Um banco de imagens grátis é uma excelente opção para quem está em busca de uma boa foto para seus projetos, mas não quer gastar dinheiro. Saiba mais!
Uma imagem vale mais que mil palavras. Provavelmente, você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida. Ela nos mostra o quanto uma fotografia pode se tornar poderosa em uma composição artística bem elaborada. Nesse cenário, um banco de imagens grátis se torna uma ferramenta fundamental para ajudar nesse processo.
Ele democratiza a produção gráfica e ainda divulga o trabalho de profissionais como fotógrafos e designers gráficos. Por meio desse tipo de plataforma, é possível escolher imagens em alta qualidade e com licenças de uso mais amplas.
Neste artigo, além de entender o que de fato isso significa, você descobrirá 15 sites que vão facilitar (e muito) suas criações artísticas. É sobre isso que estava procurando? Então, continue a leitura!
O que é um banco de imagens
Os bancos de imagens são sites que reúnem vários tipos de figuras, fotografias, vetores e mais. O uso pode ser pessoal, comercial ou ambos. Por sua vez, podem existir opções gratuitas e pagas.
Os designers gráficos que recorrem aos bancos de imagens grátis utilizam os arquivos para diferentes finalidades. Por exemplo, ilustração de artigos, banners, livros e revistas, campanhas publicitárias etc.
As fotos pagas têm o direito autoral garantido para os profissionais. Já as gratuitas normalmente contam com uma licença de uso mais ampla, como “Creative Commons By”. De toda forma, é sempre recomendável dar os devidos créditos aos artistas que produziram a imagem.
15 melhores bancos de imagens grátis da internet
Agora que você já sabe o que são bancos de imagens, é hora de conhecer as melhores opções gratuitas do mercado. Abaixo, confira 15 sites com fotos incríveis para usar em seus projetos.
1. Freepik
O Freepik é um banco de imagens grátis extremamente prático. Com uma estrutura simples, o site conta com mais de um milhão e meio de peças gratuitas.
2. Pixabay
Já o Pixabay, além de fotos, ilustrações e imagens vetoriais, também permite encontrar vídeos para serem usados nos projetos de forma totalmente gratuita. Atualmente, o acervo ultrapassa mais de 1,2 milhão de itens.
3. Rawpixel
O grande diferencial do Rawpixel é que ele está presente também em outros bancos de imagens grátis, inclusive desta lista. A plataforma é dona de um portfólio diversificado e amplo. Há também uma versão premium para assinatura.
4. Unsplash
Se você está em busca de imagens belas e únicas, então o Unsplash é uma ótima pedida. O site é um dos poucos da internet que disponibiliza peças, em alta qualidade, completamente livres de direitos autorais.
5. Depositphotos
O Depositphotos é conhecido principalmente por suas imagens pagas, contudo o que muitas pessoas não sabem é que há também a possibilidade de encontrar coleções gratuitas. Para isso, basta se registrar no site e procurar por essa opção.
6. Vintage Stock Photos
Como o próprio nome diz, o Vintage Stock Photos é um banco de imagens grátis especializado em fotografias antigas. Ele também conta com muitas peças em domínio público, ou seja, que podem ser usadas sem preocupação com direitos autorais.
7. Morguefile
Quem procura recursos visuais de diversos estilos, precisa conhecer o Morguefile. Desenvolvido a partir da união de muitos profissionais criativos do marketing digital, a plataforma conta com imagens para uso pessoal e comercial.
8. Foca Stock
Foca Stock é um banco de imagens grátis que conta com as produções do designer Jeffrey Betts. O site apresenta imagens com excelentes closes e que têm licença “Creative Commons CC0” — livres de direitos autorais.
9. RGB Stock
Já o RGB Stock é uma plataforma especializada não apenas em fotografias, mas também em planos de fundo, texturas e filtros. Seu acervo conta com mais de 100 mil imagens gratuitas e com licenças de uso amplas.
10. Insect Images
Trabalha com nicho de biologia? Então, o Insect Images é o banco de imagens grátis perfeito para você. Isso porque, o site é especializado em imagens de insetos.
11. PicJumbo
O PicJumbo tem como diferencial, além do download direto no site, o envio por e-mail das imagens que você escolher na plataforma. Esse é mais um excelente banco que apresenta diferentes categorias com milhares de imagens gratuitas.
12. Stockvault
Assim como o Freepik, o Stockvault é também conhecido por ser um banco de imagens extremamente intuitivo e fácil de navegar. Seu acervo é totalmente gratuito e tem peças bastante diversificadas.
13. New Old Stock
O New Old Stock é também um site de domínio público que apresenta fotografias com temas retrô, como retrato de familiares, e também atuais, por exemplo, sobre tecnologia. As imagens podem ser usadas livremente, inclusive em artigos para blog.
14. Getrefe
Já o Getrefe é perfeito para encontrar imagens que serão usadas nas redes sociais, isso porque seu diferencial está na disponibilização de peças com uma pegada mais realista e natural.
15. Creative 103
Por último, mas não menos importante, temos o Creative 103. Ele é um banco de imagens grátis especializado principalmente em peças abstratas, como wallpapers e fotografias urbanas. Para usá-lo, basta pesquisar pelas palavras-chave certas.
Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe nossas redes sociais para descobrir outros conteúdos incríveis sobre liderança. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube.
Resumindo
Não existe uma única opção. Isso porque, muitas vezes, cada banco de imagem conta com um diferencial único, como ser especializado em fotos antigas. Contudo, os 5 principais bancos de imagens grátis são:
– Freepik
– Pixabay
– Rawpixel
– Unsplash
– Depositphotos.
A forma mais segura de baixar imagens grátis no Google é por meio dos bancos de imagens gratuitas — que apresentam peças em alta qualidade e com licenças de uso mais amplas. De modo geral, basta escolher o site, realizar o cadastro e clicar no botão de download disponibilizado.
Selecione um banco de imagem gratuito confiável e verifique o tipo de licença que o artista associou à fotografia, como: “All Rights Reserved” e “Creative Commons By”.