Se você pretende morar ou viajar para os Estados Unidos, precisará dirigir no país em algumas situações. Entenda aqui como tirar sua carteira de motorista nos EUA de forma simplificada!
Se você pretende ir para os Estados Unidos, é importante saber como tirar carteira de motorista nos EUA. Por lá, ela é chamada de Drive License.
Assim como no Brasil, ter uma carteira de motorista no país norte-americano também serve como documento de identificação. Com isso, não há necessidade de andar com o passaporte em mãos ou outro documento de identificação.
Nos Estados Unidos, o processo para a sua obtenção é mais fácil e rápido, diferente da burocracia e das exigências brasileiras. Neste post, você terá acesso a um panorama completo sobre o assunto. Trouxemos dicas e informações que vão ajudar a requerer o documento em terras norte-americanas. Acompanhe!
O que é Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID)?
Antes de entender o que é a Drive License, é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação emitida no Brasil é aceita no país.
Para isso, basta que o documento esteja dentro do prazo de validade. Dessa maneira, o turista consegue dirigir usando a CNH durante o tempo de permanência concedido pela imigração.
Entretanto, é importante salientar que muitas locadoras americanas exigem dos viajantes uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).
A PID é um documento emitido no Brasil e que é aceito em mais de 100 países, seguindo normas da Convenção de Viena.
Para emitir a PID é necessário que a pessoa interessada tenha uma CNH válida. A partir disso, é preciso fazer a solicitação do documento no site do Detran do seu estado. Os departamentos de trânsito costumam solicitar informações como:
- nome;
- CPF;
- município de residência;
- data de emissão da primeira CNH.
Após preencher as informações e realizar o pagamento da taxa incidente sobre a emissão do documento, você recebe a PID diretamente no seu endereço.
A PID segue as mesmas regras da CNH. Por isso, o prazo de validade, a categoria e as restrições médicas se estendem ao documento.
Existe carteira de motorista para turista nos EUA?
A carteira de motorista para quem mora nos Estados Unidos é a mesma dos turistas. Isso porque a habilitação brasileira vale para ambos os casos, facilitando muito a vida de quem deseja dirigir no país.
No entanto, como os estados possuem jurisdição própria, alguns locais podem requerer documentação específica, além da carteira de motorista. Você pode conferir a lista completa dos estados que aceitam a CNH brasileira no portal oficial do governo norte-americano.
Carteira de motorista brasileira vale nos EUA?
Os Estados Unidos, assim como México e Canadá, aceitam a carteira de motorista brasileira, sem restrições. Entretanto, a CNH nos EUA tem validade de 180 dias.
Após o prazo, se a pessoa quiser continuar dirigindo no país, deverá tirar uma Drive License. Esse documento pode ser emitido em qualquer Division of Driver License, espalhadas pelos estados americanos.
O que é a Drive License (DL)?
A Drive License é o documento que corresponde à carteira de motorista nos EUA. No país, cada estado possui regras e procedimentos distintos com relação à emissão do documento. Por isso, é necessário conhecer o órgão responsável pelo trânsito e a legislação aplicável no estado em que você fará a solicitação do documento.
A rigor, qualquer estrangeiro pode tirar a Drive License. Entretanto, ela costuma ser mais solicitada por pessoas que residem no país de forma permanente.
É importante que você busque informações antes de alugar um carro no país, verificando quais são as regras de trânsito e as exigências do estado que você vai visitar.
Quanto custa tirar carteira de motorista nos EUA?
Assim como os estados são independentes e têm leis próprias, os valores para tirar a CNH americana podem variar de um local para outro. Dessa forma, as diferenças podem ser de valores muito distintos, como US$ 20 para alguns casos, enquanto outros, o custo pode chegar a US$ 1 mil.
Com quantos anos pode tirar carteira de motorista nos EUA?
As idades variam de estado para estado. Na categoria “permissão para o curso prático”, a maioria dos estados adota 15 anos como idade mínima. Na “habilitação restrita”, 16 anos e “habilitação completa”, 18 anos.
Em síntese, a permissão para dirigir é concedida antes da maioridade. Ou seja, aos 16 anos os adolescentes já podem tirar a sua CNH.
Como funcionam os testes para tirar a carteira de motorista nos EUA?
Assim como no Brasil, existem alguns processos necessários antes de tirar a licença para direção: os testes teóricos e práticos. A boa notícia é que eles são bem simples, rápidos e, dependendo do estado, dá para realizar tudo no mesmo dia.
O primeiro teste é teórico. Para isso, a pessoa deve se dirigir ao departamento de trânsito local para realizar a prova em um computador. Ela deverá ter em mãos o passaporte, visto provisório e SSN (Social Security Number). Se não atingir a pontuação mínima determinada pelo departamento, o candidato poderá pagar uma taxa para refazer o teste.
O segundo passo é um teste de visão, constatando se a pessoa deve ou não utilizar óculos na direção do carro. Após a averiguação, o condutor receberá uma licença provisória de direção, que se trata de uma autorização para guiar o carro.
Por último, o indivíduo realizará o teste de direção, feita no automóvel disposto pelo candidato. Durante a avaliação, a pessoa deverá realizar alguns comandos básicos, como aceleração, freio, baliza, sinalização etc.
Se a pessoa já souber dirigir, essa etapa será bem fácil e ela terá em mãos a sua habilitação no mesmo dia. No entanto, se houver reprovação, o futuro condutor poderá realizar uma nova avaliação no dia seguinte.
Quais são os documentos necessários para emitir uma DL?
Nos Estados Unidos você não vai encontrar autoescolas como as que encontramos no Brasil. Lá, o processo é mais simples e rápido.
Para começar, o estrangeiro deve apresentar ao Departamento de Trânsito:
- o seu passaporte com visto válido;
- dois comprovantes de endereço nos Estados Unidos, como correspondências de instituições bancárias, contas de luz e água. O contrato de locação do imóvel onde você mora também vale;
- Cartão do Social Security Number (SSN).
Se você não tiver o SSN, é necessário antes comparecer ao escritório do seguro social (Social Security Office). Lá, você vai obter um documento que justifique a ausência do SSN. É importante lembrar que, dependendo do tipo de visto, algumas pessoas não têm o Social Security Number.
Qual é o procedimento que deve ser adotado por quem quer tirar uma DL?
Após a apresentação dos documentos e o respectivo pagamento das taxas, é possível fazer o teste teórico. Ele abrange toda a legislação de trânsito americana. É imprescindível que você estude o assunto antes de realizar a prova. Como ela pode ser aplicada no mesmo dia em que você entregar os documentos, já vá preparado para responder às perguntas.
Com a aprovação na primeira prova, o próximo passo será o exame médico oftalmológico. Depois, você recebe uma permissão provisória de 30 dias para dirigir. Decorrido esse prazo, você terá que realizar uma prova prática, que vai avaliar sua capacidade de dirigir.
Nos Estados Unidos, não existem aulas práticas de habilitação. Entretanto, é preciso fazer a prova prática de direção. Por isso, o período da permissão provisória serve para que as pessoas pratiquem, sempre acompanhadas de uma pessoa habilitada. Somente a aprovação na prova prática concede o direito de receber a Drive License.
Entretanto, se apresentar uma PID ou a habilitação traduzida não será necessário aguardar 30 dias para realizar a prova prática.
É importante destacar que quem vai morar nos Estados Unidos e pretende dirigir, deve pesquisar a respeito de todas as regras relacionadas ao novo país. Conhecer a legislação e entender as particularidades, a cultura e as características evita dores de cabeça e facilita a sua adaptação.
O planejamento financeiro é um aspecto importante durante o período de mudança. Por isso, lembre-se de abrir uma conta bancária no país para fazer remessas internacionais de dinheiro. É fundamental contar com a intermediação de empresas especializadas no assunto.
Se for viajar aos Estados Unidos, use a Remessa Online para enviar pagamentos ao país. Somos uma plataforma digital brasileira credenciada pelo Banco Central. Por meio dela, você pode realizar transações internacionais, pagando o menor custo do mercado. Agora que você já sabe como tirar uma carteira de motorista nos EUA, que tal aprofundar o seu conhecimento sobre o país? Então, confira nosso post com dicas sobre como comprar passagens aéreas baratas.
Resumindo:
Sim, é possível. Mas antes de viajar veja se o lugar para onde você vai exige um documento chamado Permissão Internacional para Dirigir (PID). Esse documento é facilmente emitido no Brasil e precisa ser levado com você em sua viagem para que sua CNH seja válida no exterior.
É a sigla para Permissão Internacional para Dirigir (PID). É um documento que brasileiros emitem antes de viajar ao exterior para que a CNH seja válida lá fora e eles possam dirigir no país enquanto durar a permissão de estadia.
Sim, mas isso só é necessário se a pessoa for residir nos EUA por um longo período. Por curtos períodos é melhor emitir a PID ( Permissão Internacional para Dirigir) pois isso já resolve a situação e permite que o motorista dirija em solo americano usando a CNH brasileira.
Passaporte com visto válido, dois comprovantes de endereço nos Estados Unidos e o Cartão do Social Security Number (SSN).
Após a apresentação dos documentos e o respectivo pagamento das taxas já é possível fazer o teste teórico, que vai abranger a legislação de trânsito americana. Se for aprovado na primeira prova, o requerente será encaminhado para o exame médico oftalmológico. Depois disso, ele já recebe uma permissão provisória (30 dias) para dirigir. Decorrido este prazo é preciso retornar para realizar a prova prática.