Briefing: o que é, para que serve, benefícios e exemplos

A elaboração de um briefing pode ajudar no desenvolvimento de trabalhos de faculdades a projetos de grandes empresas. Veja como ele pode ser um aliado para atingir resultados satisfatórios.

O briefing é a primeira etapa do processo de desenvolvimento de um projeto. É onde serão coletadas informações com o intuito de direcionar como deve ser feita a produção de algum trabalho específico. Nele, vai conter ideias, problemas, soluções e até comprovações de acordos, tem o intuito de explicar os objetivos de forma clara e evitar falhas de comunicação.

Muitos não sabem, mas o briefing é uma ferramenta ampla que vai além dos que são elaborados em agências de marketing. Há briefings para criação de sites, materiais ricos e até para uma única logo.

A diferença entre eles está na quantidade de informações e dados que serão suficientes para executar o determinado projeto.

O que é briefing e para que serve?

O briefing é um documento que serve como um guia para a execução de um projeto. Ele reúne todas as ideias que o cliente tem para o trabalho a ser desenvolvido, e assemelha-se a um manual de instruções. Nele também constam dados da empresa, mercado de atuação e público-alvo.

Ou seja, espera-se que as equipes, ao visualizarem o briefing, tenham uma orientação clara sobre os objetivos a atingir e planos de ação.

A elaboração desse documento deve ser precisa e objetiva, pois as pessoas envolvidas nele farão diversas consultas para fundamentar as estratégias e tomadas de decisão.

Dentro dos setores de publicidade, o briefing é conhecido como uma das etapas iniciais do processo comercial de uma empresa, e por isso ele merece muita dedicação. Mal feito, todas as etapas subsequentes da execução de um projeto podem ser prejudicadas.

Uma particularidade desse documento é que ele não precisa ser interpretado apenas de cima para baixo. Essa visão também pode ser feita a partir de qualquer tópico ou por tópico separadamente, pois envolverá o trabalho de várias equipes distintas.

Os projetos de um briefing podem ser para site, campanha de marketing, peça publicitária, identidade visual e por aí vai.

Esse documento pode ser separado por informações básicas, técnicas e criativas, onde deve ser escrita uma ideia de como seria todo o processo finalizado.

Quais os tipos de briefing?

Briefing geral para campanha de marketing

Briefing geral para campanha de marketing abrange a produção de vários tipos de materiais em conjunto. Nesse modelo, é necessário constar quando essa campanha de marketing começa e termina, metas, canais de divulgação, tipo de peças e quantidade que serão produzidas, além do conceito da campanha. Ele deve ser o mais padronizado possível.

Quando falamos de material, estamos referindo a posts para o Instagram, vídeos para o YouTube, flyers, banners para site e até comercial de TV. Ao redigir as informações, é interessante explicar detalhadamente o que se espera do material final.

Briefing para criar um site de notícias

O briefing para criação de um site de notícias tem instruções sobre como será a interface do site. Os desenvolvedores precisarão de informações, por exemplo, sobre a paleta de cores, onde o logo ficará posicionado e onde os botões de ação ficarão localizados.

Exemplo de informações em um briefing para criar um site de notícias: o site deve conter a página inicial, de contato e de categorias. Se o cliente quiser efeitos de passada de mouse na tela, ou algum tipo de animação, deve ser especificado no documento.

Briefing de blogpost

O briefing de blogpost tem orientações para produzir textos com especificações sobre quantidade de palavras pretendidas, a palavra-chave para performar nos motores de busca, imagens, a qual o tipo de persona o texto se refere, a distribuição de heading tags (h1, h2, h3) e qual o Call To Action (chamada para ação) deve conter no texto.

Briefing para criar um logotipo

No briefing para criar um logotipo devem constar informações sobre paleta de cores e o segmento do negócio. Por exemplo, o cliente quer um logo para uma banda de rock, com as pontas detalhadas. As cores que devem ser priorizadas são o vermelho e preto, com o contorno de mesma cor. A banda segue o gênero rock e tem como base questões sociais como inspirações para as músicas. O logo será aplicado em mídias sociais e em produções artísticas de concertos.

Briefing para mídias sociais

No briefing para mídias sociais é preciso descrever formatos da publicação, como carrossel ou estático, o direcionamento do conteúdo e a data em que o conteúdo deve ser postado. Por exemplo, 6 telas de carrossel sobre o Dia do Empreendedor. A primeira imagem seria uma capa e as demais com cinco dicas para ter sucesso nessa área. Na legenda, devemos falar rapidamente sobre a data e trazer um CTA para o usuário conferir as imagens. A data da postagem será no dia 5 de outubro, às 8h30.

Briefing para material rico

Um briefing para material rico deve especificar a quantidade de palavras que o projeto terá, capítulos e quantas imagens serão utilizadas, por exemplo. Os materiais ricos mais conhecidos são os e-books e os infográficos. 

