O avanço tecnológico impulsionou os serviços digitais, que proporcionam facilidades incríveis para a rotina das pessoas, inclusive para os serviços financeiros. Exemplo disso são os cartões virtuais — mais uma alternativa para realizar pagamentos.
Embora o tradicional cartão físico já faça parte do dia a dia, contar com mais uma opção para facilitar o pagamento pode ser uma boa ideia. Entretanto, é fundamental conhecer bem as peculiaridades sobre a utilização dos cartões.
Afinal, o que é melhor, cartões virtuais ou tradicionais? Como os serviços virtuais ainda são recentes no mercado brasileiro, é natural ficar em dúvida sobre qual utilizar. Pensando nisso, confira neste post informações úteis sobre os cartões físicos e virtuais para descobrir qual a melhor opção!
O que são os cartões virtuais
O cartão virtual tem as mesmas características e é uma extensão do tradicional. São cartões emitidos totalmente em meio digital para realizar compras online, sendo que o limite de crédito, conta e fatura continuam os mesmos.
É um tipo de cartão vinculado à conta do usuário e que está ganhando espaço com o aumento considerável das compras realizadas pela internet. Dessa forma, utilizando cartões virtuais tudo pode ser mais prático, rápido e seguro.
Com o cartão virtual é possível fazer diversas operações no meio online, como:
- • Assinatura de serviços digitais,
- • Cadastro em diversos aplicativos;
- • Cadastro em sites;
- • Compra de passagens aéreas;
- • Compras de produtos em lojas;
- • Reserva de hospedagens;
- • Compras por e-commerce.
Como funciona
Os bancos digitais e a maioria dos tradicionais e cooperativas de crédito oferecem a opção do cartão virtual. Basta entrar na página ou aplicativo da instituição financeira e fazer a solicitação — todo o processo pode ser realizado digitalmente.
Os cartões virtuais normalmente são temporários, ou seja, são emitidos em curto prazo para compras pontuais. Após a compra, o cliente pode emitir outro instantaneamente, com numerações diferentes para um novo pagamento. É uma medida que proporciona mais segurança para compras na internet.
O cartão de crédito tradicional
O cartão de crédito tradicional é uma das formas de pagamento mais comuns no mundo e preferida por muitas pessoas. Possibilita a utilização em estabelecimentos físicos ou virtuais.
É oferecido em diversas instituições bancárias, operadoras de crédito e fintechs com limites e bandeiras distintas. Entretanto, com a crescente demanda por compras online e ocorrência de fraudes e colagens, o cartão virtual está se tornando mais utilizado.
Cartão virtual x cartão tradicional
Para saber qual a melhor escolha para realizar as suas compras é necessário entender como funciona e as diferenças entre o cartão virtual e o tradicional, além das vantagens e desvantagens.
Dessa forma, você pode identificar em qual situação é melhor utilizar o cartão virtual e em qual o tradicional é mais apropriado. Apesar de serem emitidos pela mesma instituição, os cartões têm objetivos e características diferentes.
Veja as principais informações sobre eles!
Diferenças
A principal diferença é que os cartões virtuais são descartáveis, devido à sua numeração e validade temporária. Além disso, é destinado principalmente para compras em lojas virtuais.
No geral, a versão provisória fica disponível durante o prazo de validade, expirando um tempo depois que a compra for realizada. Depois disso ele será emitido novamente com outra numeração para novas compras.
Já o cartão tradicional é amplamente utilizado para compras em estabelecimentos físicos, mas também há possibilidades de comprar pela internet. No entanto, são menos seguros e passíveis de clonagem e fraudes — sua numeração permanece a mesma, assim como a validade.
O limite de compra também pode variar de acordo com a instituição e a modalidade do cartão. A fatura do cartão virtual é a mesma do cartão tradicional, no mesmo boleto e vencimento, apenas com possíveis variações no limite total de compras e número de parcelas.
Vantagens
As vantagens de usar o cartão tradicional já são conhecidas, como a possibilidade de fazer compras parceladas e sem anuidade. O cartão virtual, além de oferecer os mesmos benefícios, proporciona vantagens exclusivas para as compras.
