De acordo com o levantamento We Are Social, da Meltwater, o Instagram foi a 3ª rede social mais usada no Brasil em janeiro 2023, com 113,5 milhões de usuários. Esse dado mostra o potencial da plataforma e de seu recente lançamento: os canais de transmissão no Instagram.
O novo recurso foi criado para apoiar os criadores de conteúdo e ajudá-los a estreitar sei laços com a audiência, promovendo uma maior conexão entre o influenciador e seus seguidores. Continue lendo e entenda mais sobre essa ferramenta.
O que é canal do Instagram?
O canal de transmissão do Instagram é uma nova ferramenta criada para auxiliar os criadores de conteúdo que desejam ter um relacionamento mais próximo da sua audiência. Com esse novo recurso, o criador de conteúdo pode compartilhar mensagens ou outros tipos de conteúdo para um grupo de usuários ao mesmo tempo. Assim como é possível no Telegram.
A ferramenta começou a ser disponibilizada aos poucos para alguns criadores de conteúdo, permitindo que eles compartilhem atualizações em vídeo, foto, texto, imagens, notas, além de promoverem enquetes, para estimular o engajamento e uma maior conexão com os seguidores.
Quem faz parte do canal recebe conteúdo diferente do que é postado no feed ou stories, pois a proposta é que seja um ambiente mais exclusivo. Esses usuários podem interagir com o conteúdo, curtindo e visualizando as publicações.
O criador de conteúdo pode criar um canal de transmissão aberto para todos os seus seguidores ou pode limitá-lo a assinantes pagos, assim eles receberão conteúdos exclusivos.
Como criar canal de transmissão no Instagram?
Vá na aba das mensagens inbox e toque no ícone para criar uma lista de transmissão. Nessa opção, você poderá criar um canal para todas as pessoas que te seguem ou apenas para os seguidores que apoiam o seu perfil financeiramente.
Para criar um canal de transmissão no Instagram, você precisa ter um perfil de criador de conteúdo. A ferramenta de lista de transmissão deve aparecer como disponível para o seu perfil. Verifique se você já foi notificado sobre essa nova funcionalidade no próprio aplicativo.
Após criar a sua lista de transmissão, seus seguidores serão notificados, mas você também pode divulgar o canal em seus stories ou por meio de um adesivo de listas de transmissão. Você seleciona o selo e o adiciona em um story, depois é só publicar. Todos os usuários que acessarem seu story poderão ingressar no seu canal a partir desse selo. Além disso, é possível incluir um pin em seu perfil, com o link para a sua lista de transmissão.
Como participar de transmissão no Instagram?
Quem tem um perfil pessoal no Instagram encontra algumas formas de entrar nos canais de transmissão. Uma delas é depois de receber uma notificação de que um produtor de conteúdo criou uma lista, é só tocar na notificação. Você também pode entrar em uma lista por meio de um adesivo inserido nos stories do produtor de conteúdo, toque nesse adesivo e você será direcionado para a lista de transmissão.
Depois que você entrar em um canal de transmissão, o chat da lista ficará disponível na sua aba de mensagens diretas. Você receberá uma notificação sempre que um novo post for publicado no canal do criador de conteúdo.
Quantas pessoas podem participar do canal?
O Instagram não divulgou se há um número limitado de pessoas em cada canal, mas nos canais dos grandes criadores de conteúdo há milhares de seguidores fazendo parte.
Por que criar um canal de transmissão?
Com um canal de transmissão, o criador de conteúdo consegue oferecer conteúdo exclusivo para o seu público. Isso ajuda a aumentar a conexão com os seguidores e a promover um maior engajamento, pois eles conseguem interagir de forma direta, embora não possam enviar mensagens no canal.
A divulgação do conteúdo exclusivo é interessante para quem quer divulgar uma novidade, compartilhar experiências ou levar a audiência para um outro tipo de conexão. Além disso, por meio do canal de transmissão, o influenciador consegue entender melhor qual o tipo de conteúdo seu público prefere receber e gosta mais de interagir.
A expectativa é de que no futuro, os canais sirvam para as empresas que queiram criar ambientes de troca exclusivos, para lançar produtos, serviços e oferecer vantagens para a sua audiência.
Outra vantagem para quem produz conteúdo é a possibilidade de centralizar o público em uma só rede social, pois o Instagram oferece diversas formas de interação e entrega de conteúdo.
Os micro influenciadores também têm muito a ganhar com essa ferramenta, pois podem começar a criar suas mini comunidades.
Resumindo
É uma nova ferramenta criada para auxiliar os criadores de conteúdo que desejam ter um relacionamento mais próximo da sua audiência, a compartilhar mensagens ou outros tipos de conteúdo para um grupo de usuários ao mesmo tempo e de forma exclusiva.
O Instagram não divulgou se há um número limitado de pessoas em cada canal, mas nos canais dos grandes criadores de conteúdo há milhares de seguidores fazendo parte.
Vá na aba das mensagens inbox e toque no ícone para criar uma lista de transmissão. Nessa opção, você poderá criar um canal para todas as pessoas que te seguem ou apenas para os seguidores que apoiam o seu perfil financeiramente.