Ataque ao Irã pode induzir a desvalorização do câmbio

O ataque ao aeroporto de Bagdá pelos Estados Unidos para matar o chefe militar do Irã, Qasem Soleimani, pode induzir a uma desvalorização do real nesta sexta-feira (3/1)

O Dólar americano fechou a quinta-feira cotado a 4,0251, após ter começado o dia em 4,0197. O Euro fechou o dia em 4,4963, após ter iniciado o pregão em  4,5097. A americana abriu esta sexta-feira cotada a 4,0254 e o abriu o dia cotado a 4,4964.

Agenda de hoje

No exterior os principais indicadores econômicos são a taxa de desemprego referente ao mês dezembro na e o volume de empréstimos a empresas não financeiras da Zona do , referente ao mês de novembro.

Nesta sexta-feira não teremos a divulgação de indicadores econômicos domésticos relevantes.

Perspectivas para o dia

x

O ataque ao aeroporto de Bagdá na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília) matou um alto militar iraniano, Qasem Soleimani. Os , responsáveis pelo ataque, disseram ter agido para evitar futuros atentados contra o país e seus cidadãos. Este deve ser o indutor da desvalorização da taxa de câmbio nesta sexta-feira.

O preço do petróleo e da moeda americana estavam igualmente mais caros em relação a última quinta-feira. Uma possível escalada do conflito armado entre Irã e deve continuar pressionando o valor da americana em relação às demais .

x

A cotação da europeia deve seguir a tendência – a valorização em relação ao Real – respondendo ao movimento de cautela após os ataques que ocorreram no Iraque.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Related posts

Mercado asiático fecha em alta com boas projeções para China

Reuniões do G20 podem trazer turbulências

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo