Uma marca é mais que seu logotipo, nome ou slogan, mas sim toda a experiência que seus clientes têm com sua empresa, produto ou serviço. Dessa forma, é a Brand Strategy que define o que uma empresa representa. A estratégia inclui logotipo, paleta de cores e slogan, que transmitem os elementos criativos de sua marca, mas certamente vai além.
Acompanhe o artigo abaixo para entender o que é Brand Strategy e mais, veja como aplicar em sua Startup. Confira!
O que é Brand Strategy
Brand Strategy, ou estratégia de marca, é o desenvolvimento de um plano de longo prazo para uma marca de sucesso atingir objetivos específicos. A Brand Strategy bem definida e bem executada afeta todos os aspectos do negócio e está diretamente relacionada às necessidades do consumidor, às emoções e ao ambiente competitivo.
Seu objetivo é tornar a empresa mais ideal e positiva na mente de seus clientes e do público. Mas para que isso aconteça da forma esperada, o mais importante é manter a consistência de suas ações, planos e apresentações junto ao mercado e ao público.
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Por que usar Brand Strategy
É importante entender que a Brand Strategy é essencial porque pode deixar claro o cenário competitivo, a posição no mercado e as expectativas do cliente para com a empresa. Essas informações são essenciais para formular estratégias de marketing eficazes e ajustar mensagens para maximizar sua competitividade e construir uma marca forte.
Além disso, outras vantagens da Brand Strategy são:
- • Melhora o desempenho e aumenta os lucros da marca no mercado;
- • Aumenta a visibilidade e reconhecimento da empresa;
- • Estabelece credibilidade e confiança;
- • Aumenta a eficácia da publicidade e inspirando os funcionários.
Como aplicar em sua Startup
Também é importante dizer que não existe uma receita pronta pra criar uma boa Brand Strategy para aplicar na sua Startup, mas alguns passos são muito importantes.
1. Identifique seu público-alvo
Sua Brand Strategy deve ser focada em seu público-alvo. Por isso, o primeiro passo é identificá-lo. Conheça seu perfil, histórico, dados demográficos, entre outras informações, a fim de criar uma estratégia capaz de impactar e causar identificação com sua marca.
2. Defina o propósito de sua Startup
O propósito nada mais é do que a razão da existência da sua Startup. Por que sua marca precisa existir? Por que foi criada?
O propósito é muito importante porque é através dele que seu público-alvo irá se identificar ou não com sua marca.
3. Posicione sua marca
O terceiro passo é posicionar corretamente a marca de sua Startup. Essa é a forma como você quer que seja percebida pelos seus clientes. Primeiro, liste os recursos e benefícios de seu produto ou serviço oferece e determine quais benefícios são mais importantes para cada um de seus segmentos de clientes.
Faça análises de marca e pesquisas com seus clientes, funcionários e fornecedores. A impressão deles é consistente com sua estratégia? Caso contrário, pesquise os elementos que podem ser melhorados.
4. Defina a personalidade e alinhamento da marca
O processo de aplicação da Brand Strategy inclui o estabelecimento de um conceito de marca para o público, ajustando dados e informações para encontrar o posicionamento desejado. Algumas dicas práticas são:
- • Pense na sua marca como uma pessoa com uma personalidade distinta. Descreva essas características e transmita esses traços de personalidade da marca em tudo o que você fizer e criar;
- • Escolha cores, fontes e outros elementos visuais que combinam com a personalidade de sua Startup e crie sua identidade corporativa;
- • Determine como seus funcionários irão interagir com clientes em potencial e clientes para transmitir a personalidade e ter certeza de que sua marca “vive” dentro de sua empresa.
5. Defina quais estratégias de Brand Strategy irá usar
Com um bom plano de Brand Strategy desenvolvido, é hora de escolher a melhor estratégia para aplicar em sua Startup. Algumas possibilidades são:
- • Identidade visual;
- • Marketing de experiência;
- • Produção de conteúdo de qualidade;
- • Marketing digital;
- • Marketing promocional.
Coloque em prática
Após definir todos os passos apontados anteriormente, você deve colocar em prática sua Brand Strategy. É preciso ter em mente que tudo isso requer planejamento, organização e gestão. Todos esses processos devem ser revistos quando as estratégias parecerem não estar funcionando como deveria.
Sua Brand Strategy é a essência do que você representa. Uma boa estratégia de marca pode ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz com o mercado.
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