Sua empresa precisa ter mais eficiência na hora de adquirir clientes? Confira como o Bullseye Framework pode ajudar.
O marketing vem evoluindo com rapidez nos últimos anos. Afinal, as empresas precisam encontrar meios de se destacar da concorrência e conquistar vantagem competitiva. Nesse cenário, várias metodologias surgem para facilitar a atração de clientes. Uma delas é o Bullseye Framework.
Essa estratégia tem um objetivo simples: permitir a identificação dos melhores canais para investimento, de acordo com a situação atual. O resultado é o crescimento da sua base de clientes, a redução do desperdício de tempo e de recursos, e o aumento da eficiência dos processos corporativos.
Achou interessante? Neste conteúdo, vamos explicar melhor como essa metodologia funciona, de que forma ela impactará seu negócio e o que você pode esperar ao aplicá-la na sua empresa.
Então, que tal saber mais? Confira o material e boa leitura!
Afinal, o que é a metodologia Bullseye Framework?
O Bullseye Framework é uma metodologia que visa à definição dos melhores canais de captação de clientes. Isso é determinado a partir do estágio em que os potenciais clientes se encontram no relacionamento com a empresa. Dessa forma, essa é uma estratégia de growth hacking, ou seja, de aceleração de crescimento.
Adaptando para o português, o termo bullseye significa algo como “acertar na mosca”. Portanto, fica claro que essa metodologia tem o propósito de trazer mais eficiência e precisão na escolha dos canais adotados.
Para chegar a essa conclusão, a empresa utiliza as personas. Com isso, consegue entender quais são seus potenciais clientes e tem uma chance maior de atraí-los. A partir disso, é possível determinar quais são as melhores estratégias para cada etapa da jornada de compra.
Como o método surgiu
Essa estratégia surgiu a partir do livro “Traction: how any startup can achieve explosive customer growth”, de Gabriel Weinberg e Justin Mares. Nessa obra, os autores mostram como o Bullseye Framework ajuda a empresa a crescer e ganhar tração a partir da escolha dos canais mais adequados.
Apesar de ser utilizada para diferentes tipos de empresas, essa metodologia foi direcionada para startups e pequenos negócios com o objetivo de escalarem suas operações. Em qualquer um dos casos, o propósito é entender quais alternativas são mais viáveis para obter bons resultados com as vendas.
Até mesmo porque existe um grande número de canais disponíveis — e a empresa precisa saber quais deles são mais eficientes para cada caso. Por exemplo, seria marketing de conteúdo? E-mail marketing? Links patrocinados? Eventos online? A resposta depende de cada situação.
Ou seja, a estratégia ajuda a focar aquilo que é realmente eficiente para a situação vivida pela sua empresa. Até mesmo porque você deixa de “dar tiros no escuro” e sabe quais canais realmente são importantes para garantir a conversão das vendas.
Como o Bullseye Framework funciona?
Essa estratégia de growth hacking considera 19 canais para adquirir clientes. Eles são separados em 3 camadas. Cada uma delas representa um potencial específico para sua empresa:
- camada externa: abrange todos os canais passíveis de investimento em tráfego;
- camada do meio: são os mais interessantes. No total, são 6, que apresentam chances de trazerem resultado;
- camada interna: apresenta os 3 mais promissores, que tendem a ser os mais eficazes.
Observe que cada uma dessas camadas estruturam uma espécie de alvo. Assim, o propósito é atingir a parte interna para ter uma chance maior de alcançar bons resultados.
Quais são os principais canais abordados por essa metodologia?
Para chegar à definição dos canais mais promissores, o Bullseye Framework exige que você conheça as 19 possibilidades. Isso porque todos são importantes. O que muda é a importância de cada um deles para o contexto em que sua empresa se insere.
Veja, a seguir, quais são as possibilidades e o que cada um dos canais representa.
Acordos e negociações
Consiste na prática de fechar parcerias com outros negócios. O objetivo é que o público-alvo de uma empresa passe para a outra, no caso, a sua. Ainda assim, as duas partes são beneficiadas. Isso porque a prática é mais comum quando uma marca oferece produtos complementares à outra. Por exemplo, celulares e capinhas.
Apresentações
Representam oportunidades de falar sobre a sua empresa em público, divulgando-a. É o caso de ministrar cursos e palestras para repassar seus projetos e mostrar os valores da sua marca. O propósito é gerar mais valor.
Eventos
É a organização de eventos online ou presenciais próprios da marca. Oferecem a oportunidade de parcerias e networking. Isso porque atraem um público interessado e especializado. Alguns exemplos são:
- conferências;
- aulas;
- encontros;
- congressos;
- workshops.
O objetivo dos eventos é apresentar aspectos que envolvem o seu mercado de atuação. Ao mesmo tempo, isso ajuda a divulgar as soluções da marca e atrair clientes.
Trade show
Também chamadas de feiras de negócios, contêm estandes de empresas com diferentes tipos de produtos. Portanto, esse não é um evento seu, mas a sua empresa participa dele. A vantagem é a possibilidade de interação com clientes, potenciais compradores e imprensa. Assim, é possível divulgar sua empresa e fazer networking.
Assessoria de imprensa
É o ato de gerar materiais para divulgação em sites, jornais, revistas e programas de rádio e TV especializados. Diferentes tipos de conteúdo podem ser trabalhados, como:
- releases;
- matérias;
- entrevistas coletivas;
- outros materiais de comunicação.
O propósito é que os conteúdos sejam relevantes para determinado segmento de público e ajudem a fortalecer a sua marca, por exemplo, por meio do brand strategy.
Jogada publicitária
É um canal que implica ação inusitada para divulgar a marca. O objetivo é chamar a atenção de potenciais clientes e conquistar mídia espontânea. Muitas vezes, essa estratégia é corajosa e controversa para conquistar um espaço na imprensa.
Um exemplo de jogada publicitária foi a ação do McDonald’s em 2019, quando transformou seu nome para Méqui. A ideia foi se aproximar do público, já que é assim que os brasileiros chamam a marca. Isso gerou um buzz positivo para a empresa.
Programa de afiliados
Consiste na estratégia de criar um produto físico ou digital e disponibilizar em uma plataforma online. Outra pessoa, um afiliado, divulgará o item por meio de um link específico. A cada venda realizada, é paga uma comissão. Para a sua empresa, a vantagem é alcançar um público maior e se tornar mais conhecida.
Engenharia
Aplicada ao marketing, a ideia é desenvolver softwares e apps para melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, é possível conquistar leads (potenciais clientes) mais qualificados. Isso porque há um aprimoramento do serviço prestado e da usabilidade da solução.
Plataforma existente
Implica ter perfis em plataformas já conhecidas e consolidadas para alavancar seu crescimento e gerar audiência. Alguns exemplos são:
- Facebook, Instagram e outras redes sociais;
- Google Meu Negócio;
- Play Store.
Vendas
Aqui, o propósito é criar estratégias de vendas sustentáveis. Elas devem ser passíveis de mensuração e atualização constante. Além disso, as próprias equipes comerciais são responsáveis por esse trabalho. Assim, fica mais fácil gerar leads e realizar a prospecção ativa de clientes.
Comunidades
Busca gerar formas de conectar a empresa e seus clientes mais engajados. A ideia é gerar fãs (promotores) da marca, enriquecer a cultura e fortalecer o digital branding.
Para isso, é importante identificar e alimentar fóruns e grupos de pessoas. Ao alcançar o engajamento, você consegue divulgação voluntária, além da troca de experiências. Tudo isso leva a uma aproximação maior.
Publicidade tradicional
Abrange os meios offline de divulgação. Entre eles estão outdoors, rádio, TV, panfletos, banners etc.
Publicidade online
Foca os meios digitais. Por exemplo, redes sociais e sites. Abrange qualquer ação realizada em ambiente virtual.
Marketing de conteúdo
Envolve uma série de estratégias de marketing digital que busca educar o lead em sua jornada de compra a partir de conteúdos específicos. Assim, ele percorre a jornada de compra e tem mais chances de converter ao final do processo, ou seja, de adquirir um produto ou serviço.
Blogs populares
Abrange a realização de parcerias com blogs ou influenciadores de determinado nicho. A proposta é utilizar a empatia para se conectar com o público, validar o produto e gerar tráfego.
Além disso, o blog é uma plataforma essencial para divulgação de conteúdo próprio sobre a empresa, o segmento ou o produto/serviço. Por isso, é uma das principais ferramentas utilizadas para nutrir os leads e dirigi-los pelo funil de vendas.
SEM
É o Search Engine Marketing, ou anúncio em mecanismos de busca. A ideia é utilizar o Google Ads e outras ferramentas para fazer sua marca aparecer entre os primeiros resultados. Pelo menos, quando o usuário digitar palavras-chave específicas.
Essa é uma estratégia para quem deseja atrair clientes com mais rapidez. Porém, sempre deve ser combinada a ações orgânicas, que são mais sustentáveis ao longo do tempo.
SEO
É o Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. Diferente do SEM, o SEO foca na melhoria do site de forma orgânica para aparecer entre os primeiros resultados. Por isso, é uma estratégia que leva um tempo maior para surtir efeito. Por outro lado, é uma alternativa para sua empresa atrair clientes de forma constante.
E-mail marketing
Consiste em uma estratégia de envio de e-mails com conteúdos relevantes para nutrir os contatos, atrair clientes e fechar vendas. Aqui, existem duas alternativas:
- fluxo de nutrição: é disparado a partir de uma ação do usuário. Por exemplo, ao baixar um e-book. Como ele deixa suas informações de contato, passa a receber alguns e-mails periódicos que vão encaminhando-o pelo funil de vendas. O objetivo é que, no final, ele faça determinada ação;
- newsletter: abrange e-mails frequentes para tratar dos melhores assuntos do blog, conteúdos mais lidos ou relevantes etc. O objetivo é nutrir esse usuário para que ele continue lembrando da sua marca.
Vale a pena lembrar que esse canal — assim como outros do Bullseye Framework — traz mais resultado ao ser combinado com outras opções. Por exemplo, o e-mail marketing deve ser potencializado com técnicas de SEO.
Marketing viral
O propósito é aumentar o engajamento da base por meio da recomendação dos produtos ou serviços pelos clientes atuais. Para isso, é necessário criar mensagens diferenciadas e que gerem um boom, ou seja, para que exista o desejo de serem compartilhadas. Isso tende a fortalecer o brand awareness.
Como utilizar o Bullseye Framework para atrair mais clientes?
Agora que você conheceu como essa estratégia funciona e quais são os canais existentes, está na hora de ver de que forma você pode aplicar o Bullseye Framework na sua empresa. O objetivo é atrair mais clientes e, por consequência, aumentar as vendas.
A questão é: como fazer isso de forma sólida? Siga as dicas que apresentamos abaixo.
Realize um brainstorming
Comece reunindo toda a sua equipe e avalie as possibilidades para cada canal. Considere quais são seus pontos fortes e fracos, qual é a presença da persona, o que pode ser oferecido etc. Nessa discussão, deixe os “achismos” de lado e foque os dados. Essa é a melhor opção para quem deseja ter bons resultados.
Ao avaliar todas as alternativas, pense como o canal pode ajudar a melhorar seus resultados. Por exemplo, se optar pela apresentação, qual seria o público ideal? Ou no caso de uma ação offline, onde seria melhor explorar esse recurso?
Durante esse processo, sempre tenha a sua persona em mente. Esse perfil deve direcionar a escolha dos canais a serem utilizados. Além disso, pense no orçamento disponível. Isso também ajudará a determinar quais são as melhores alternativas no Bullseye Framework.
Faça um ranqueamento de ideias
Assim que terminar o brainstorming, faça um ranqueamento de ideias para saber quais são as melhores. Essa lista deve guiar suas escolhas. A dica, aqui, é avaliar o custo-benefício. Isso porque o seu propósito é escalar o negócio. Portanto, é importante fazer o máximo possível com o mínimo de investimento.
Além disso, pense novamente na persona. Com essas duas questões bem definidas, faça três colunas em uma tabela. Elas representam as camadas do Bullseye Framework. Separe os canais da seguinte forma:
- coluna A (camada interna): coloque os canais que tendem a ser os mais promissores pela sua avaliação;
- coluna B (camada intermediária): considere aqueles canais que poderiam trazer resultados;
- coluna C (camada externa): avalie quais canais parecem mais distantes.
Defina os canais corretos
Essa etapa está diretamente vinculada à anterior. O propósito é identificar os três canais com maior potencial de tração para o seu negócio. Se você já tiver chegado a esse número, pode pular essa etapa. Caso tenha uma quantidade maior do que essa, repense até chegar a três.
Aqui, uma boa dica é considerar quais canais são interessantes, mas não trazem resultados rentáveis para a marca no longo prazo. Portanto, estabeleça uma espécie de pente-fino da viabilidade. É o caso de uma alternativa com boas perspectivas, mas que não se enquadra no orçamento disponível. Nesse caso, é melhor deixar de lado.
Realize testes
A quarta etapa consiste em testar as opções. Tenha em mente que todo canal deve ser acompanhado para trazer os melhores resultados. Afinal, cada empresa tem a sua realidade — e nem todas as opções do Bullseye Framework vão funcionar para você.
Quer um exemplo? O marketing de conteúdo e o SEO trazem ótimos resultados. Mas algumas empresas tiveram dificuldades. Fizeram grandes investimentos, mas não tiveram o retorno esperado.
Isso acontece devido a vários fatores, como falta de aplicação correta das estratégias, escolha de um canal inadequado, etc. Portanto, mensure, acompanhe e troque, se necessário.
Lembre-se, ainda, de que os testes servem para responder alguns questionamentos. Os principais são:
- qual o custo de aquisição médio de clientes, em média, nesse canal?
- quantos clientes parecem estar disponíveis?
- os clientes que você recebe por esse canal são aqueles que você deseja conquistar? Ou seja, eles têm qualidade?
Mantenha uma boa frequência
Por fim, mantenha o foco. Os canais testados que trouxeram bons resultados devem ser trabalhados e ter seus esforços direcionados para surtir efeitos ainda melhores. A dica, aqui, é extrair o máximo de tração disponível e fazer testes constantes para descobrir de que forma otimizar a sua estratégia.
Nesse processo, considere a frequência de aplicação a partir dos canais que apresentam o melhor desempenho. Assim, você evita pulverizar as estratégias e focar no que é realmente relevante. Caso contrário, poderá ter problemas para alcançar o público certo.
Quais são as vantagens dessa metodologia?
O grande propósito do Bullseye Framework é direcionar o seu foco para alcançar o máximo de resultados possível. Por isso, é uma boa opção para reforçar a sua estratégia de marketing. Outros benefícios alcançados são:
- capacidade de encontrar abordagens diferentes no processo de considerar os diferentes canais;
- ampliação das melhores ideias de uma forma rápida e barata, a fim de garantir o retorno em escala;
- direcionamento mais eficiente das suas ações para gerar clientes;
- foco nas estratégias utilizadas;
- redução e melhor distribuição do tempo de trabalho entre os canais para assegurar o melhor fluxo operacional.
Assim, o Bullseye Framework é a metodologia certa para quem deseja ter mais eficiência nas suas estratégias de captação de clientes. Essa é a forma mais precisa de atrair o público certo, com grandes chances de fechar negócio e alcançar bons resultados.
Dessa forma, é possível alcançar a escalabilidade e até garantir a internacionalização da sua startup de forma sustentável.
E você, pensa em adotar os canais certos para fortalecer o seu negócio? Deixe o seu comentário e compartilhe sua experiência!
Resumindo
O Bullseye Framework é uma metodologia para identificar os canais certos para aquisição de clientes.
No total, são 19, mas você deve selecioná-los até ficar com os 3 mais eficientes para a sua empresa.