Big tech é um termo adotado para classificar companhias de grande porte e que alcançaram o sucesso absoluto em seus segmentos de atuação.
Você sabe o que significa big techs? Atualmente, é possível notar muitos exemplos de empresas de sucesso. Aquelas que atingiram um valor de mercado significativo e dominam os segmentos em que atuam, influenciando, inclusive, os hábitos de consumo.
Exemplos disso são as big techs, companhias que impulsionaram o desenvolvimento de diversos setores do mercado com soluções inovadoras. Elas também revolucionam o dia a dia dos consumidores com plataformas e serviços intuitivos e extremamente úteis.
Se você deseja conhecer melhor sobre o assunto, este post vai ajudar! Continue lendo e veja tudo sobre esse conceito comum no mercado. Saiba como funciona, qual a importância dessas organizações e 6 principais exemplos de big tech no mundo! Boa leitura!
O que é uma big tech?
Big techs são empresas com base tecnológica que dominam o mercado em seus setores. Dessa forma, são negócios que começaram como startups que criaram soluções inovadoras e, com isso, se tornaram escaláveis.
O mercado é repleto de empresas de sucesso, que atingiram um patamar de destaque e um valor expressivo, como as startups unicórnio. No entanto, algumas companhias evoluem ainda mais e se tornam gigantes globais, influenciando todos os segmentos.
Sendo assim, as soluções oferecidas pelas big techs se tornaram parte do dia a dia de bilhões de pessoas, mudando a realidade do mercado. São serviços e produtos que têm a inovação como pilar e estão em constante atualização, desenvolvendo novas tecnologias.
Por serem empresas reconhecidas em todo o mundo, as big techs têm um valor de mercado que pode ultrapassar a casa do trilhão de dólares. Mesmo em períodos de instabilidade econômica e política, essas organizações seguem com ótimos resultados e um crescimento exponencial.
Como uma big tech funciona?
Uma big tech funciona por meio da atualização constante dos seus produtos e serviços, que ganham destaque mundial e são rapidamente aderidos pelo consumidor. Geralmente, no próprio dia de lançamento já se registra uma enorme procura no mercado.
Por isso, as companhias movimentam todos os setores e suas soluções auxiliam e possibilitam outros serviços, como financeiros, acadêmicos e empresariais. Desse modo, são direcionadas para todos os tipos de mercado, tanto para o uso pessoal quanto profissional.
A principal característica que move as big techs é a inovação, que está presente em todas as soluções e modelo de negócio. Afinal, são empresas que romperam barreiras para oferecer serviços e produtos que se tornaram essenciais.
Em outras palavras, elas revolucionaram a forma de se comunicar, fazer compras e vendas e ter acesso a plataformas e serviços. Tudo com ampla utilização da tecnologia para inovar e desenvolver soluções inteligentes e intuitivas.
Assim, as big techs se mantêm relevantes e com o uso de tecnologias cada vez mais avançadas, tornando o cotidiano ainda mais prático. Fator que também explica o crescimento acelerado e constante das organizações em todo o mundo.
Até onde vai o poder de uma big tech?
As big techs têm um poder expressivo em todos os âmbitos, e suas soluções envolvem diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Em vista disso, o poder de uma empresa desse porte vai muito além das questões financeiras.
Os seus serviços e produtos estão presentes no cotidiano de bilhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, eles são necessários para que outras empresas desenvolvam suas atividades, especialmente as que oferecem aplicativos.
Certas situações explicam o poder de uma big tech. O Google, por exemplo, é o principal motor de busca do mundo e pode direcionar a pessoa para conteúdos específicos. Há também os marketplaces, como a Amazon, que utilizam dados para influenciar na decisão de compra do consumidor.
Os serviços das big techs, principalmente as que envolvem redes sociais, conseguem levar informações à sociedade. Desse modo, são constantemente utilizadas para questões relevantes, como política, finanças, saúde e outros.
Portanto, o poder dessas companhias é enorme, tanto que o governo de muitos países desenvolveu normas específicas para a regulamentação delas. O objetivo é gerenciar questões comerciais, fiscais, medidas contra fake news e a proteção de dados dos cidadãos.
Quais as 6 maiores big techs do mercado?
As big techs são empresas tecnológicas que oferecem serviços e produtos inovadores, com potencial para atingir um público global. Sendo assim, é possível identificar diversas organizações que seguem essas caraterísticas, principalmente as norte-americanas.
Entretanto, o grupo de empresas classificadas como big tech é seleto e composto por poucas organizações. Afinal, atingir esse patamar de sucesso é um processo que pode ser lento e exige estratégias de negócio inteligentes e pioneiras, além da inovação.
Veja, a seguir, quais são as principais big techs do mercado global!
1. Apple
Considerada a maior empresa de tecnologia do mundo, a Apple é a principal big tech da atualidade. O seu valor de mercado está acima de 3 trilhões de dólares e é uma companhia líder em inovação. Por isso, seus produtos e serviços se tornaram uma referência.
A fabricante de smartphones, computadores e outros produtos foi fundada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak. Até hoje, a empresa é dona de alguns dos maiores avanços tecnológicos em computadores, celulares e sistemas computacionais no mudo.
Sendo assim, os produtos da Apple oferecem aos consumidores serviços únicos em usabilidade, interatividade e segurança, que estão em constante evolução. Por isso, proporcionam uma experiência diferenciada e potencializam o crescimento da empresa.
2. Amazon
Outro exemplo de big tech muito comum no mercado é a Amazon, fundada por Jeff Bezos em 1994. A empresa é conhecida por ser o maior marketplace de comércio eletrônico e atua em diversos países, alcançando um público global.
Nesse sentido, a Amazon tem um valor de mercado que passa de 1,7 trilhão de dólares e oferece soluções diversificadas. Por exemplo, streaming, armazenamento em nuvem, plataforma de assistência de inteligência artificial e muitos outros.
Apesar de ter começado como um mercado online, a empresa expandiu suas operações com serviços para diversos setores. Por esse motivo, é uma das líderes mundiais quando o assunto é tecnologia e continua a evoluir e inovar no mercado.
3. Alphabet
Embora muitas pessoas não reconheçam o termo Alphabet, trata-se da holding que administra todos os serviços associados ao Google. A organização foi fundada em 1998, pelos cientistas da computação Larry Page e Sergey Brin, e tornou-se uma referência na internet.
As principais marcas da Alphabet são:
- Google;
- YouTube;
- Sistema Android;
- Google Chrome.
Além disso, as ferramentas Gmail, Google Drive, Google Maps, Google Meet, Google Play e muitas outras também são desenvolvidas pela empresa. Sendo assim, é uma das principais, mais famosas e valiosas big techs do mercado global.
4. Meta
O Facebook é uma das redes sociais mais influentes do mundo e conta com milhões de usuários ativos. Recentemente, a empresa passou a adotar o nome Meta, um conglomerado que gerencia todas as marcas, como Facebook, Instagram, WhatsApp e outras.
Fundada por Mark Zuckerberg, a empresa investe frequentemente em inovações, como o metaverso, que permite uma imersão na realidade aumentada e virtual. Além disso, aposta em novos serviços, inclusive financeiros, que tornam a marca uma das gigantes das mídias sociais.
Sendo assim, a Meta é uma empresa que promete trazer ainda mais inovações ao mercado, potencializando o sucesso alcançado pelo Facebook. Sobretudo com o poder de alcançar mercados de segmentos em todo o mundo.
5. Microsoft
Não há como falar no termo big tech sem citar uma das maiores do segmento tecnológico, que é a Microsoft. Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a empresa desenvolveu softwares e produtos famosos. Um deles é o pacote Office, que compreende a linha Word, PowerPoint, Excel, Outlook e outras ferramentas.
Além disso, a empresa é responsável pela criação do sistema operacional mais utilizado do mundo, que é o Windows. Ela também não deixa de investir em inovações e atua na criação de jogos, redes sociais, como o LinkedIn, e outros aplicativos. Por isso, é uma das grandes referências na tecnologia.
Mesmo com o surgimento de outras empresas no mesmo segmento, a Microsoft mantém uma posição de destaque. Inclusive, inovar e buscar novas oportunidades para diversificar e aperfeiçoar as soluções.
6. Tesla
Uma das empresas big tech que mais despertou atenção nos últimos tempos foi a Tesla, gerenciada pelo bilionário Elon Musk. É uma organização que utiliza tecnologia de ponta para desenvolver suas soluções, especialmente no segmento automotivo e energia.
Com um valor de mercado superior a 1 trilhão de dólares, apresentou um crescimento acelerado desde que se tornou de capital aberto. Embora desenvolva automóveis elétricos de alto desempenho, a empresa é reconhecida em nível global e atua com base na inovação e tecnologia.
Qual a importância das big techs para o mercado?
As big techs são responsáveis por revolucionar muitos dos serviços que realizamos no dia a dia, como a comunicação, o comércio e as atividades profissionais. São tecnologias que auxiliam a otimizar a rotina e a lidar melhor com as tarefas, inclusive financeiras.
Nesse sentido, as empresas são extremamente relevantes para a sociedade e para outros negócios e mercados. Afinal, são ferramentas que auxiliam a ter produtividade e a melhorar a gestão do tempo — aspectos essenciais em qualquer situação.
Sendo assim, os benefícios das soluções disponibilizadas pelas big techs afetam outros segmentos do mercado, as empresas e a sociedade. Com produtos e softwares que auxiliam desde as tarefas mais simples, até as que apresentam maior complexidade.
Para se manterem lucrativas e inovadoras, elas investem continuamente na inovação e atualização dos seus serviços e produtos. Em vista disso, é um ponto importante para a evolução tecnológica como um todo, o que favorece a sociedade.
As big techs também influenciam todo o mercado com serviços cada vez mais inovadores e que permitem o avanço de outras soluções. Todos têm o objetivo de proporcionar soluções tecnológicas e extremamente eficazes, seja para uso empresarial, seja pessoal.
Portanto, uma big tech tem importância para o mercado e seus produtos ou serviços são considerados indispensáveis para as atividades profissionais, comerciais e pessoais. Dessa forma, são empresas que seguem uma trajetória de crescimento constante e prometem um desenvolvimento ainda maior.
Como percebeu, as big techs são empresas que atingiram o ápice do sucesso. Seu valor de mercado é considerável e tem a inovação como a sua principal característica. São companhias globais e responsáveis por moldar os hábitos de consumo e outros setores da economia.
Gostou do post? Agora que entendeu tudo sobre o termo big tech, o que acha de continuar vendo conteúdos incríveis e diversas novidades? Não perca tempo e siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube!
Resumindo
Big techs são empresas com base tecnológica que dominam o mercado em seus setores. Dessa forma, começaram com soluções inovadoras e se tornaram escaláveis. Seus produtos e serviços fazem parte do dia a dia de bilhões de pessoas, mudando a realidade do mercado. Principalmente por serem inovadores e que estão em constante atualização.
As big techs são responsáveis por revolucionar muitos dos serviços que realizamos no dia a dia, como a comunicação, o comércio e atividades profissionais. Suas ferramentas auxiliam a ter produtividade e a melhorar a gestão do tempo — aspectos essenciais para toda situação.
Por isso, as big techs causam um impacto profundo em toda a rede empresarial, comercial e sociedade, possibilitando oportunidades e novos negócios. Além disso, são companhias que também têm relevância para questões governamentais e econômicas.
As principais big techs do mundo são:
– Apple: uma das empresas mais valiosas do mundo;
– Amazon: gigante do comércio online e diversos outros serviços;
– Alphabet: holding que gerencia o Google, YouTube e serviços associados;
– Meta: responsável pelo Facebook, Instagram e outros produtos;
– Microsoft: uma das maiores empresas de tecnologia, que desenvolveu o sistema operacional mais utilizado do mundo — o Windows;
– Tesla: empresa de tecnologia do setor automobilístico.