Exemplo de briefing para e-book: vamos produzir um material com informações sobre o movimento grunge na década de 1990. Devemos incluir fotos das primeiras bandas que surgiram nessa década e como elas se sobressaíram nas rádios da época, em relação aos outros gêneros musicais. 

Os capítulos devem seguir o seguinte formato:

  • O que é o grunge e como ele surgiu?
  • Em qual país o grunge se consagrou?
  • Quais as principais bandas de grunge?
  • Quem são os principais vocalistas desse gênero musical?
  • Como o grunge se manteve nas décadas subsequentes?

Os materiais ricos são boas estratégias para gerar leads qualificados.

Por que o briefing é importante?

O briefing é importante para o desenvolvimento de projetos, pois ele organiza, em um único documento, as etapas de execução de maneira clara e ordenada. No briefing, serão reunidas as informações mais relevantes, visando instruir e direcionar uma equipe para a entrega do projeto. Dessa forma, solidifica ideias e alinha expectativas do cliente.

O briefing reúne as informações mais importantes do projeto

O briefing organiza a etapa de desenvolvimento de um projeto, porque nele estarão todas as informações relevantes sobre como ele deve ser desenvolvido. Dessa forma, as etapas de desenvolvimento podem ser segmentadas por equipe de criação, mídia e planejamento. Assim, eles terão ciência dos objetivos e das principais informações.

O briefing diminui falhas na comunicação e desvios do projeto

Ao criar um bom briefing e segui-lo corretamente, o projeto terá poucas chances de desviar-se do foco ou de ter falhas de comunicação entre as diferentes equipes.

O briefing alinha as expectativas entre cliente e empresa

Um briefing alinha as expectativas entre cliente e empresa, pois alcançar as expectativas do cliente de maneira mais precisa se torna mais fácil ao seguir um bom briefing. A equipe precisa estar ciente de detalhes importantes sobre a empresa, suas necessidades e demandas, para que a entrega atinja seus objetivos.

Quanto mais informações forem extraídas para o briefing, menores as chances de divergências no projeto. O ideal é que esse documento seja exclusivo para cada cliente. Claro, muitas agências seguem um modelo completo, mas ele sempre deve ter informações aprofundadas e específicas do cliente que está sendo atendido.

O briefing traz mais produtividade para o trabalho da equipe 

Um briefing traz produtividade para o trabalho da equipe, o que vai favorecer tanto as equipes envolvidas no projeto, quanto o cliente. Afinal, há prazos a cumprir. A ideia é que o briefing torne o andamento do processo de criação mais ágil, pois conterá todas as informações do que deve ser feito. Dessa forma, esse requisito vai ajudar a aumentar a produtividade para a empresa e os profissionais.

O briefing diminui a necessidade de retrabalho nas tarefas

O briefing diminui o retrabalho, pois o ato de fazer muitas correções afeta a comunicação entre o cliente, e prejudica o andamento das outras demandas que a agência tem.

Embora não seja possível evitar o retrabalho em sua totalidade, a ideia é chegar próximo do que foi pensado pelo cliente. O desenvolvimento de um briefing amplo e aprofundado auxilia a diminuir esse possível estado de insatisfação. Porém, devemos entender que pequenos ajustes são diferentes de retrabalhos.

O que deve ter em um bom briefing?

Objetivo do projeto

O objetivo do projeto em um briefing é o que vai guiar os responsáveis a montarem um material adequado. É ele quem define os resultados esperados. Vale considerar que a finalidade de um briefing para blogpost é diferente de um traçado para mídias sociais. Por isso, o objetivo de ambos deve ser claro.

Autor ou responsável pelo projeto

O responsável pelo projeto deve ser delegado nos briefings. Se for um trabalho de várias pessoas, isso é necessário para prestação de contas e otimizar a organização e comunicação.

Público-alvo a ser alcançado pelo projeto

Todo projeto tem um público-alvo. No briefing, faça representações fictícias de um perfil de personas e coloque-as no documento para consultar sempre que for preciso. É preciso incluir detalhes como idade, gênero, renda, localização, estilo de vida, tipo de trabalho, interesses e hobbies. Em seguida, digite a dor que seu produto resolve para a persona.

Prazo de entrega do projeto

Inserir o prazo de entrega do projeto em um briefing é importante para alcançar os objetivos traçados e não atrasar o planejamento. Dessa forma, você deve incluir datas de publicação de blogpost, elaboração de um logotipo, postagem nas redes sociais, entre outras.

Como fazer um briefing?

1. Escreva um histórico da empresa

Ao escrever o histórico da empresa no briefing, os responsáveis pela formulação devem resumir sobre a fundação, os sócios e parceiros, sucessos, crises e estágios de crescimento a depender do tamanho do negócio.

Essas informações e dados formarão uma narrativa para entender a identidade da marca, como funcionam as operações e como os trabalhos foram se desenvolvendo ao longo dos anos.

