O carro elétrico tem conquistado a popularidade entre os motoristas brasileiros.
Em 2024, o Brasil bateu recorde de vendas de carros elétricos, com 177.358 emplacamentos, uma alta de 89% em relação a 2023, segundo dados da ABVE. Com esse crescimento, as montadoras estão ampliando a oferta de modelos no mercado nacional, tornando os preços mais competitivos.
Se você está pensando em comprar um carro elétrico, este guia traz informações essenciais sobre os custos, modelos disponíveis no Brasil e as diferenças em relação aos veículos a combustão.
Um carro elétrico é um veículo movido exclusivamente por eletricidade, sem usar gasolina ou diesel. Ele funciona com um motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável. Além disso, não emite poluentes e costuma ser mais silencioso e econômico na manutenção.
Diferente dos motores a combustão, que precisam de queima de combustível, o motor elétrico entrega potência de forma imediata e eficiente. A maioria dos carros elétricos usa motores de corrente alternada (CA), que são mais eficientes. Alguns modelos antigos ou menores ainda utilizam motores de corrente contínua (CC), mas são menos comuns.
No Brasil, o carro elétrico mais barato é o Renault Kwid E-Tech, a partir de R$ 99.990,00. Os valores variam conforme o modelo, marca, acessórios, autonomia, consumo, tecnologia, potência do motor e incentivos fiscais, podendo passar de 1 milhão de reais.
Marca | Modelo econômico | Modelo Sedan | Modelo SUV |
BYD | BYD Dolphin Mini 4 Lugares – R$ 118.000,00 | BYD Seal – R$ 299.800 | BYD TAN – R$ 536.800 |
Tesla | Model 3 – R$ 389.000 | Model Y – R$ 489.000Model X – R$ 795 mil | |
Volvo | EX30 – R$ 229.950 EC40 – R$ 334.950 | ||
BMW | BMW iX1 – R$ 362.950 | BMW i4 – R$ 469.950 BMW i7 – R$ 1.372.950 | BMW iX3 – R$ 519.950 BMW iX – R$ 726.950 |
O valor inicial de um carro elétrico costuma ser maior que o de um carro a combustão, mas ele pode representar uma economia a longo prazo. A eletricidade geralmente é mais barata do que gasolina, diesel e etanol, além da menor necessidade de manutenção.
Por exemplo, o BYD Dolphin Mini custa R$ 118.000, enquanto um modelo similar a combustão, como o Chevrolet Onix, parte de R$ 93.770. Já um Tesla Model 3 custa a partir de R$ 389.000, enquanto um sedã equivalente, como o Hyundai Elantra, custa R$ 148.250.
O tempo para carregar um carro elétrico pode variar entre 30 minutos a 8 horas, dependendo do tipo de carregador, capacidade da bateria e potência disponível. Carregadores rápidos em corrente contínua (DC) podem carregar de 10% a 80% em cerca de 30 minutos, enquanto carregadores domésticos em corrente alternada (AC) levam de 4 a 8 horas para uma carga completa.
Além disso, a tensão da rede elétrica e a potência do cabo de carregamento também influenciam no tempo total.
O preço para carregar um carro elétrico varia, em média, entre R$ 0,85 a R$ 2,10 por kw/h, dependendo do local, cidade e tipo de carregamento. Por exemplo, carregar um BYD Dolphin Mini custa aproximadamente R$ 25,20 para uma carga completa, considerando uma tarifa de R$ 0,85 kw/h, isso gera uma autonomia de 280 km.
Vale lembrar que, em alguns locais, é possível carregar o carro elétrico gratuitamente, como em postos de carregamento gratuitos em supermercados e shoppings espalhados pelo país.
Em geral, carregar um carro elétrico em casa é mais barato do que em postos de recarga. Por exemplo, em São Paulo, onde a tarifa média é de R$ 0,70 por kWh, o custo de recarga pode variar entre R$ 20 e R$ 90.
Se você usar uma tomada de 220V-20A, a potência máxima será de 4.400 W. Nesse caso, se o carro ficar carregando por 10 horas, o consumo total será de 44 kWh, resultando em um custo de aproximadamente R$ 22.
Modelo mais barato do Brasil, o Renault Kwid E-Tech custa R$ 99.990 e oferece uma autonomia de 185 km. Sua aceleração de 0 a 50 km/h acontece em 4,1 segundos, e ele conta com uma bateria de 26,8 kWh.
O BYD Dolphin Mini custa a partir de R$ 118.000 e é um compacto urbano para quatro pessoas. Sua aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 14,9 segundos, e a velocidade máxima é de 130 km/h.
O BYD Seal é um sedã elétrico premium que custa a partir de R$ 299.800. Com uma autonomia de 368 km e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
O Volvo EX30, vendido a partir de R$ 229.950, oferece uma autonomia de até 338 km e uma potência de 272 hp. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
O Volvo EC40, por R$ 334.950, tem uma autonomia de 385 km e acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos.
O BMW iX, por R$ 726.950, tem uma autonomia estimada de até 528 km e um consumo de energia entre 21,4 e 23,1 kWh, sendo um dos modelos mais avançados da marca.
O IPVA de um carro elétrico varia entre 0,5% e 2% do valor do veículo, dependendo do estado, já que a alíquota é definida individualmente por cada governo estadual. Em alguns casos, há redução ou até isenção da cobrança, conforme a legislação local.
Por exemplo, em São Paulo, há isenção para alguns modelos específicos, como Toyota Corolla e Corolla Cross. Na cidade de São Paulo, o desconto é de 50%, reduzindo a alíquota de 4% para 2%.
Já no Rio de Janeiro, a alíquota para veículos elétricos é de 1%, enquanto híbridos pagam 1,5%. No Distrito Federal há isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos, independentemente do ano do veículo.
O preço da bateria de um carro elétrico varia entre R$ 5 mil e R$ 20 mil, podendo chegar a R$ 60 mil, conforme o modelo e a capacidade. Contudo, a durabilidade média das baterias é de 8 a 15 anos.
O BYD mais barato é o BYD Dolphin Mini, que custa a partir de R$ 118.000 em 2025. Ele é um compacto com espaço para quatro pessoas e autonomia de cerca de 280 km.
O custo da recarga em postos varia entre R$ 0,85 e R$ 2,10 por kWh, dependendo da cidade e do tipo de carregamento. Algumas estações oferecem carregamento gratuito, como em shoppings e centros comerciais.
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