ArriveCAN: o que é e como preencher suas informações de viagem para o Canadá

Ao viajar para outros países, é preciso conferir os requisitos para passar pela imigração. Ao ir para o Canadá, o preenchimento do ArriveCAN facilita o processo na alfândega. Saiba mais!

Cada país tem regras específicas em relação às suas fronteiras e requisitos para a entrada de imigrantes. Entretanto, isso pode gerar filas e demora no processo de liberação de estrangeiros. Nesse cenário, impulsionado pelos efeitos da pandemia de Covid-19, surge no Canadá o ArriveCAN. 

Se você ainda não conhece essa solução ou tem dúvidas sobre quando e como usá-la, vale a pena esclarecer o assunto. Dessa maneira, você poderá usufruir de maior facilidade ao viajar para o Canadá.

Por isso mesmo, preparamos este conteúdo para mostrar o que é o ArriveCAN e apresentar um passo a passo de como preenchê-lo online. Continue a leitura!

O que é o ArriveCAN?

O ArriveCAN é um formulário online utilizado para facilitar a entrada de viajantes no Canadá. O usuário pode preencher a ficha online, no site do governo canadense ou no aplicativo. Esse documento foi criado durante a pandemia de coronavírus, para facilitar a entrada de estrangeiros no país. 

No formulário o passageiro informa tudo sobre a viagem, como dados de voo e passaporte. Além de concentrar informes sobre o esquema vacinal e outras considerações sobre o viajante.

Para que serve o ArriveCAN?

O ArriveCAN funciona a fim de facilitar de todas as formas possíveis o desembarque internacional em solo canadense. Conforme estudos realizados pelas autoridades do Canadá, o uso do ArriveCAN agiliza em até 30% o tempo de liberação dos viajantes

Diante da pandemia e a necessidade de distanciamento social, as longas filas para entrada do país se tornaram altamente prejudiciais. Além disso, com o grande fluxo de visitantes do país, essa é uma solução bastante atrativa para melhorar a experiência geral na fronteira.

Ainda, a ferramenta permite fazer a chamada Declaração Avançada CBSA (Canada Border Services Agency), da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá. Essa é uma declaração preenchida até 72 horas antes do voo para o Canadá, que agiliza o procedimento que deve ser realizado ao chegar ao país.

A ferramenta já passou por evoluções desde o seu lançamento e, devido aos benefícios proporcionados, a intenção é continuar adicionando recursos. A ideia é aprimorar cada vez mais a experiência de viajantes nas fronteiras, sem prejudicar a segurança de todos.

Quem precisa preencher o ArriveCAN?

O uso do formulário passou a ser optativo para quem deseja facilitar a entrada no país. Quando foi lançado, o ArriveCAN era obrigatório para todos os viajantes que entrariam no país, independentemente do meio de transporte ou via de entrada. 

Isso por que o ArriveCAN surge como uma alternativa para facilitar as viagens durante o período de pandemia da Covid-19. Porém, a partir de 1º de outubro de 2022, a declaração passou a ser facultativa.

Com o envio dos dados via aplicativo, a etapa da alfândega é agilizada e as chances de você ser liberado rapidamente aumentam. Entretanto, nem todos os aeroportos canadenses aceitam o formulário, de forma que o processo de imigração utilizado será o tradicional.

Aeroportos que aceitam ArriveCAN

Para se planejar corretamente, veja a lista de aeroportos canadenses que aceitam o preenchimento do formulário de declaração antecipada no processo de imigração:

  • Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR);
  • Aeroporto Internacional Toronto Pearson (YYZ) (Terminais 1 e 3);
  • Aeroporto Internacional de Montreal-Trudeau (YUL);
  • Aeroporto Internacional Winnipeg Richardson (YWG);
  • Aeroporto Internacional Halifax Stanfield (YHZ);
  • Aeroporto Internacional Jean Lesage da Cidade de Quebec (YQB).

Caso a sua chegada ao Canadá aconteça por meio de um aeroporto que não está na lista, o ArriveCAN não será aceito. Nesse caso, você passará pelos procedimentos tradicionais de imigração para a liberação da entrada no país.

Quais as perguntas do ArriveCAN?

As perguntas do ArriveCAN buscam compreender a situação do viajante, com questões relevantes para a imigração e alfândega.

Assim, as perguntas do ArriveCAN questionam as seguintes informações:

  • detalhes da viagem (origem, datas e horários, ponto de entrada etc.);
  • detalhes de saúde (doenças, esquema de vacinação e outros);
  • visitas a outros locais que possam gerar riscos em um prazo específico (como países com maior risco de contágio de determinadas doenças);
  • se você está levando dinheiro em espécie, mercadorias, armas e outros;
  • presença de itens como carne, ovos, frutos-do-mar, frutas, plantas e outros itens (há uma lista bem detalhada no sistema);
  • se algum viajante está transportando cannabis ou algum produto que contenha a substância.

Um ponto importante é que o aplicativo e o site funcionam apenas em inglês ou francês. Caso tenha dificuldades com o idioma, vale recorrer às ferramentas de tradução ou procurar suporte de quem conhece uma das línguas. Assim, você evita erros no preenchimento que podem dificultar a sua entrada no país.

Como preencher o formulário ArriveCAN?

1. Baixe o aplicativo ou acesse o site

O preenchimento do formulário de ArriveCAN pode ser feito via aplicativo (App Store ou Google Play) ou pelo seu navegador de internet na página do formulário do governo canadense. Será preciso ler e concordar com os termos e condições de uso.

2. Entre com seu login

Caso ainda não tenha, é necessário entrar com seu login e senha ou criar uma conta. Após ter seu acesso à ferramenta garantido, basta preencher todos os dados solicitados, conforme as indicações do site ou aplicativo.

Caso você não utilize o ArriveCAN ou o aeroporto de destino não conte com essa facilidade, será necessário preencher um cartão de declaração. Ele será entregue no voo ou assim que chegar ao aeroporto. O documento deverá ser entregue a um oficial dos serviços de fronteira.

3. Separe os documentos necessários

Antes de iniciar o preenchimento, tenha em mãos os seus documentos pessoais e a passagem aérea. Como eles trazem dados que devem ser informados no preenchimento do formulário, isso agiliza o processo e evita erros.

4. Adicione o perfil de viajante

O passo seguinte é adicionar o perfil de viajante. É possível editar, incluir ou excluir viajantes a qualquer momento, caso aconteçam mudanças na sua viagem. Entretanto, não se esqueça de que o documento precisará estar correto até 72 horas antes da chegada do programa ao país, que é o limite para envio do formulário. 

Os dados necessários para preencher o perfil de viajante são:

  • tipo de documento (passaporte ou cartão de residente permanente canadense). No caso de passaporte, preencha o país de emissão e o número do documento;
  • sobrenome, nome e data de nascimento.

Caso necessário, ao final selecione a inclusão de um novo viajante e preencha novamente as informações até cadastrar todos que irão ao Canadá.

5. Inicie a sua declaração CBSA

Na declaração CBSA é preciso inserir todos os detalhes da viagem, incluindo:

  • aeroporto de chegada;
  • data da viagem;
  • horário previsto de chegada (conforme passagens).

Depois selecione os viajantes que correspondem aos dados preenchidos. Ao longo das telas seguintes, será preciso informar questões como:

  • dados de contato (telefone no Brasil);
  • escolha do idioma oficial para comunicação (inglês ou francês);
  • país de origem do voo;
  • país de residência;
  • finalidade da viagem (trabalho, estudos etc.);
  • duração da estadia;
  • dinheiro em espécie;
  • entre outros.

Após preencher todos os campos, basta enviar a declaração. Com o processo concluído, você receberá um recibo de entrega do documento e um código que será utilizado ao passar pelo procedimento de imigração no Canadá. Você pode salvá-lo e acessá-lo sempre que necessário fazendo o login no site ou app.

Por fim, não se esqueça de que outros documentos, como o visto, continuam sendo necessários para a sua viagem. Nesse caso, existem outros procedimentos específicos que devem ser observados para garantir a regularidade da sua estadia no país.

O ArriveCAN é uma ferramenta que traz mais facilidade para quem deseja viajar para o Canadá independentemente da finalidade. Dessa forma, o processo de liberação no aeroporto se torna mais rápido, o que melhora sua experiência ao viajar para o país.

Está planejando uma viagem para o Canadá? Aproveite e conheça a Remessa Online para contar com a melhor solução em transferência internacional!

Resumindo

O que é ArriveCAN?

É um formulário online que facilita os processos de entrada de estrangeiros no Canadá.

Para que serve o ArriveCAN?

Para trazer mais agilidade para os processos de imigração no país e evitar longas filas nos aeroportos.

Quem deve usar o ArriveCAN?

Qualquer pessoa que vá viajar ao país e realize o processo de imigração em um dos aeroportos que contam com a ferramenta.

O que é a declaração CBSA?

É um documento exigido pela Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá até 72 horas antes do voo. Quando a entrada do turista acontece por um dos aeroportos vinculados ao ArriveCAN, o documento pode ser preenchido via site ou aplicativo.

O que preencher no ArriveCAN?

– Sobrenome, nome e data de nascimento;
– Dados pessoais como tipo de documento (passaporte ou cartão de residente permanente canadense);
– Dados relacionados à viagem (origem, datas e horários, ponto de entrada etc.);
– Detalhes de saúde (doenças, esquema de vacinação e outros);
– Se você está levando dinheiro em espécie, mercadorias, armas e outros;
– Se há presença de itens comestíveis.

Quais os passos para preencher o ArriveCAN?

– Separe os documentos necessários (passaporte, passagens etc.);
– Faça login no site ou app do ArriveCAN;
– Adicione o perfil dos viajantes;
– Preencha a declaração CBSA;
– Envie o documento e salve o recibo.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano