A humanidade sempre foi fascinada por corpos celestes, tanto que o astroturismo virou uma grande tendência. Entenda mais sobre esse conceito e conheça locais para aproveitar um passeio como esse.
Você gosta de olhar para o céu e observar as estrelas? Se sim, saiba que você não está sozinho. O astroturismo é uma tendência que une os apaixonados por astronomia, que estão sempre em busca dos melhores locais para ter uma visão privilegiada.
Já ouviu falar nessa moda? Ficou com curiosidade? Então, continue a leitura deste post. Aqui, você vai conhecer os 13 melhores lugares do mundo para observar estrelas, planetas e tudo mais que existe na imensidão do céu. Acompanhe!
O que é o astroturismo?
Astroturismo é uma área do turismo focada na observação de estrelas, planetas e corpos celestes em geral, além de fenômenos astrais. Por exemplo, eclipses, auroras, entre outros. Por isso, os lugares, geralmente, têm menos poluição atmosférica e luminosa. Eles também contam com clima e topografia favoráveis.
Dessa forma, o astroturismo é, em sua maioria, feito em locais mais altos e próximos da natureza. Afinal, o excesso de poluição e luz das cidades atrapalha uma visão mais completa do céu à noite.
Por esse motivo, o astroturismo muitas vezes é ligado ao ecoturismo. Isso porque as pessoas interessadas nessa tendência também são atraídas por locais com muita natureza e temas como sustentabilidade e proteção ambiental.
Essa modalidade de turismo acaba movimentando locais menos agitados e mais remotos. Com isso, eles veem nessa tendência uma forma de atrair mais pessoas e incrementar a infraestrutura, ao mesmo tempo em que mantêm práticas de turismo responsável.
Quais os melhores lugares do mundo para ver as estrelas?
1. Parques nos Estados Unidos
Os Estados Unidos contam com diversos parques certificados para observação de estrelas em estados como Arizona, Nevada e Novo México. Além desses parques, um fã de astroturismo certamente vai adorar visitar as atrações temáticas nos Centros Espaciais da Nasa, em Houston, e no Cabo Canaveral, na Flórida.
Ou seja, além de ver as estrelas, o visitante tem a chance de conferir exposições especiais. Ele também pode ver foguetes de verdade e curtir outras várias atrações ligadas ao mundo da astronomia.
2. Deserto do Atacama, Chile
Um local remoto e totalmente escuro, com céu limpo e claro. Esse é o Deserto do Atacama, no Chile. A altitude combinada com o clima seco faz com que a região tenha céu aberto praticamente todos os dias do ano. Isso torna o lugar um dos mais procurados para o astroturismo.
São Pedro de Atacama e Cerro Tololo são grandes atrações locais. Esses observatórios têm visão privilegiada, permitem que os visitantes usem telescópios e oferecem orientação para ajudar turistas a localizar estrelas a olho nu. De lá, é possível ver várias constelações do hemisfério sul, com destaque para a Nebulosa da Tarântula.
3. Noruega
Países como Noruega, Suécia, Islândia, Finlândia e Canadá são destino certo para quem deseja observar a aurora boreal. É um acontecimento que se forma no céu naturalmente, cheio de cores, que pode ser visto a olho nu.
A Noruega se destaca por ser a que mais facilita a vida dos turistas, oferecendo tours e passeios que ajudam pessoas a testemunhar esse evento surpreendente.
4. Reserva Dark Sky, Portugal
Essa área certificada e muito protegida fica em Alqueva, Portugal. A reserva é fruto de um esforço coletivo das cidades da região, que criaram regras para minimizar ao máximo as luzes à noite. Dessa forma, conseguem proporcionar uma observação celeste perfeita.
5.Nuweiba, Egito
A cidade costeira de Nuweiba, no Egito, é uma verdadeira joia. Trata-se de uma vila tranquila, pacata, com uma linda praia e natureza deslumbrante. Graças a essa serenidade, passou a ser conhecida como um dos melhores locais para observar estrelas ao som do mar. Portanto, é um destino imperdível para quem ama os astros.
6. Wadi Rum, Jordânia
Conhecido como Vale da Lua, Wadi Rum é uma região desértica com incríveis formações rochosas e uma vista espetacular do céu. Afinal, é lá que diversos filmes de ficção científica foram filmados como se as pessoas estivessem no espaço. Um dos mais famosos é o Star Wars.
7. Parque Nacional Kruger, África do Sul
O Parque Nacional Kruger é um destino muito procurado por quem quer fazer um safári e observar os anuais em seu habitat. Isso porque ele fica longe da cidade e bem próximo do coração da selva.
À noite, a paz da savana africana também permite ter uma observação maravilhosa das estrelas. Várias constelações podem ser vistas de lá e visitantes podem se hospedar no próprio parque.
8. Reserva Natural de NamibRand, Namíbia
A Reserva Natural de NamibRand é um lugar único. Um dos locais mais remotos e escuros do mundo, esse deserto entrega para turistas uma visão mágica do céu. As estrelas e constelações ficam tão brilhantes à noite, que os visitantes se encantam ao ver planetas e diversas constelações bem diante de seus olhos.
9. Tenerife, Espanha
Tenerife, a maior das Ilhas Canárias espanholas, tem uma natureza encantadora e uma vantagem para quem quer fazer astroturismo: seu relevo acidentado. Repleta de picos criados por vulcões adormecidos, essa ilha apresenta muitos pontos de observação privilegiados. Por eles, pode-se ver constelações como Orion e Canis Major.
Os melhores locais para observar o céu e as estrelas precisam prezar pela proteção ambiental para garantir a qualidade do astroturismo. Isso porque locais com excesso de luz, poluição e outros tópicos ligados ao meio ambiente e questões climáticas atrapalham a visão de corpos celestes.
Esses aspectos são tão importantes que alguns parques e lugares são certificados por manterem as condições ideias para observação astronômica noturna.
Quais os melhores lugares para observar as estrelas no Brasil?
1. Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
O Parque Nacional do Desengano fica nos municípios de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena e São Fidélis. Ele foi o primeiro parque na América Latina a receber uma certificação por conta da qualidade do seu céu noturno. Por isso, se tornou uma grande atração de astroturismo.
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara. Graças à ausência total de iluminação no parque, os detalhes no céu ficam ainda mais visíveis e impressionantes.
2. Serra da Mantiqueira, Minas Gerais
O estado de Minas Gerais é um grande destaque no Brasil para o astroturismo, especialmente as cidades que ficam ao longo da Serra da Mantiqueira. Em Itajubá, por exemplo, fica o Laboratório Nacional de Astrofísica, que oferece palestras, atividades e observação guiada aos visitantes.
Uma atração famosa é o Observatório Pico dos Dias, em Brazópolis. Lá, fica o maior telescópio do Brasil e uma visão excepcional do céu. O observatório também promove eventos, como o Sábado Crescente, para ver a lua no terraço. Além disso, faz roteiros noturnos e recebe visitantes em algumas ocasiões para pernoitar por lá.
3. Vale do Paraíba, São Paulo
Essa região em São Paulo é marcada por picos e mirantes que favorecem a observação do céu. Uma dica para os turistas é procurar a unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos que faz visitas guiadas.
É possível agendar pelo site e fazer as visitas em grupo ou sozinho. Um ponto interessante é que você pode montar, inclusive, um roteiro guiado personalizado.
4. Alto Paraíso de Goiás, Goiás
Permeado por cachoeiras, rios cristalinos, cânions e paredões de pedra, Alto Paraíso de Goiás é um lugar onde apenas a paz e a natureza reinam. Por isso, é perfeito para observar as estrelas. Muitos turistas acreditam ser um local místico, onde as pessoas vão para vibrar boas energias e estar em harmonia.
O Brasil não fica atrás quando o assunto é o astroturismo. Ao longo do seu território, existem várias cidades e pontos especiais que oferecem aos turistas uma visão singular do céu.
Ao redor do mundo, o que não faltam são ótimas opções de astroturismo. É possível encontrar locais mágicos e remotos, com um céu escuro e límpido. Com a nossa lista, você pode escolher aquele que mais chamou a sua atenção e se aventurar.
Gostou do conteúdo? Se sim, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais! Assim, você fica por dentro de nossas atualizações e conteúdos. Estamos no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
Resumindo
Astroturismo é uma área do turismo focada na observação de estrelas, planetas e corpos celestes. No geral, os praticantes buscam por locais escuros, tranquilos e bem longe das cidades onde possam admirar fenômenos astrais, como eclipses, auroras, entre outros.
1. Parques nos Estados Unidos
2. Deserto do Atacama, Chile
3. Noruega
4. Reserva Dark Sky, Portugal
5.Nuweiba, Egito
6. Wadi Rum, Jordânia
7. Parque Nacional Kruger, África do Sul
8. Reserva Natural de NamibRand, Namíbia
9. Tenerife, Espanha
1. Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
2. Serra da Mantiqueira, Minas Gerais
3. Vale do Paraíba, São Paulo
4. Alto Paraíso de Goiás, Goiás