Passeios para brasileiros em Cancún: dicas para viagem e pontos turísticos

O número de brasileiros em Cancún aumentou nos últimos anos. Mesmo durante a pandemia, o país permaneceu aberto para receber visitantes estrangeiros, fazendo com que se tornasse o destino mais procurado pelos brasileiros. Se você notou mais pessoas viajando para o Caribe em suas redes sociais, não foi apenas coincidência.

As paisagens incríveis, natureza exuberante, clima quente e a rica gastronomia do lugar justificam a preferência. Se você também sonha em viver a experiência de conhecer Cancún, continue lendo este artigo. Você vai conferir as opções de passeios para brasileiros em Cancún.

Como viajar para Cancún?

Para viajar para Cancún, o brasileiro precisa comprar suas passagens de ida e volta em uma agência ou companhia aérea. Em seguida, o viajante deve reservar sua estadia em um hotel. No momento do embarque, é necessário apresentar o passaporte, comprovante de endereço e outros documentos na imigração, dependendo de cada caso. Por exemplo, pais que estão viajando sozinhos com os filhos, sem o outro responsável, precisa apresentar uma autorização. No caso dos passaportes que já contam com essa autorização, não é necessário apresentar o documento.

Para chegar em Cancún, é possível pegar um voo do Brasil com conexão em países como Peru, Bolívia, EUA e Panamá. A única empresa que tem voos diretos do Brasil para Cancun é a Gol, com embarques em Brasília. 

Em qualquer um dos casos, o desembarque em Cancún será feito no Aeroporto Internacional de Cancún. Se você estiver na Cidade do México ou em qualquer outro lugar do país, pode pegar um voo doméstico.  

O Aeroporto Internacional de Cancún conta com 4 terminais. O terminal 3 é responsável pelos embarques e desembarques de voos internacionais. No caso dos voos domésticos, o desembarque é no terminal 2. Se precisar trocar de terminal em algum momento, utilize o transfer gratuito do aeroporto. Além de ser rápido, é um ótimo recurso para quem está com bagagens. 

Transporte para sair do Aeroporto Internacional de Cancún

Para sair do aeroporto de Cancún, você pode usar táxi ou ônibus. Não há serviços de carros por aplicativos na cidade. Do aeroporto para a zona hoteleira são aproximadamente 16 quilômetros. 

Os ônibus são a alternativa mais econômica. Os táxis podem cobrar até três vezes o valor do ônibus. Em qualquer um dos casos, peça orientação dentro do aeroporto e não aceite a oferta de transportes clandestinos.

O que é exigido para entrar em Cancún?

Passaporte

A apresentação do passaporte válido é obrigatória para entrar em Cancún. Verifique a validade do seu passaporte meses antes da viagem, o ideal é que o documento tenha validade mínima de 6 meses, considerando a data de entrada no país e deve ter pelo menos duas folhas em branco.

Passagens de volta

A passagem de volta pode ser exigida pela imigração para garantir que você não pretende ficar no país além do período permitido. Como Cancún está localizado no México, esse tipo de fiscalização é comum, já que o país costuma ser usado como acesso para os Estados Unidos.

Motivo da viagem

Os fiscais da imigração podem perguntar o motivo da viagem e pedir documentos que comprovem a justificativa. Ingressos de passeios e eventos, bem como convites para reuniões e outros eventos podem ser usados como comprovante. Armazene todos os documentos em um local fácil de acessar no momento da fiscalização.

Endereço da estadia

Caso a sua hospedagem seja na casa de um cidadão mexicano, será necessário informar o endereço do local e apresentar uma carta convite do cidadão mexicano explicando que hospedará o brasileiro em sua casa. No caso de hospedagens em hotéis, apenas o endereço do hotel será necessário.

Autorização de viagem para menores

A Polícia Federal brasileira exige a apresentação da autorização de viagem para menores que viajam sozinhos sem a autorização no passaporte. A comprovação é solicitada no momento do embarque ainda no Brasil. O formulário de autorização deve ser preenchido e assinado em duas vias.

