Quem é investidor já deve ter ouvido falar nos ativos financeiros, que não mais são do que todos os bens intangíveis negociados nos mercados financeiros e de capitais. Entre os diversos tipos de ativos estão os títulos públicos, que são considerados muito seguros.
Acompanhe o artigo abaixo para saber mais sobre o que são títulos públicos e quais são as opções de títulos negociados no Brasil. Vamos lá?
Ativos financeiros: o que são
Ativos financeiros são um termo para nomear os produtos negociados somente no mercado financeiro. Ou seja, de forma simples, podemos dizer que é tudo aquilo que é negociado no mercado financeiro.
Existem diversos tipos de ativos financeiros, como:
- • Ações da bolsa de valores;
- • Moedas e câmbio;
- • Títulos privados;
- • Títulos públicos;
- • Mercado de opções;
- • Commodities;
- • Ouro;
- • Imóveis.
Títulos públicos
Os títulos públicos são ativos financeiros federais emitidos pelo Tesouro Nacional a fim de captar recursos para financiar suas atividades e pagar sua dívida mobiliária. A negociação desses títulos pode ser feita diretamente pelo investidor de três formas:
- Oferta pública por meio de leilões;
- Oferta pública sem leilão (Tesouro Direto);
- Emissão direta.
Atualmente existem vários tipos de títulos públicos no Brasil, cada um com suas próprias características, prazos e rentabilidade, o que agrada os diversos perfis de investidores. Eles são considerados investimentos muito seguros porque o dinheiro investido está 100% assegurado pelo Governo Federal.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um dos títulos públicos mais conhecidos no Brasil. Ele é um meio de investimento conservador e de baixo risco, já que o pagamento é garantido pelo próprio Governo Federal.
Ele é considerado tão seguro quanto a Caderneta de Poupança, porém com uma rentabilidade maior, que ao longo dos anos se torna significativa.
Os títulos públicos negociados
Ainda, o Tesouro Direto oferece diversas opções de títulos, com diferentes prazos e rentabilidades que podem se adequar aos diversos objetivos financeiros de cada investidor, sejam eles de curto, médio ou longo prazo.
Veja abaixo alguns desses ativos financeiros negociados no Brasil:
Tesouro prefixado
Uma das opções é o Tesouro Direto prefixado, um título que tem taxas de juros fixadas no momento da contratação. Ou seja, ao fazer esse investimento é possível já saber qual será sua rentabilidade.
Esse ativo financeiro funciona como uma espécie de empréstimo que o investidor faz para o Governo Federal, que usa esse dinheiro para financiar sua dívida interna e também fazer investimentos no país.
Tesouro Selic
Já o Tesouro Selic tem sua rentabilidade diária vinculada à taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Dessa forma, se a taxa Selic aumenta, os rendimentos tendem a render mais.
Além disso, ele possui liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado a qualquer momento.
Tesouro IPCA
Por outro lado, o Tesouro IPCA é um título híbrido. Ou seja, ele possui uma taxa já prefixada e, também, acompanha a variação da inflação com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, o investidor está protegido contra as variações da inflação porque a rentabilidade total do título será superior à inflação. Mas para isso acontecer, você deve manter o investimento até o prazo para os vencimentos.
Tesouro IPCA + com juros semestrais
Esse tesouro público funciona de forma semelhante ao anterior. Porém, a diferença está no pagamento da rentabilidade que acontece a cada seis meses (com incidência do Imposto de Renda a cada seis meses e impacto no rendimento líquido).
Tesouro prefixado com juros semestrais
O Tesouro prefixado com juros semestrais também já possui sua rentabilidade definida no momento da contratação. A diferença está no período de pagamento, já que nessa opção o investidor recebe a cada seis meses o pagamento dos juros referentes a esse título.
Remessa Online para investimentos
Além dos títulos públicos, uma excelente forma de diversificar seus investimentos é investindo no exterior. Ao receber em moeda estrangeira, os ganhos costumam ser maiores, e uma das maneiras de fazer isso é contando com a Remessa Online.
Para isso, é preciso abrir uma conta de investimentos no exterior, no banco ou corretora de sua escolha. Após isso, você pode contar com a Remessa Online e começar a fazer transferências internacionais com o câmbio comercial e taxas mais baratas que os bancos tradicionais e outros provedores online. Para isso, basta criar seu cadastro gratuito.
Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro dos melhores investimentos para você no Brasil e exterior.