A bolsa de valores argentina está entre as mais famosas da América Latina e conta com algumas vantagens. Quem está procurando um leque de oportunidades de investimentos em ações pode se beneficiar ao compreender como funciona esse mercado.
A Argentina faz parte do Grupo dos Vinte (G-20), um fórum de organização econômica, que reúne os ministros do setor financeiro e chefes dos bancos centrais dos 19 países que representam as maiores economias mundiais. Embora tenha havido uma queda de 5,1% do PIB argentino no primeiro semestre de 2024, as perspectivas são positivas para o ano de 2025, com crescimento esperado de 5%.
Entenda mais sobre a bolsa de valores argentina e o que esperar desse mercado de ativos neste post.
A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Este é um conteúdo informativo sobre como investir na bolsa de valores da Argentina.
Qual a bolsa de valores da Argentina?
A bolsa de valores da Argentina é a Bolsas y Mercados Argentinos — BYMA. Seu principal indicador é o Merval, sendo o 3º mais relevante da América Latina, ficando atrás apenas da B3, em São Paulo, e da BMV, na Cidade do México.
A instituição surgiu a partir da união das duas bolsas argentinas, que existiram separadamente até o ano de 2017: Bolsa de Comércio de Buenos Aires e o Mercado de Valores. Com essa fusão, todos os ativos, títulos e derivativos podem estar integrados no mesmo espaço.
Qual a sigla da bolsa Argentina?
A sigla da bolsa da Argentina é BYMA, que significa Bolsas y Mercados Argentinos. Além disso, existe a abreviação Merval, que significa Mercado de Valores e é o principal indicador da bolsa argentina.
Qual o índice da bolsa de valores argentina?
O principal índice da bolsa de valores argentina é o S&P MERVAL. Ele serve para oferecer uma apresentação do estado das principais ações em negociação. Desse modo, é uma referência para quem planeja investir no mercado argentino.
Quem é responsável por calcular o manter o índice Merval é a S&P Dow Jones Indices. Essa mesma organização é quem cuida do S&P 500, que calcula as duas maiores bolsas dos Estados Unidos.
Além do índice Merval, existe o Merval Argentina, um indicador do mercado de ações que usa o mesmo método de cálculo para determinar as empresas locais que entram na lista da bolsa de valores.
Há também o Índice General de BCBA, que vai apresentar as ações mais negociadas nos últimos 6 meses. Outro indicador é o Merval 25, que mensura os 25 papeis com maior liquidez do mercado, apresentando o desenvolvimento dos ativos. Além disso, existe o índice Burcap, que se difere do Merval apenas por considerar o valor de capitalização de mercado das ações, em vez da liquidez.
Qual o horário da bolsa de valores da Argentina?
O horário da bolsa de valores da Argentina é das 15h às 21h, segundo o GMT +1. No horário de Brasília, seria das 11h às 17h.
Quais as ações negociadas na bolsa de valores na Argentina?
As ações negociadas na bolsa de valores da Argentina são:
- YPF Sociedad Anonima;
- Telecom;
- Ternium Argentina;
- Aluar;
- Central Puerto;
- Banco Macro B;
- Pampa Energia SA;
- BBVA Banco Frances;
- Mirgor;
- Irsa;
- Comercial del Plata;
- Grupo Supervielle;
- Bolsas y Mercados Argentinos;
- Loma Negra;
- Banco de Valores.
Como investir na bolsa de valores da Argentina via B3?
Não é possível investir na bolsa de valores argentina via B3. Os investidores com interesse no mercado de ações da Argentina precisam abrir uma conta em uma corretora local, mesmo que de forma online. A partir da abertura, é possível fazer aportes no Merval, seja com ações, seja com ETFs.
Como investir na bolsa de valores da Argentina?
- Escolha uma corretora de confiança do mercado argentino.
- Solicite a abertura de uma conta de investimento na corretora.
- Apresente os documentos pessoais e preencha os formulários solicitados na abertura de conta.
- Realize a transferência de fundos para a conta de investimentos.
- Pesquise sobre as empresas do índice Merval e invista nas ações desejadas.
- Mantenha o acompanhamento do desempenho das ações e do mercado argentino.
Saiba como fazer transferências internacionais para investir na bolsa de valores argentina
Você pode fazer transferências internacionais para uma conta de investimentos na bolsa de valores argentina de diversas maneiras. As plataformas online, como a Remessa Online, são as opções mais práticas e econômicas para enviar dinheiro para o exterior.
Além disso, antes de investir, sempre faça uma análise detalhada sobre a empresa das ações, avaliando o histórico de desempenho e as perspectivas de crescimento. Desse modo, você tem a garantia de que está fazendo uma aplicação vantajosa e de que terá mais retorno financeiro.
Gostou da ideia? Conheça os serviços e os diferenciais da Remessa Online e saiba como fazer transferências internacionais com as melhores taxas do mercado!
Resumindo
A bolsa de valores da Argentina é a Bolsas y Mercados Argentinos — BYMA. Seu principal indicador é o Merval, sendo o 3º mais relevante da América Latina, ficando atrás apenas da B3, em São Paulo, e da BMV, na Cidade do México.
A sigla da bolsa da Argentina é BYMA, que significa Bolsas y Mercados Argentinos. Além disso, existe a abreviação Merval, que significa Mercado de Valores e é o principal indicador da bolsa argentina.
As ações negociadas na bolsa de valores da Argentina são:
– YPF Sociedad Anonima;
– Telecom;
– Ternium Argentina;
– Aluar;
– Central Puerto;
– Banco Macro B;
– Pampa Energia SA;
– BBVA Banco Frances;
– Mirgor;
– Irsa;
– Comercial del Plata;
– Grupo Supervielle;
– Bolsas y Mercados Argentinos;
– Loma Negra;
– Banco de Valores.
Crédito da imagem: Envato Elements