores organizacionais. Ao humanizar a atuação, fica mais fácil estabelecer um relacionamento profundo com o público e se posicionar no mercado, já que o arquétipo confere significado e personalidade à marca.
2. Sua empresa se conecta mais com o cliente
Além de humanizar a atuação, o arquétipo de marca ajuda os consumidores a criarem uma imagem da sua empresa. Assim, ela se diferencia da concorrência. Quando a empresa reflete seus valores, atrai pessoas que acreditam neles. Ou seja, o cliente passa a comprar com propósito, tendo um motivo a mais para se fidelizar.
3. O desenvolvimento do produto melhora
O arquétipo da marca deve refletir no desenvolvimento de produtos e isso tende a trazer melhorias. Ao mesmo tempo, os clientes fiéis compartilham feedbacks, que contribuem para a realização de mais aperfeiçoamentos.
4. A empresa aumenta a fidelização de colaboradores
A contratação de talentos está, cada vez mais, atrelada à personalidade da marca. Os arquétipos mostram os valores organizacionais e faz com que pessoas que acreditam neles queiram trabalhar na empresa. Isso se reflete na interação do colaborador om o cliente e tende a impar os resultados de forma positiva.
5. A equipe tem um direcionamento melhor sobre os objetivos da empresa
Os arquétipos de marca contribuem para que os objetivos organizacionais sejam mais facilmente compreendidos. Assim, as equipes os utilizam para otimizar o funil de inovação, melhorar o atendimento ao cliente e aprimorar a gestão de performance. De modo geral, o trabalho em equipe é mais unificado e eficaz.
6. Sua empresa se diferencia da concorrência
A definição do arquétipo de marca cria uma imagem da sua empresa e faz com que os clientes a diferenciem da concorrência. Isso pode se tornar uma vantagem competitiva, justamente por conta da conexão emocional estabelecida. Esse processo aumenta a conexão emocional e o estabelecimento de uma relação profunda.
7. Promove uma comunicação coerente e consistente do negócio
A estratégia de comunicação embasada em um arquétipo de marca claro torna a mensagem mais coerente e consistente. A empresa transmite seus valores, personalidade e propósito, o que aumenta o engajamento do público e gera confiança.
8. Há uma base para criar histórias de engajamento com o público
As narrativas são importantes para estabelecerem uma conexão. Ao se basearem no arquétipo de marca, é possível construir uma história que garanta o engajamento do público. Afinal, você usa o que faz sentido para refletir os valores organizacionais e se conecta com as pessoas.
9. A fidelização de clientes aumenta ao se identificarem com a marca
Uma estratégia de marketing visa à fidelização. O arquétipo de marca faz com que as pessoas entendam seus valores, compartilhem esses pensamentos e tomem decisões com propósito. Portanto, é mais fácil haver engajamento e fidelização no longo prazo.
Como implementar o arquétipo da marca?
1. Transfira os valores do arquétipo para o design de marca
O design de marca deve ser influenciado pelo valores e atributos do arquétipo. Isso significa que ele deve impactar as cores, o logotipo, o estilo visual e a tipografia. Assim, você consegue refletir a personalidade do seu negócio e transmitir a mensagem correta.
2. Estruture uma linguagem de marca condizente
As mensagens de marketing precisam transmitir a voz, os valores e a personalidade da marca. Por exemplo, não adianta ter uma linguagem formal se você estiver falando com jovens. Para criar a conexão emocional, é preciso que a abordagem comunicacional impacte o público-alvo e transmita sua proposta de valor.
3. Ofereça uma experiência do cliente alinhada ao arquétipo de marca
Ao ser atendido, o cliente deve ter uma experiência positiva, que reflita os valores organizacionais. Isso abrange desde as interações com a equipe de vendas até a embalagem dos produtos e o pós-vendas. Isso reforça a imagem do negócio e a proposta do arquétipo de marca.
4. Estabeleça uma presença online consistente
Nas redes sociais e outros meios digitais, mantenha o mesmo tom de voz, estilo de conteúdo e maneiras de interação. Todas as ações devem usar o arquétipo de marca como referência e o objetivo é ter uma identidade reconhecível e coerente.
5. Ofereça treinamento e orientação aos colaboradores
Todas as pessoas da equipe devem entender o arquétipo de marca e transmiti-lo em suas interações com os clientes. Por isso, a empresa deve fornecer orientações e treinamentos para garantir que os colaboradores estejam alinhados e saibam o que fazer em diferentes situações.
Qual a diferença entre arquétipos de marca e personalidade da marca?
Os arquétipos de marca são representações de padrões de comportamento humano que facilitam a compreensão das relações entre a marca e seus clientes. Já a personalidade da marca consiste nos traços que são associados à empresa de acordo com suas interações com o público.
De modo geral, os arquétipos são a forma como a empresa deseja se apresentar, isto é, uma espécie de ferramenta que contribui para definir a brand persona e outros critérios da estratégia. Por sua vez, a personalidade da marca é o que ela efetivamente faz. Portanto, é algo percebido e expresso.
O que acha de fortalecer o arquétipo da sua marca para expandir o negócio?
Os arquétipos de marca ajudam a fortalecer sua empresa e são usados por companhias de todo o mundo. Eles contribuem para a inovação, a reputação, a melhoria da imagem e até a atração e retenção de talentos. É claro que o principal destaque continua sendo a capacidade de atrair e fidelizar clientes alinhados aos valores da sua marca.
A fidelização é feita por meio de um relacionamento mais sólido e aprofundado. Como consequência, ajuda sua empresa a conquistar um market share maior, com possibilidade de expansão para outros países.
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Resumindo
O arquétipo de marca é uma forma de apresentar os valores, os objetivos e a personalidade do seu negócio a partir de comportamentos e pensamentos universais. Por isso, eles são reconhecidos por todas as pessoas, mesmo quando usados em uma abordagem de marketing. Essa teoria foi criada pelo psicoterapeuta e psiquiatra Carl Jung.
1. Arquétipo do inocente;
2. Arquétipo do explorador;
3. Arquétipo do sábio;
4. Arquétipo da pessoa comum;
5. Arquétipo do amante;
6. Arquétipo do bobo da corte;
7. Arquétipo do herói;
8. Arquétipo do fora da lei;
9. Arquétipo do mago;
10. Arquétipo do governante;
11. Arquétipo do prestativo;
12. Arquétipo do criador.
Você pode saber o arquétipo de marca a partir da análise da personalidade dos seus clientes para alinhar as ações com a representação desejada. Esse processo pode ser realizado via workshops, questionários, enquetes etc. Uma pesquisa aprofundada sobre a concorrência e um entendimento de valores, cultura, história e objetivos organizacionais também contribuem.