2. Especifique os públicos consumidores

O briefing deve conter quem é o público-alvo, os interesses e como a empresa vem trabalhando para solucionar as dores deles.

Para o projeto ser bem-sucedido em uma estratégia, é importante que a empresa passe por atividades como pesquisas de mercado, que indicam níveis de satisfação e interesses de clientes, além de possibilidades de expansão no mercado.

Outra forma de ter um público-alvo específico é criando personas, que são perfis ideias de clientes que a empresa busca para seus produtos. Por exemplo: mulheres de 18 a 45 anos de renda média que valorizam shampoos veganos.

3. Verifique as empresas concorrentes

O próximo passo é listar a concorrência direta ou indireta e estudar quais pontos que elas vem se destacando e quais poderiam ser melhorados. Fazendo isso no briefing, será possível reunir as práticas favoráveis de mercado, o que pode ser aderido em conjunto e melhorado em relação à concorrência.

4. Coloque informações de aspecto estratégico

Informações de aspecto estratégico é algo que uma empresa que quer se tornar competitiva e atraente ao seu público-alvo deve fazer.  Com uma análise SWOT é possível conhecer suas oportunidades e ameaças. Com isso é possível potencializar suas forças, amenizar suas fraquezas e evitar que lhes causem erros, encontrar oportunidades para melhorar seus serviços ou criar novos e se antecipar a ameaças no mercado.

5. Descreva detalhadamente o modelo padrão de comunicação

O modelo de padrão de comunicação a ser adotado no briefing é como deve ser definida a forma que o projeto será comunicado ao público-alvo, como a mensagem será transmitida. É pensado após se fazer todo o diagnóstico da descrição da empresa.

6. Insira metas e objetivos primários e secundários

No briefing, é preciso inserir as principais metas e seus impactos caso sejam ou não atingidas. Por isso, pense bem no objetivo do projeto, e o que precisa fazer para alcançá-los. A equipe também pode listá-los em ordem de prioridade e urgência. Por exemplo, se a empresa não elevar em 25% as vendas de um produto ou serviço, poderão ocorrer impactos consideráveis.

7. Defina o orçamento do projeto

No briefing, é preciso saber quanto o cliente está disposto a investir. Trata-se de ajustar a execução do projeto com base no valor disponível para o investimento. Com essa parte esqueletada, será possível indicar, por exemplo, as melhores mídias de veiculação para aquele serviço e quais etapas do processo alocar mais ou menos recursos, de acordo com as prioridades das metas estabelecidas.

8. Estabeleça prazo e cronograma de execução

Estabelecer prazos e criar um cronograma são etapas essenciais para o seu briefing. Coloque o prazo para a execução do projeto, a fim de otimizar o tempo das partes envolvidas. Isso também vai evitar atrasos. A equipe precisa pensar o tempo, por exemplo, que o cliente levará para sinalizar aprovação e o tempo para realizar ajustes.

9. Defina métricas de sucesso

Use métricas de sucesso no briefing para mensurar o sucesso do projeto. Caso o objetivo inicial fosse o aumento de vendas, as métricas podem conter o número de vendas concretizadas, o retorno sobre investimento (ROI) e o aumento do tráfego em determinada plataforma.

Por exemplo, após o projeto houve um crescimento de 30% nas vendas de um novo curso comparado a um período anterior. ROI de 3x o valor investido no projeto, aumento de 15% do tráfego nas redes sociais durante o período que o projeto finalizado esteve em vigor.

Vale a pena fazer um briefing em todos os trabalhos

A formulação de um briefing busca ser bastante detalhada. O briefing é frequentemente utilizado nas agências e em setores de marketing, mas não são limitados a eles. Ele pode facilitar a vida das pessoas em situações do cotidiano, no qual é necessário reunir uma gama de informações para iniciar projetos diversos. Pode ser utilizado para trabalhos de faculdade, plano de vendas, criação de sites entre muitas outras finalidades.

Agora que você sabe que qualquer um pode criar um briefing, conheça as redes sociais da Remessa Online! Estamos no Facebook, Instagram e X.

Resumindo

O que é briefing e para que serve?

O briefing é um documento que serve como um guia para a execução de um projeto. Ele reúne todas as ideias que o cliente tem para o trabalho a ser desenvolvido, e assemelha-se a um manual de instruções. Nele também constam dados da empresa, mercado de atuação e público-alvo.

Como fazer um briefing?

1. Escreva um histórico da empresa
2. Especifique os públicos consumidores
3. Verifique as empresas concorrentes
4. Coloque informações de aspecto estratégico
5. Descreva detalhadamente o modelo padrão de comunicação
6. Insira metas e objetivos primários e secundários
7. Defina o orçamento do projeto
8. Estabeleça prazo e cronograma de execução
9. Defina métricas de sucesso

O que deve ter em um bom briefing?

– Objetivo do projeto
– Autor ou responsável pelo projeto
– Público-alvo a ser alcançado pelo projeto
– Prazo de entrega do projeto

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