A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano para quem quer aproveitar boas ofertas, mas, infelizmente, também é um momento em que os golpistas exploram a movimentação do comércio. Por isso, é importante saber como evitar golpes na Black Friday para que você não tenha prejuízos e aproveite realmente as promoções.
Acompanhe abaixo as principais dicas para evitar golpes na Black Friday e aprenda a proteger suas compras.
Dicas de segurança para evitar golpes na Black Friday
Lojas físicas: Golpe da maquininha de cartão
Para evitar golpes na Black Friday nas compras em lojas físicas, é importante tomar cuidado com o golpe da maquininha de cartão. Nesse caso, ao tentar pagar por aproximação, o cliente vê uma mensagem de “ERRO APROXIMAÇÃO INSIRA O CARTÃO”, sendo então forçado a inserir o cartão e digitar a senha. Nessa etapa, um malware copia os dados, possibilitando clonagem do cartão.
Outro golpe comum é passar na maquininha valores mais altos que a compra, por exemplo, uma compra de R$ 20,00 pode aparecer como R$ 200,00 sem que o cliente perceba.
Para evitar essa situação, o cliente deve sempre estar atento ao valor cobrado na maquininha e pedir um recibo. Caso dê a mensagem pedindo que insira o cartão, peça ao lojista que use outra maquininha ou pague com outro método.
Golpe do Pix devolvido
O golpe do Pix devolvido funciona assim: os golpistas enviam um valor para a sua conta via Pix e, em seguida, entram em contato alegando que a transferência foi feita por engano. Eles pedem que você devolva o valor, mas para uma conta diferente. Após receber o valor, eles ainda pedem a devolução do Pix original com a instituição financeira, conseguindo recuperar a quantia inicial e mantendo o valor extra que você enviou.
Para evitar golpes na Black Friday e não perder seu dinheiro, caso isso aconteça sempre devolva o valor para a mesma conta de origem por meio do próprio mecanismo de devolução do seu banco.
Para evitar golpes na Black Friday cuidado com promoções que parecem irreais
É claro que esperamos boas promoções para economizar na Black Friday. Mas tenha cuidado, desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade, como descontos muito altos sem motivo claro. Lembre-se que empresas confiáveis não oferecem promoções que geram prejuízo.
Compre em lojas confiáveis para evitar golpes na Black Friday
É importante ir a lojas confiáveis e conhecidas. Se você está pensando em comprar em uma loja que não conhece, faça pesquisas para verificar sua reputação e autenticidade em sites como o Reclame Aqui e o Procon.
Cuidado com promoções “Tudo pela metade do dobro”
Para evitar golpes na Black Friday, é importante ver se o seu produto está valendo a pena e entender se realmente está na promoção. Monitore o preço do item que você deseja com algumas semanas de antecedência, para saber se o desconto oferecido é real ou se o valor foi inflado antes do evento para parecer uma oferta.
Proteja suas informações pessoais para evitar golpes na Black Friday
Ao fazer compras online, certifique-se de que o site utiliza tecnologia segura. O endereço do site deve começar com https:// que significa que os dados são criptografados e enviados por uma conexão confiável. Além disso, evite Wi-Fi público para fazer compras, já que essas redes não são seguras.
Qual o prazo de entrega na Black Friday?
Não há um prazo único de entrega na Black Friday, ele é definido pelo vendedor antes da venda. Para evitar golpes na Black Friday, você deve se atentar a esse prazo, em geral, em compras nacionais o prazo de entrega é de 1 a 10 dias. Já compras na Black Friday pelo mundo podem levar até 30 dias para chegar.
O que fazer quando a empresa cancela seu pedido?
Para evitar golpes na Black Friday, quando a empresa faz o cancelamento do pedido, você pode exigir que a loja cumpra a oferta, mesmo que seja com um produto semelhante, por exemplo, outra marca com preço equivalente. Se preferir, você pode desistir e pedir o reembolso total, incluindo o frete, conforme os direitos do consumidor.
Sempre verifique se a loja estornou o valor e caso contrário, entre em contato solicitando o estorno. Se nada disso resolver, faça uma reclamação no Procon e no seu estado. Por fim, como última medida, você pode entrar com uma ação judicial para garantir o reembolso e até uma indenização por eventuais danos.
Estorno do cartão de crédito: como funciona?
O estorno no cartão de crédito é um direito do consumidor e ocorre quando há erros na cobrança, desistência de compra no prazo legal (para compras online), cancelamento da venda ou cobranças indevidas. Esse reembolso pode ser feito como crédito na fatura do cartão ou devolução em dinheiro, variando em cada caso.
Para evitar golpes na Black Friday, é importante ficar de olho para entender se a empresa está cumprindo com as regras e solicitando o estorno junto a administradora do cartão. Lembrando que o estorno pode demorar até duas faturas para aparecer no seu cartão.
Quais são os sites que devem ser evitados na Black Friday?
- Gelniche.com.br
- gomic.com.br
Para evitar golpes na Black Friday, você pode evitar usar os sites listados pelo Procon na sessão “Evite esses sites”. Isso porque, o Procon inclui nessa lista lojas virtuais que tiveram muitas reclamações de consumidores e não deram nenhum tipo de retorno.
Como o levantamento é feito desde 2018, há 80 sites listados, mas muitos deles já estão fora do ar. Em novembro de 2024, há apenas 2 sites no ar e que estão com promoções na Black Friday. No entanto, é importante consultar a lista atualizada do Procon e sempre desconfiar de locais suspeitos.
Como abrir uma reclamação no Procon?
Você pode abrir uma reclamação no Procon no Brasil todo ligando para o telefone 151. Além disso, como cada estado tem seu Procon, cada um tem uma maneira de registrar as reclamações do consumidor, mas, em geral, é possível reclamar presencialmente ou no site da instituição.
Outra opção é utilizar a plataforma do governo federal consumidor.gov.br que também permite o registro de reclamações.
O que é necessário para abrir uma reclamação no Procon em golpes na Black Friday
- Dados da empresa, como nome, CNPJ e endereço eletrônico;
- Informações sobre o produto ou serviço, como nota fiscal, modelo e prints da compra;
- Provas das tentativas de resolver o problema com a empresa, como protocolos de atendimento, conversações por e-mail ou WhatsApp.
Perguntas frequentes
Cuidado com o golpe da maquininha de cartão de crédito;
Não caia no golpe do Pix devolvido, fazendo devoluções apenas com o mecanismo oferecido pelo seu banco;
Desconfie de promoções que parecem irreais;
Compre em lojas confiáveis;
Cuidado com promoções “Tudo pela metade do dobro”;
Proteja suas informações pessoais.
Evite sites como Gelniche.com.br e gomic.com.br, listados pelo Procon como não confiáveis. Na lista do Procon constam empresas com muitas reclamações e pouca resolução. Confira a lista atualizada no site do Procon antes de comprar.
Você pode abrir uma reclamação pelo telefone 151, nos sites de cada Procon estadual, presencialmente ou na plataforma federal consumidor.gov.br.