Carro sem entrada: é possível realizar esse financiamento?

Comprar carro sem entrada é uma possibilidade, sendo o financiamento uma solução para quem precisa de um veículo e não pode pagar pelo custo de aquisição. No entanto, para que todo o processo seja um sucesso, é necessário ter um bom planejamento financeiro.

Neste artigo, saiba como funciona a compra de um veículo sem entrada e como é possível optar pelo financiamento!

Como funciona o financiamento de carro sem entrada?

O financiamento de carro sem entrada permite a aquisição de um veículo sem pagamento inicial, dividindo o valor total em parcelas mensais, que tendem a ser mais altas devido à ausência da entrada. Esta modalidade pode implicar em juros mais elevados por refletir maior risco para a instituição financeira, chegando a 20% do valor do veículo.

Como funciona comprar carro sem entrada pelo Crédito Direto ao Consumidor (CDC)?

Comprar carro sem entrada por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o processo em que a instituição libera o valor total do veículo para os clientes com crédito pré-aprovado, como se fosse uma compra à vista. Em seguida, o consumidor pode ter o carro registrado em seu nome e deve devolver o valor em parcelas com acréscimo de um percentual de juros compostos conforme o contrato.

Trata-se de uma opção com menos burocracias e processos, não sendo necessário informar o objetivo do financiamento e podendo realizar a compra diretamente com a concessionária.

Como funciona comprar carro sem entrada com leasing?

Ao comprar carro sem entrada com leasing, o veículo fica registrado no nome da instituição que concedeu o financiamento até que o cliente quite a dívida. Desse modo, leva um tempo a mais até que o bem faça parte do patrimônio pessoal do comprador.

A modalidade conta com taxas de juros mais atrativas por não haver incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no valor. Ainda, a instituição financeira tem o direito de resgatar o veículo de clientes inadimplentes. 

Como funciona comprar carro sem entrada pelo consórcio?

Para comprar carro sem entrada com o consórcio de veículos, um conjunto de pessoas paga, mensalmente, um fundo de investimentos, antes de ter em mãos o bem. Assim, a cada mês, um dos clientes do grupo é contemplado e tem acesso a uma carta de crédito com o valor total do modelo.

A contemplação costuma acontecer por meio de um lance, no qual o cliente oferece um determinado valor para levar o carro, ou de sorteio. Em todos os casos, é uma opção vantajosa para quem deseja adquirir o veículo com menores taxas de juros. Porém, caso a pessoa não seja contemplada antes, o tempo de espera pode chegar a 10 anos.

Quem pode financiar carro sem entrada? 

Indivíduos com bom score de crédito

Quem tem score alto consegue crédito para mais serviços, ao indicar um perfil de bom pagador, consegue financiar um carro sem entrada. Portanto, ter score acima de 800 pontos aumenta muito as chances de ter o crédito aprovado, considerando que o carro é um bem de grande valor. Pontuações abaixo disso apresentam maiores riscos de inadimplência, afetando o acesso ao serviço.

Motoristas de aplicativo como Uber ou 99

As pessoas que precisam do carro para trabalhar podem ter mais facilidade para financiar um carro sem entrada. Apresentar a intenção de desempenhar serviços como motorista de aplicativo, como Uber ou 99, pode ajudar na contratação pelo carro se tornar fonte de renda extra ou até mesmo principal.

Qual a vantagem de financiar carro sem entrada?

Ao financiar um carro sem entrada, você não precisa juntar dinheiro antecipadamente, o que pode ser difícil para muitas pessoas devido às despesas do dia a dia e à falta de hábito de poupança. Dessa forma, o financiamento sem entrada oferece uma alternativa viável para realizar o sonho de comprar um carro sem a necessidade de acumular uma quantia prévia. 

Quais são as desvantagens de financiar carro sem entrada?

Tarifas mais altas que compensam riscos de inadimplência

Ao financiar carro sem entrada, existe a incidência de juros nas parcelas do financiamento, que se intensificam conforme o risco de inadimplência aumenta. Sendo assim, sem a entrada, a concessionária tem ainda menos garantia de que o valor do veículo será pago. Por esse motivo, as instituições financeiras costumam compensar esses riscos em valores mais altos nas tarifas.

Sem mencionar que um carro zero vem com ainda mais despesas, como emplacamento, licenciamento e seguro DPVAT. Desse modo, é necessário juntar cerca de 10% do valor do veículo para pagar por esses custos com tranquilidade.

O custo é mais alto ao somar as parcelas

O carro sem entrada sai mais caro quando as parcelas do financiamento são somadas por resultarem em um valor superior ao de tabela do modelo. Os custos finais são mais altos para compensar a ausência do sinal para adquirir o veículo.

Como saber se comprar carro sem entrada vale a pena?

  • Faça um planejamento financeiro detalhado;
  • Realize simulações do preço das parcelas e do custo total do veículo;
  • Considere a finalidade de uso do carro e sua necessidade imediata;
  • Avalie os custos iniciais, como documentação e taxas adicionais;
  • Pondere os gastos mensais, como combustível e manutenção;
  • Compare características de cada alternativa, como aluguel de carros ou uso de aplicativos de transporte.

Como comprar carro sem entrada?

As formas mais comuns de comprar carro sem entrada incluem serviços como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing e consórcio 

Como financiar carro zero sem entrada?

Para ter o seu carro zero sem entrada, geralmente, é possível escolher a opção de consórcio ou leasing. No consórcio, existe a desvantagem de levar um tempo até ter o veículo em mãos e no leasing a de que o bem só está no seu nome após o fim da dívida.

No entanto, em ambos os casos, é possível dirigir um carro novo e, após esperar o tempo necessário, tê-lo em seu nome. Tudo isso sem precisar dar entrada em uma concessionária.

Como financiar carro usado sem entrada?

Para financiar um carro usado sem entrada, existem as opções de consórcio e leasing. Nesse caso, é necessário avaliar as condições do veículo e as alternativas de negociações com o dono inicial.

Por que comprar carro sem entrada?

Comprar um carro sem entrada pode envolver custos iniciais menores, uma vez que não é necessário pagar os 20% de sinal para levar o veículo. Ainda, a opção possibilita adquirir o veículo de forma mais rápida, pois não há a necessidade juntar o valor da entrada, podendo ser especialmente benéfico para quem precisa do carro sem demora.

Curtiu as dicas? Acompanhe a Remessa Online para ver muito mais no Instagram, LinkedIn, X, Facebook e YouTube.

Resumindo

É possível financiar um veículo sem entrada?

Financiar um veículo sem entrada é possível pelo Crédito Direto ao Consumidor (CDC), leasing ou consórcio.

Quem pode financiar carro sem entrada?

– Indivíduos com bom score de crédito.
– Motoristas de aplicativo como Uber ou 99.

Como saber se comprar carro sem entrada vale a pena?

– Faça um planejamento financeiro detalhado;
– Realize simulações do preço das parcelas e do custo total do veículo;
– Considere a finalidade de uso do carro e sua necessidade imediata;
– Avalie os custos iniciais, como documentação e taxas adicionais;
– Pondere os gastos mensais, como combustível e manutenção;
– Compare características de cada alternativa, como aluguel de carros ou uso de aplicativos de transporte.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano