Bill Gates: conheça a biografia do fundador da Microsoft e o que ele faz hoje

Confira a história de Bill Gates e saiba como ele impactou a evolução do setor tecnológico, contribuindo para muitos dos recursos digitais da atualidade.

Muitos nomes despertam a curiosidade da população por conta das empresas que montaram, as fortunas que possuem e as criações que revolucionaram o mercado. O interesse é tanto que até mesmo produções de TV são feitas a respeito. Bill Gates é um bom exemplo do que estamos falando. Afinal, é uma figura que gera fascínio, em particular, na área da tecnologia, ramo em que se consagrou na década de 1980.

Neste post, você vai saber mais a respeito da trajetória pessoal e profissional desse empresário. Além disso, vai ficar por dentro de quais são as iniciativas atuais do bilionário. Aproveite a leitura!

O que Bill Gates fez para o mundo?

Bill Gates foi um dos responsáveis pela criação da Microsoft, do sistema operacional Windows, dos programas que fazem parte do Pacote Office, do serviço de e-mail Outlook, do navegador Microsoft Edge, do sistema de armazenamento em nuvem OneDrive e dos consoles Xbox.

Vale lembrar que o Windows é o sistema operacional usado por 7 a cada 10 usuários de computadores no planeta, de acordo com matéria de 2022 do CanalTech. Além disso, os programas do Pacote Office, como Word, Excel, Power Point, estão presentes na rotina de milhões de trabalhadores ao redor do mundo.

Em suma, Bill Gates contribuiu diretamente para muitos dos recursos tecnológicos que utilizamos na atualidade para estudar, se divertir, trabalhar, se informar, se comunicar e muito mais.

Quantos anos tinha Bill Gates quando fundou a Microsoft?

Bill Gates tinha 19 anos quando fundou a Microsoft, em abril de 1975, visando criar sistemas operacionais para os computadores pessoais. Porém, ele não abriu a empresa sozinho. Ao seu lado, estava Paul Allen, parceiro de negócios do jovem empresário. No primeiro ano da companhia, ela se chamava Micro-Soft. Em 1976, esse termo foi substituído por Microsoft.

De lá para cá, a organização cresceu, aumentando a cartela de produtos e expandindo a oferta de serviços em diferentes países. Não é à toa que em 2023, segundo notícia da US News, a Microsoft tem valor de mercado estimado em U$ 2,51 trilhões. Perdendo apenas para a Apple que é cotada em U$ 2,89 trilhões.

Por que Bill Gates criou a Microsoft?

Bill Gates e Paul Allen criaram a Microsoft para desenvolver e vender programas para o computador Altair 8800, um dos primeiros e mais importantes computadores pessoais. Embora esses dispositivos não fossem tão comuns para as pessoas daquela época, Bill e Paul visualizaram que os PCs iriam se popularizar e decidiram investir nesse mercado.

Com o passar dos anos, a visão de Gates e Allen se confirmou e a Microsoft foi uma das peças-chave na popularização dos computadores pessoais.

Por que Paul Allen saiu da Microsoft?

Paul Allen saiu da Microsoft por conta de alguns desentendimentos com Bill Gates. Apesar de ter se afastado da empresa em 1982 para tratar do seu linfoma de Hodgkin, o que motivou a saída em definitivo de Allen foram as divergências de pensamento com Gates.

Em 1982, Paul foi diagnosticado com um um tipo de câncer no sistema linfático que debilita consideravelmente o sistema imunológico. Em busca de curar-se de sua enfermidade, ele se afastou da Microsoft e iniciou um tratamento de radioterapia. Após vários meses, ele foi curado do seu câncer.

Em 1983, Paul Allen e Bill Gates romperam a parceria por divergências relacionadas ao modelo de trabalho adotado internamente. Apesar disso, Paul permanece na Microsoft ocupando posições simbólicas até o fim da década de 90 e inícios dos anos 2000.

Sendo assim, embora seja cofundador da Microsoft, Allen só permaneceu ativo na execução de projetos da empresa por cerca de oito anos, de 1975 até 1983. A partir daí, manteve-se apenas como acionista da organização que se consolidou nos anos seguintes como uma gigante tecnológica.

Quem é o dono do Windows?

Bill Gates é o dono do Windows. Ele foi responsável pelo lançamento do sistema operacional em 1985. Isso foi possível por meio do trabalho desenvolvido por ele na Microsoft, empresa que ele fundou e na qual trabalhou ativamente até 2008. Seis anos depois, em 2014, ele abriu mão da presidência da organização. Já em 2020, segundo a revista Forbes, ele deixou o conselho executivo da companhia, sendo apenas acionista atualmente.

Como Bill Gates era?