As vantagens do cartão virtual são interessantes para o cliente, como:
- • Não há taxas de manutenção;
- • Maior flexibilidade para compras online;
- • Possibilidade de controle de limite;
- • Maior segurança nas compras em lojas digitais;
- • Numeração temporária e deletada após as compras para evitar fraudes;
- • Risco reduzido.
A principal vantagem de utilizar os cartões virtuais é aproveitar os descontos oferecidos pelos meio digitais com total segurança. Esses fatores explicam a crescente demanda por essa opção, principalmente pelo público jovem.
Desvantagens
A desvantagem dos cartões virtuais é o uso restrito nos meios digitais, ou seja, são utilizados apenas para compras de produtos ou serviços na internet. Em caso de compras em lojas físicas é preciso usar o cartão tradicional.
Como solicitar o cartão virtual
Para solicitar o cartão virtual é necessário, primeiramente, ter um cartão físico com validade vigente e verificar se a sua instituição oferece esse tipo de serviço. Não é preciso apresentar documentações ou o cartão físico, pois o processo na maioria das vezes é realizado por aplicativos ou sites.
Como é vinculado à conta corrente ou conta digital, o processo para solicitar a modalidade de cartão virtual pode variar de acordo com a instituição, porém, as etapas são semelhantes e realizadas sem a necessidade de se deslocar a uma agência física, se houver.
Acontece de forma simples, bastando acessar o aplicativo ou site do banco que você tem conta, solicitar o cartão virtual, inserir as mesmas senhas de acesso do cartão tradicional, facilitando a memorização.
Em instantes o cartão virtual será gerado com numeração diferente do físico, e com prazo de validade temporário definido de acordo com a instituição. Os aplicativos dos bancos digitais e tradicionais estão disponíveis para os sistemas Android e iOS.
Como fazer compras
Fazer compras utilizando o cartão virtual tem, basicamente, o procedimento igual às compras com o cartão tradicional. Após escolher o produto ou serviço que deseja, basta inserir na forma de pagamento os dados do cartão virtual, definir a quantidade de parcelas e efetivar a compra.
O cartão virtual não precisa ser desbloqueado e após as compras ele será apagado, gerando um novo quando você precisar realizar novas aquisições. Especialmente em datas comemorativas, onde as ofertas na internet são inúmeras, comprar com o cartão virtual é, definitivamente, uma opção mais segura.
Ainda assim, é preciso ter cuidados extras, como:
- • Garantir que o cartão virtual é excluído após o uso;
- • Certificar que a loja e site são seguros;
- • Evitar usar redes públicas de internet para fazer compras;
- • Emitir um novo cartão virtual a cada compra.
Transações internacionais Remessa Online
O mercado internacional oferece oportunidades únicas para realizar compras, com isso, é uma alternativa para ter produtos de qualidade. No entanto, é preciso ter atenção para garantir formas de pagamento econômicas e eficientes.
Para tanto, a Remessa Online oferece condições exclusivas para fazer transações internacionais de forma rápida, descomplicada, barata e segura. As operações são efetuadas na plataforma digital totalmente online e credenciada pelo Banco Central.
Assim, você terá toda a comodidade e agilidade de processos concluídos em até um dia útil e com taxa justa, a partir de 1,3%. É a melhor alternativa para fazer transferências internacionais, seja para compras ou outros objetivos.
Os cartões virtuais são alternativas que proporcionam diversos benefícios, principalmente para as compras online. Portanto, é importante contar com essa opção, porém sem eliminar o cartão tradicional.
Curtiu o post? Quer saber como economizar e ter eficiência nos serviços financeiros para o exterior? Acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro!
Resumindo
O cartão virtual é uma modalidade que tem as mesmas características e é uma extensão do cartão de crédito tradicional, porém emitido totalmente em meio digital para realizar compras online.
• Não há taxas de manutenção;
• Maior flexibilidade para compras online;
• Possibilidade de controle de limite;
• Maior segurança nas compras em lojas digitais;
• Numeração temporária e deletada após as compras para evitar fraudes;
• Risco reduzido.