Visto

O México não exige visto para brasileiros que ficarem no país a turismo ou negócios por até 180 dias. No entanto, o visto pode ser necessário em viagens com conexão nos Estados Unidos, por exemplo. Nesse caso, o visto americano será solicitado ainda no Brasil. É preciso dar entrada no visto antes da viagem.

Certificado Internacional de Vacinação

Não é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra a febre amarela para entrar no México. Porém, é importante ter o documento, pois pode ser exigido em países que o voo tiver conexão.

A vacina de febre amarela deve ser aplicada com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem. O comprovante da vacinação será necessário para solicitar o certificado internacional.

Seguro viagem

O México também não exige a contratação do Seguro Viagem. Porém, o viajante tem mais segurança ao contratar o seguro, caso precise de atendimento de saúde ou tenha despesas médicas. 

Carteira de motorista

Os brasileiros podem usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva por até 180 dias, mesmo período em que permanecerem no país sem a necessidade de visto. Isso é possível por causa da Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena e do Princípio de Reciprocidade válido em mais de 100 países, incluindo o México.

No entanto, mesmo que seja permitido, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda que, antes de viajar, o motorista obtenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O PID é uma versão da CNH traduzida em alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Esse documento deve ser solicitado no site do Detran. A carteira de motorista não será exigida no embarque e nem na fiscalização. Porém, se você pretende dirigir no México é importante saber qual documento utilizar.

Que época do ano é mais barato viajar para Cancún?

A época do ano mais barata para viajar para Cancún é durante a baixa temporada, nos meses de agosto, setembro e outubro. Além disso, é o período mais quente do ano. No entanto, diversos especialistas não recomendam viajar para o país durante esses meses. Isso porque embora sejam meses mais quentes, as chuvas são mais constantes e há mais riscos de tempestades e furacões.

Os melhores meses para viajar para Cancún e aproveitar ao máximo são abril e maio. Nesses meses, a temperatura é agradável, os preços não são tão altos e não há riscos de desastres naturais.

Quais meses tem sargaço em Cancún?

A “temporada de sargaço” no México vai de abril a meados de setembro. No entanto, o acúmulo de sargaço nas praias de Cancún é bem menor, comparada com outras regiões do país. Quando aparecem, não costumam durar muito.

O sargaço é um gênero de algas castanhas causadas pela acumulação de matéria orgânica dos organismos alóctones, como ervas marinhas e macroalgas nas praias.

Onde não deixar de ir em Cancún?

Praias

Cancún é famosa por suas belas praias com mar azul da cor do céu, águas cristalinas e areia branquinha. Entre as mais famosas estão: Playa Tortugas, Playa Delfines, Playa Caracol e Chac-Mool. 

Chichen-Itzá

Chichen-Itzá é um sítio arqueológico considerado uma das novas maravilhas do mundo. Localizado a cerca de 200 km de Cancún, a civilização antiga chama a atenção pela pirâmide de Kukulcán.

Sítio arqueológico de Tulum

Na beira do mar de Tulum estão as ruínas de construções maias. A cidade maia foi utilizada como porto por estar de frente ao mar e se tornou um dos maiores pontos turísticos do mundo.

Cobá

Cobá é um sítio arqueológico em ruínas, cercado pela mata, que está há 170 km de Cancun. O ponto mais importante do local é o “castillo”, uma pirâmide que se pode subir e que tem mais de 40 metros de altura. 

Cenotes de Tulum e Playa del Carmen

Os cenotes são como cavidades preenchidas por águas cristalinas que eram utilizadas em rituais maias. Existem muitos tipos de cenotes e estão localizados principalmente na região de Playa del Carmen e Tulum. Os cenotes são formados por águas cristalinas e uma natureza exuberante.

Isla Mujeres

Isla Mujeres é uma ilha de pequeno porte, que pode ser acessada por barcos que saem de alguns pontos ao longo da Zona Hoteleira de Cancun. A Playa Norte é um dos lugares mais badalados da ilha, há também um museu subaquático (MUSA) e muito mais para visitar nesse local.

Cozumel

A ilha de Cozumel é um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Cercada por águas cristalinas e ponto de parada de cruzeiros, a ilha tem lojinhas boas para compras e restaurantes variados, além de hotéis propícios para quem busca um ambiente menos badalado do que Cancún. 

Playa del Carmen

Playa del Carmen é uma cidade próxima de Cancún, bem simples, com hotéis de pequeno e médio porte próximos da areia. Além de bons restaurantes, muitas lojinhas, vida noturna animada e uma atmosfera de férias o tempo todo.

Tulum

A cidade vizinha de Cancún é um sítio arqueológico, que atrai quem busca tranquilidade e charme. Em Tulum o ritmo é mais tranquilo, os hotéis são construídos no meio da natureza, tem estabelecimentos de comidas naturais e lembra bastante uma vila rústica na beira do mar, completamente diferente do que Cancún oferece.

Passeios de barco 

Você vai encontrar roteiros para fazer passeios no mar de Cancún ou na Lagoa Nichupté, que fica no meio da Zona Hoteleira. Há muitas embarcações com temas de piratas e embarcações menores, que permitem até que o turista pilote.

Atividades aquáticas

Cancún oferece diversas atividades aquáticas para fazer, como andar de caiaque, fazer snorkeling ou mergulho com cilindro, além de parasailing, windsurf ou kitesurf.

Nadar com tubarão-baleia

Esse passeio é feito em uma época específica do ano, entre maio e setembro. O barco vai até um ponto longe da costa onde as baleias costumam aparecer. A atividade é feita em mar aberto, com o animal livre e a sensação de ver um animal tão grande de perto é indescritível.

Qual moeda levar para Cancún?

Compre dólares no Brasil e leve para Cancún. Dessa forma, você evita altas taxas de IOF e foge das cotações variáveis dos estabelecimentos. Ao chegar em Cancún, troque parte dos dólares por pesos. Fique com dólares e os pesos, assim você pode escolher como pagar, optando pela mais vantajosa no momento. 

Você também pode usar seu cartão de crédito. As compras no crédito são permitidas na maior parte dos restaurantes e lojas, mas você também encontra caixas eletrônicos para sacar dinheiro em dólar ou em peso mexicano.

A moeda oficial do México é o peso mexicano, mas o dólar é uma moeda muito utilizada na cidade. Os estabelecimentos comerciais aceitam tanto dólar quanto o peso mexicano Alguns locais expõem os preços em dólares e outros em pesos. Mesmo em lugares que aceitam dólar, o troco costuma ser em pesos mexicanos. Ter as duas moedas vai te ajudar a economizar, utilizando aquela com a melhor cotação no momento.

Resumindo

Qual moeda levar para Cancún?

Leve dólares e quando chegar em Cancún troque parte do dinheiro por pesos mexicanos. Assim, você pode usar as duas moedas em suas compras e pagar com a mais vantajosa em cada momento.

Quais meses tem sargaço em Cancún?

A “temporada de sargaço” no México vai de abril a meados de setembro. No entanto, o acúmulo de sargaço nas praias de Cancún é bem menor, comparada com outras regiões do país. Quando aparecem, não costumam durar muito.

Preciso de visto pra entrar em Cancún?

Não é preciso de visto para entrar em Cancún. Porém, se o seu voo tiver conexão com algum país nos Estados Unidos, você vai precisar do visto.

Related posts

SiSU 2025: quem pode participar, datas e como se inscrever

De Olho no Câmbio #312: Janeiro trouxe consigo um pouco de estabilidade

Campeonato Paulista 2025: onde assistir aos jogos do seu time? Confira a lista completa de transmissão