Criadores de conteúdo, que precisam produzir textos e vídeos diariamente, também precisam encontrar maneiras mais simples e produtivas para garantir a eficiência do seu trabalho. Para ajudar, o Canvas, é uma excelente opção para profissionais que buscam praticidade para estruturar seus projetos.
Acompanhe abaixo as principais características do Canvas e veja como implementar a ferramenta. Vamos lá?
Quem pensa que trabalhar com produção de conteúdo é apenas escrever texto, está muito enganado. Criadores de conteúdo também precisam das melhores ferramentas para trabalhar no seu dia a dia. Para isso, uma excelente opção é o Canvas (Business Model Canvas – BMC), uma ferramenta prática para desenhar um negócio inovador. É um esquema simples, mas eficaz.
Mas afinal, o que é o Canvas? Esse modelo de negócios, idealizado por Alexander Osterwalder e outros especialistas, revolucionou a forma de representar um conjunto de soluções organizacionais e estratégicas que permitem à empresa criar, distribuir e adquirir valor. Ele é baseado em uma linguagem visual de rápido aprendizado e acessível para profissionais de qualquer área.
Por sua simplicidade, essa é uma ferramenta muito utilizada em startups e por criadores de conteúdo. De forma simples, podemos dizer que o Canvas é uma ferramenta utilizada para entender o hoje e se projetar no amanhã.
O interessante é que é possível adaptar a metodologia Canvas para qualquer área, não apenas formulação de negócios.
O Canvas de marketing de conteúdo é a adaptação da metodologia original para facilitar o dia a dia de criadores de conteúdo. Assim, em vez de criar um modelo de negócios, ele é utilizado para criar um planejamento de marketing de forma visual e prática.
Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar o que precisa ser feito. Para criadores de conteúdo, acaba se tornando até mesmo uma ferramenta que facilita na criatividade do dia a dia.
Como dissemos, o Canvas é uma ferramenta visual e o modelo original é composto por 9 blocos relacionados entre si. Mas, criadores de conteúdo podem fazer as adaptações necessárias de acordo com o que acontece em seu dia a dia e as suas necessidades.
Para facilitar, montamos um Canvas que abrange algumas das necessidades para a maior parte dos criadores de conteúdo.
Vamos explicar resumidamente cada um dos nove blocos.
O bloco “objetivos” é o primeiro a ser preenchido. Nele, você deve colocar quais são seus objetivos de marketing, que devem estar alinhados aos objetivos gerais da empresa. Lembre-se: as pessoas compram soluções para seus problemas. Logo, o objetivo de sua produção de conteúdo deve ser sempre solucionar problemas e dores.
Um criador de conteúdo deve saber com quem está falando. Por isso, é fundamental entender qual é o público-alvo e a persona de cada projeto. Aqui, vale destacar que persona e público-alvo são termos diferentes.
De forma simples, podemos dizer que a persona é alguém do seu público-alvo mais detalhado. Enquanto o primeiro define traços como nome, o que gosta de fazer, perfil de compra, entre outros, o segundo é mais genérico. Saiba essa diferença no momento de produzir seu conteúdo.
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É neste quadro que você deve colocar quais são suas estratégias de fato, como tipo de conteúdo, frequência de publicação, postura que a marca tem, entre outros. De acordo com essa estratégia é que serão definidos todos os outros passos.
Um criador de conteúdo deve atingir o público da forma correta. Por isso, é fundamental conhecer os canais de distribuição e as características de cada um. Primeiramente, é preciso saber qual o melhor canal para se comunicar com sua persona, ela está nas redes sociais? Lê blogs? Ou está no Youtube?
Além disso, é fundamental entender que cada canal de distribuição possui suas características próprias. Por exemplo, se você produz conteúdo para um blog, o tom de voz, forma de escrever e até o assunto serão diferentes de um feito para o Instagram ou canal no Youtube.
O espaço dedicado aos principais recursos tem como objetivo definir os ativos mais importantes necessários para uma boa produção de conteúdo. São eles que irão permitir criar valor, chegar a diferentes mercados e obter receitas.
Os principais ativos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Se você trabalha sozinho, por exemplo, deve colocar se precisa contratar alguém para este projeto em específico. Aqui também entram as parcerias necessárias.
Este é o momento de definir quais são as atividades mais importantes a serem realizadas para que a sua estratégia seja colocada em prática. Por exemplo, para um criador de conteúdo, as principais atividades incluem a pesquisa e desenvolvimento de todo conteúdo necessário.
Essas atividades devem fazer parte da rotina do criador de conteúdo e sua equipe. Aqui, você pode detalhar as principais tarefas que devem fazer parte do seu dia a dia seu (ou de sua equipe). Vale também estabelecer prazos para elaboração, por exemplo:
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Este bloco define quais são as ferramentas que você irá usar para completar aquele projeto. Como ferramentas podemos entender qualquer meio físico ou online que você pode usar. Algumas opções são:
É claro que essas são apenas algumas opções, existem inúmeras ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia.
Quais são os recursos necessários para que sua estratégia funcione? São eles que devem constar nesse bloco. É possível dividir os custos da seguinte forma:
Muitas vezes, produtores de conteúdo trabalham sozinhos e em home office, assim acabam esquecendo de fazer um bom planejamento financeiro. Não esqueça que seu custo não é apenas a internet que usa, mas também considere: energia, computador, antivírus, mesas e cadeiras de trabalho, almoço, câmera para quem produz vídeos e assim por diante.
Nesse quadro, você também pode colocar quanto irá receber por cada projeto.
Quando você não sabe onde quer chegar, não vai a lugar algum. Por isso, é fundamental detalhar quais são os resultados esperados com o conteúdo produzido. Para isso, você pode usar algumas métricas para medir a performance da estratégia estabelecida.
É importante lembrar que cada tipo de conteúdo tem suas próprias métricas. Algumas podem ser:
Agora que entendemos como funciona o Canvas, vamos ver quais são as suas principais vantagens. Podemos destacar:
Afinal, como aplicar o Canvas na sua empresa? Se você nunca usou o Canvas e não sabe por onde começar, siga o passo a passo a seguir e veja como é simples:
Precisa de ajuda? Então confira algumas dicas se você deseja implementar o Canvas.
Se você trabalha em equipe, incentive que todos participem. Assim, até mesmo a divisão de tarefas acaba sendo mais simples.
Uma das fases do modelo Canvas é o brainstorming. E para ser efetivo, a criatividade conta muito. Nem sempre o Canvas precisa ser feito dentro de uma sala de reuniões. Para mudar, peguem um papel ou quadro, papéis coloridos auto adesivos, canetas e lápis coloridos e vá para um parque ou um restaurante e, quem sabe, aproveitar para emendar o Happy Hour. Quanto mais criativo, melhor!
Nada impede que o Canvas seja feito em um tablet, computador ou smartphone. Mas essas, certamente, não são ferramentas adequadas. Se usar papéis, quadros, canetas e lápis coloridos, é mais fácil de organizar ideias e visualizar o modelo de negócios pronto.
Tudo muda e o modelo de negócio de uma empresa também. O Canvas deve ser o ponto de partida do seu negócio, mas ele nunca tem um ponto final. Sendo assim, use a ferramenta sempre que necessário.
Viu como o Canvas é uma ferramenta excelente para quem precisa criar um modelo de negócios simples e prático?
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