Bill Gates era um jovem que sempre demonstrou interesse pela computação. Aos 13 anos, já fazia pequenas programações ao lado de Paul Allen, na escola Lakeside. Esse seu hobbie sempre recebeu total apoio dos pais, William e Mary Gates. Em 1973, foi aprovado para estudar Matemática e Direito em Harvard, como mostra artigo da Forbes.

Contudo, ele trancou a matrícula após dois anos de graduação. O motivo foi o interesse em se dedicar a empreender no ramo tecnológico. Seguindo, assim, uma carreira diferente do pai que se consolidou profissionalmente no ramo do direito.

Como Bill Gates ficou rico?

Bill Gates ficou rico a partir da valorização de sua empresa. A Microsoft firmou diversos acordos comerciais que aumentaram o seu valor de mercado. Um dos principais vínculos foi assinado com a IBM, que investiu no desenvolvimento de computadores pessoais na década de 1980 e contratou a Microsoft para formular o sistema operacional das máquinas.

Apesar disso, é importante ressaltar que Gates sempre teve uma condição social favorável desde a infância. Sua família tinha carreiras bem consolidadas no mercado. O pai era advogado e a mãe era docente universitária.

Qual é a empresa que Bill Gates tem?

A empresa mais relevante que Bill Gates possui é a Microsoft, que representa mais de 30% do seu patrimônio. Contudo, o bilionário possui participação em diversos outros empreendimentos. Seu portfólio passa por indústrias, setor de tecnologia, serviços financeiros e até mesmo saúde, segundo a The Investor’s Podcast.

Além disso, há a Bill & Melinda Gates Foundation que realiza investimentos filantrópicos e tem sido um dos principais focos do bilionário nos últimos anos.

Fora isso, ele é acionista de outras marcas. É o caso da Berkshire Hathaway, uma holding de negócios, e da Canadian National Railway, uma empresa de transporte ferroviário. Há também a Waste Management e Waste Connections. Ambas são companhias de gestão de resíduos com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental.

Além das marcas citadas, podemos ainda mencionar a Caterpillar e Deere & Company. Duas organizações que fomentam o setor das engenharias por meio da produção de maquinário e equipamentos necessários para o ramo.

O que o Bill Gates faz hoje em dia?

Bill Gates tem priorizado causas filantrópicas, por meio da Bill & Melinda Gates Foundation. A entidade foi criada em 2000 e já movimentou mais de US$ 7 bilhões em investimentos em mais de 40 programas globais, segundo o próprio portal da instituição.

A Bill & Melinda Gates Foundation é voltada, por exemplo, para a promoção da equidade de gênero e desenvolvimento de um mercado sustentável. Outra iniciativa da fundação é a produção de recursos de saúde para populações carentes.

É inquestionável que o trabalho com a filantropia se tornou algo bastante presente na vida do empresário. Na lista de 2022 da Forbes, ele figura como um dos maiores filantropos do planeta. Segundo estimativa do portal, ele já cedeu mais de 20% de todo o patrimônio dele para impulsionar causas sociais.

Ao longo dos anos, Bill Gates tem se mostrado um grande visionário responsável por alavancar um dos maiores empreendimentos globais: a Microsoft. Mas não só isso. Ele também se destaca pela postura pioneira no ramo tecnológico e por ter um portfólio de negócios que vão de serviços de transporte a seguros.

Para completar, o bilionário desponta como um dos principais filantropos do planeta, contribuindo para impulsionar causas sociais que buscam promover mais equidade para o futuro. Portanto, é interessante estar atento aos próximos passos dele. Afinal, muitas das ações desenvolvidas hoje por ele podem transformar o amanhã.

Curtiu saber mais sobre a trajetória de Bill Gates? Pois siga a Remessa Online no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter. Estamos sempre atualizando as nossas redes com artigos como este!

Resumindo

O que Bill Gates estudava?

Bill Gates estudava Matemática e Direito na Universidade de Harvard. No entanto, ele não concluiu a graduação. Após dois anos no Ensino Superior, ele optou por abandonar o curso para focar no empreendedorismo que deu origem à gigante Microsoft.

Qual é a empresa que Bill Gates tem?

Bill Gates é acionista de empresas de diferentes setores. Entre elas estão: Microsoft, Caterpillar, Bill & Melinda Gates Foundation, Deere & Company, Berkshire Hathaway e Canadian National Railway, Waste Management e Waste Connections.

O que o Bill Gates faz hoje em dia?

Uma das principais atividades de Bill Gates é a condução de projetos filantrópicos na Bill & Melinda Gates Foundation. A organização tem como um dos focos a promoção da equidade de gênero, desenvolvimento de um mercado sustentável e produção de recursos de saúde para populações carentes. Ele deixou seu posto de conselheiro da Microsoft em 2020.

Related posts

Brasil x Venezuela: Onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo das Eliminatórias

Conta PJ Itaú: como abrir, custos e vantagens

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo