A moeda utilizada no Canadá é o dólar canadense e entre as principais características do local vale mencionar o desenvolvimento, a beleza natural e as muitas oportunidades para quem busca trabalho e formação profissional. Não é por acaso que muitos brasileiros programam temporadas de estudo no país.
Independente da razão da sua visita, seja a turismo, trabalho ou estudo, é interessante conhecer as regras básicas para se tornar um motorista no país. Neste artigo, vamos trazer um panorama geral sobre CNH e informações relevantes para quem quer dirigir legalmente no Canadá. Confira!
Informações gerais sobre a CNH no Canadá
Uma das principais características que você deve levar em consideração antes de começar a pensar em dirigir no Canadá é que não existe uma regra única que vale para todo o país, diferente de como acontece no Brasil.
No Canadá, cada província tem as suas leis e regras de trânsito. Por isso, você terá que consultar a legislação vigente no estado onde você vai dirigir.
Em Ontário, por exemplo, os turistas brasileiros podem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira acompanhada da tradução e da Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Lá, a utilização deste documento tem validade por três meses a contar da data da sua emissão. Em outras províncias como Quebec, por exemplo, este prazo de validade é de seis meses. Por isso, a dica principal é avaliar quais são as normas aplicáveis à região onde você vai dirigir.
Vale destacar que, se você está se mudando para o Canadá e quer dirigir, será necessário tirar uma carteira de motorista no país. O documento é obrigatório para quem vai comprar um carro.
Vou morar no Canadá e tenho CNH no Brasil, preciso fazer o curso todo?
Se você já tem habilitação no Brasil, deverá apresentar o documento seguindo as regras e exigências da província onde vai morar. Nestes casos, você vai passar apenas pela prova teórica e prática, e, sendo aprovado, vai receber a permissão chamada full.
Quem não tem carteira no Brasil deverá fazer todo o processo. A diferença é que você recebe uma Learner License e terá que utilizá-la por um determinado período (9 meses a 1 ano) e só depois poderá fazer o teste prático e receber a Intermediate License, após 15 meses poderá ter a carteira full.
Qual a documentação necessária para obter uma carteira no Canadá?
Como mencionamos, as regras variam de uma província para outra. Alguns solicitam a PID no processo para obtenção da carteira de motorista canadense. Junto com ela, pode ser requerido ainda:
- documentos que comprovem a legalidade da permanência no país;
- documentos de identificação;
- comprovação de residência, entre outros.
Lembre-se de consultar a legislação da província de destino e verifique se há algum documento específico, providenciando o mesmo com antecedência.
Principais normas de trânsito do Canadá
Confira a seguir algumas normas de trânsito importantes e que valem para as diversas províncias espalhadas pelo território canadense:
Limites de velocidade
A velocidade que deve ser mantida nas cidades, é de 50 km/h, enquanto nas highways ela é de 100km/h. Nas zonas escolares, durante horário escolar, a velocidade a ser respeitada é de 30 km/h.
Checagem de ombro para evitar ponto cego
O shoulder check (checagem de ombro) é obrigatório. A regra é que o motorista, além de olhar pelo retrovisor, deve virar-se para trás, olhando por cima do seu ombro direito, no sentido do vidro traseiro. Isso evita o ponto cego e reduz o risco de acidentes.
Preferencial na placa four-way stop
Quando você se depara com uma placa four-way stop a regra é: o veículo que chegar primeiro e parar completamente antes de seguir, têm preferência.
Portanto, como você pôde ver, para tirar a sua carteira de motorista no Canadá é fundamental verificar a legislação de cada província e as normas de trânsito do país, que são diferentes das do Brasil.
Gostou deste artigo sobre como tirar a carteira de motorista no Canadá para brasileiros? Então aproveite para seguir a Remessa Online nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro de outros conteúdos e dicas sobre viagens internacionais.
Resumindo
No Canadá, cada província tem as suas leis e regras de trânsito. Por isso, você terá que consultar a legislação vigente no estado onde você vai dirigir.
As regras variam de uma província para outra. Alguns solicitam a PID no processo para obtenção da carteira de motorista canadense. Junto com ela, pode ser requerido ainda:
• Documentos que comprovem a legalidade da permanência no país;
• Documentos de identificação;
• Comprovação de residência, entre outros.
Brasileiros com habilitação no Brasil, devem apresentar o documento seguindo as regras e exigências da província onde vão morar. Nestes casos, apenas uma prova teórica e uma prática são necessárias. Em caso de aprovação, a pessoa receberá a permissão chamada full. Brasileiros não habilitados devem fazer todo o processo. A diferença é que vão receber uma Learner License e terão que utilizá-la por um determinado período (9 meses a 1 ano) e só depois poderão fazer o teste prático e receberão a Intermediate License. Após 15 meses poderão ter a carteira full.