A Caixa Econômica Federal anunciou que vai reduzir juros em até 33% para micro e pequenas empresas. A decisão foi divulgada em reunião com a Frente Parlamentar de Empreendedorismo (FPE), no dia 11 de abril de 2023. Estima-se que cerca de 2,1 milhões de empreendimentos poderão contar com redução de juros e acesso a linhas de crédito diferenciadas.
A iniciativa é uma das propostas do governo para injetar dinheiro na economia, desenvolver a categoria e gerar empregos. Ainda em abril de 2023, o Ministério da Fazenda vai lançar outros pacotes de incentivo de crédito para pessoas físicas e jurídicas. A nova medida entra em vigor a partir de sua assinatura, no dia 12 de abril de 2023. O acordo foi firmado entre a Caixa e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais (CACB).
Ficou interessado na redução de juros da Caixa? Continue lendo!
Qual o objetivo da medida da Caixa que reduz juros para micro e pequenas empresas?
A medida da Caixa que reduz juros para micro e pequenas empresas pretende garantir o crescimento da categoria. O estímulo vai auxiliar clientes que geram mais emprego e têm mais dificuldade de conseguir linhas de crédito. A Caixa Econômica Federal estipula que cerca de 48% de seu público é composto por micro e pequenos empreendimentos.
Qual o percentual da redução de juros para micro e pequenas empresas?
A redução de juros será de 33% para micro e pequenas empresas, conforme anúncio da Caixa. As taxas para contração de crédito para capital de giro devem chegar, no máximo, a 1,21% por mês. Já as taxas para financiamento de materiais de trabalho não devem ultrapassar 1,34%. Essa redução foi viabilizada graças ao acordo entre a Caixa e a CACB.
Quantas empresas serão impactadas pela medida da Caixa que reduz juros para micro e pequena empresa?
Mais de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs) serão beneficiadas pela medida da Caixa, que reduz os juros para micro e pequenas empresas em até 33%. A expectativa é que essa solução em crédito e atendimento ajude esses negócios a crescerem e prosperarem.
Quem garante esse objetivo é a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Ao anunciar a iniciativa, ela destacou que as empresas precisam de incentivos. “A função da Caixa no gerenciamento de programas sociais está retornando e, junto com isso, o olhar para o desenvolvimento do país, voltado para o setor produtivo. Precisamos de crédito para produzir”, frisou.
A medida da Caixa que reduz juros para micro e pequena empresa chega como um alívio para o empresariado. Afinal, o aumento da taxa Selic nos últimos anos impactou negativamente o mercado. Isso gerou juros maiores, tornando empréstimos e financiamentos mais caros e aumentando as dívidas dos empresários.
Gostou de saber mais sobre esse tema? Quer receber conteúdos atualizados no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter!
Resumindo
A medida da Caixa que reduz juros em até 33% para micro e pequenas empresas entra em vigor a partir de 12 de abril de 2023 com a assinatura do acordo com a CACB. As novas condições devem valer em todas as agências do banco, que trabalha para oferecer um atendimento digital completo para os beneficiados pela redução.
A medida da Caixa que reduz juros para micro e pequenas empresas pretende estimular o crescimento da categoria. A Caixa Econômica Federal estipula que cerca de 48% de seu público é composto por empreendimentos de menor expressão. Assim, o estímulo vai auxiliar clientes que geram mais emprego e têm mais dificuldade de conseguir crédito.