Neste primeiro dia útil de 2020 (02/01) o mercado de câmbio abre sob a influencia de assuntos pendentes de 2019, como o acordo comercial entre Estados Unidos e China e o Brexit.
O Dólar americano fechou o dia 30 de dezembro cotado a 4,0195, após ter começado o dia em 4,0484. O Euro fechou o dia 30 em 4,5015, após ter iniciado o pregão em 4,5202. A americana abriu esta quinta-feira cotada a 4,0197 e o abriu o dia cotado a 4,5097.
Agenda de hoje
No exterior, os principais dados econômicos a influenciar o são os indicadores antecedentes europeus. Além dos PMIs da , será conhecido o volume de novos pedidos de seguro-desemprego nos . Além dos indicadores, o mercado estará de olho na ata da última reunião do do Federal Reserve (FOMC).
No Brasil, serão conhecidos o saldo da balança comercial referente ao mês de dezembro e fluxo cambial semanal.
Perspectivas para o dia
x
Com a expectativa da assinatura do acordo comercial entre e China, e pelo desempenho dos indicadores antecedentes domésticos positivos, o deve continuar ganhando força sobre o no mercado de câmbio neste primeiro dia útil de 2020.
x
A despeito da chegada do Brexit e, consequentemente da relativa deterioração da economia do , ambos com influência sobre a da Zona do , o deve continuar ganhando força sobre a do bloco europeu nesta quinta-feira.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.