A rede social Bluesky está perto de alcançar 25 milhões de usuários, um crescimento impressionante se pensarmos que a plataforma tinha pouco mais de 5,2 milhões em março de 2024. Esse crescimento vem acontecendo diante da crescente insatisfação dos usuários do X (antigo Twitter), rede social rival.
Entenda por que essa plataforma está conquistando milhões de usuários em pouco tempo e quais são seus diferenciais.
O que é o Bluesky?
O Bluesky é uma rede social descentralizada, criada por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter. Ela tem um visual semelhante ao do Twitter, mas funciona com estrutura aberta e descentralizada e utiliza o AT Protocol, que dá aos usuários mais liberdade e controle sobre seus dados e sobre como interagem online.
Por que o Bluesky está crescendo?
O crescimento do Bluesky está acontecendo porque muitas pessoas estão migrando para a rede social a fim de encontrar um ambiente mais descontraído e menos polarizado. Outro motivo também é devido à insatisfação com as mudanças da plataforma sob a propriedade de Elon Musk.
Interface intuitiva e amigável do Bluesky
O Bluesky tem uma interface intuitiva e fácil de usar, especialmente para antigos usuários do X (antigo Twitter), já que a interface é muito parecida. Essa familiaridade com a interface e as funções, como botões de comentários e reposts, torna a transição quase natural, especialmente para quem quer fazer a transição sem grandes problemas.
O Bluesky organiza as principais funções de forma simples e prática
- Linha do Tempo: exibe os “skeets” (posts) das pessoas que você segue em ordem cronológica;
- Pesquisa: permite buscar usuários ou postagens específicas;
- Mensagens privadas: acessa a caixa de entrada para conversas diretas;
- Notificações: mostra interações como respostas, curtidas e reposts dos seus skeets;
- Perfil: exibe sua página de perfil com estatísticas, além de opções para editar fotos e biografia.
Modelo descentralizado que atrai usuários preocupados com privacidade e controle de dados
Diferente de redes como X, e até Facebook ou Instagram, que são centralizadas e controladas por uma única empresa, o rival do Twitter adota o AT Protocol. Ou seja, qualquer pessoa pode criar sua própria rede social dentro do ecossistema Bluesky.
Assim, os usuários podem escolher o que querem ver e como interagir, com mais liberdade e sem se preocupar com o algoritmo. Dessa forma, o controle sobre os dados está mais nas mãos dos próprios usuários, não de grandes empresas.
Outro ponto de atenção é que muitos usuários preocupados com a privacidade e a falta de moderação no X têm migrado para o Bluesky. Isso porque, a rede social tem ferramentas como o “Bloqueio Nuclear”, que impede qualquer interação com determinados usuários, além de listas de bloqueio personalizadas.
Eleições nos Estados Unidos ajudou no crescimento da rede social Bluesky
As eleições nos Estados Unidos também contribuíram para o crescimento da rede social Bluesky nos últimos meses. Durante o período eleitoral, especialmente após a vitória de Donald Trump e o envolvimento político de Elon Musk, a plataforma registrou picos de mais de um milhão de novos usuários por dia.
Muitos migraram para o Bluesky em busca de um ambiente que lembrasse o antigo Twitter, mas com funcionalidades novas e uma abordagem mais aberta. Agora, com as novas ambições de Musk à frente do novo Departamento de Eficiência do Governo e o apoio ao novo presidente dos Estados Unidos, muitos usuários insatisfeitos resolveram migrar para a rede social rival do X.
Alternativa viável após mudanças no X
Outro motivo que explica o crescimento da rede social Bluesky é que a plataforma é vista como uma alternativa ao Twitter, especialmente após as mudanças implementadas por Elon Musk que geraram insatisfação entre os usuários.
Desde a aquisição do Twitter em 2022, as políticas de “liberdade de expressão absolutista” de Musk e o aumento de problemas como desinformação, discurso de ódio e assédio levaram muitos a buscar outras plataformas.
Algumas plataformas como o Mastodon e Threads tiveram um bom crescimento no início e foram vistas como alternativas ao X, mas apenas o Bluesky continua crescendo. Seja por sua estrutura descentralizada ou porque recria a experiência familiar do antigo Twitter, mas adiciona recursos exclusivos, como a personalização de feeds e maior autonomia sobre os dados.
Quantos usuários o Bluesky já alcançou?
O Blusky já alcançou 25 milhões de usuários em novembro de 2024. Aliás, o número de usuários cresceu mais de 10 milhões após as eleições norte-americanas, que ocorreram no dia 5 de novembro, e elegeu Donald Trump.
Uma curiosidade? A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, foi a primeira pessoa a alcançar 1 milhão de seguidores na plataforma, também em novembro de 2024.
Bluesky vs. X (antigo Twitter): principais diferenças
Critério de comparação | Bluesky | X (antigo Twitter) |
Interface | Parecioso com o X, com layout simples e minimalista | Interface rica, com barra lateral que tem tendências e recursos extras |
Publicações | Posts (skeets) de até 300 caracteres | Posts de até 280 caracteres (ou mais para usuários Premium) |
Feed | Duas opções: “Following” (seguindo) e “What’s Hot” (conforme o algoritmo) | Feed principal com curadoria do algoritmo em tempo real |
Protocolos e descentralização | Usa o AT Protocol, permitindo integração com outras redes e transferência de dados | Centralizado, com dados e interações armazenados exclusivamente nos servidores da empresa |
Custos | Gratuito, sem versão paga | Tem plano X Premium que permite posts de até 25 mil caracteres e selo azul |
Quem está migrando para o Bluesky?
- Mark Hamill;
- Stephen King;
- Jornal The Guardian;
- Diretor de cinema Guillermo del Toro;
- Jamie Lee Curtis;
- Barbra Streisand (cantora);
- Ben Stiller;
- Alexandria Ocasio-Cortez (congressista dos EUA);
- Don Lemon (jornalista dos EUA)
Muitas personalidades e celebridades estão deixando o Twitter para migrar para seu rival, especialmente por conta do descontentamento com o X e com posições de Elon Musk.
Desafios do Bluesky para competir com o X
- Alcançar o mesmo patamar de usuários que o X, que apesar de já ter perdido muitos usuários ainda tem 105,9 milhões de usuários ativos mensalmente;
- Implantar vídeos, a empresa está incluindo aos poucos, mas ainda é uma necessidade;
- Incluir um Trending Topics semelhante ao que tem no Twitter e os usuários estão acostumados;
- Agradar ao público por si só e não ser um eterno rival do X. A rede social precisa criar sua própria identidade.
Perguntas frequentes
O crescimento do Bluesky está acontecendo devido à insatisfação de muitos usuários com as mudanças no X (antigo Twitter) sob a gestão de Elon Musk. A rede oferece um ambiente mais aberto, descentralizado e menos polarizado.
Celebridades como Mark Hamill, Stephen King, Guillermo del Toro, Jamie Lee Curtis e personalidades como Alexandria Ocasio-Cortez e o jornal The Guardian estão entre os que migraram para o Bluesky.
Sim, especialmente para aqueles que querem mais controle sobre suas interações online, maior liberdade com dados e um ambiente menos polarizado.