CBO: saiba o que é a Classificação Brasileira de Ocupações

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um sistema de classificação do governo para acompanhar as diversas profissões no mercado de trabalho. A CBO foi criada em 1977 para padronizar as ocupações e facilitar o reconhecimento de profissões tanto para fins estatísticos quanto para registros administrativos.

Continue lendo para saber para que serve a CBO, quem pode ter uma, como corrigir CBO errada e os passos para fazer consulta por código no site do governo.

O que é CBO na carteira de trabalho?

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) na carteira de trabalho é um código que identifica a ocupação do funcionário. Esse código é usado para fins de registro formal, estatísticas e regulamentação de atividades profissionais.

O que é a sigla CBO?

A sigla CBO significa Classificação Brasileira de Ocupações.

Desde quando existe CBO?

A CBO existe desde 1977, quando foi instituída pela Portaria Ministerial n.º 3.654. Ela classifica e descreve ocupações, servindo como referência oficial. A CBO é atualizada regularmente para acompanhar as mudanças e demandas do mercado de trabalho.

Quem criou a CBO?

O Brasil criou a CBO em convênio com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com base na Classificação Internacional Uniforme de Ocupações (CIUO) de 1968.

Quantas CBO existem no Brasil?

Existem 2.741 ocupações listadas na CBO no Brasil.

Qual é a finalidade da CBO?

A finalidade da CBO é normalizar o reconhecimento, a nomeação e a codificação das ocupações no Brasil. Essa classificação enumerativa e descritiva fornece mais fidelidade aos dados de ocupação do Brasil, que podem ser utilizados para censos, registros administrativos e outras pesquisas, além de subsidiarem a formulação de políticas públicas de emprego.

Quem pode ter CBO?

Todos os empregados formais no Brasil devem ter um cargo associado a uma CBO. É responsabilidade do empregador, no momento da contratação, atribuir o código correspondente à função do colaborador.

É obrigatória a CBO?

Sim, a CBO é obrigatória para o registro de qualquer colaborador formalmente contratado no Brasil. O código pode ser consultado tanto na carteira de trabalho física quanto na versão digital do documento.

Como obter a CBO?

  1. Acesse o site www.mtecbo.gov.br;
  2. selecione a opção “Solicitar Demandas” no menu lateral à esquerda;
  3. informe seu nome completo, CPF, empresa, cargo, endereço residencial, telefone e e-mail;
  4. digite no campo “motivação” que deseja obter a CBO e descreva sua ocupação;
  5. selecione a opção “inclusão ou revisão de título operacional” e envie a solicitação.

O que fazer quando a função não tem CBO?

Quando a função não tem uma CBO específica, o setor de Recursos Humanos da empresa costuma inserir o código de uma profissão próxima ou com funções similares às desempenhadas pelo funcionário.

Pode ter a mesma CBO para cargos diferentes?

Sim, pode ter a mesma CBO para cargos diferentes, pois os códigos se referem a ocupações e funções, de forma que cargos de níveis diferentes (como analista ou assistente, por exemplo) de uma mesma profissão têm a mesma CBO.

O que fazer se a CBO estiver errada?

Se a CBO estiver errada, a empresa que contratou o profissional deve enviar pelo e-Social a tabela S-1030, informando o ocorrido com a correção do cargo. Depois, é preciso preencher o formulário S-2206 com o cargo corrigido para alterar o contrato de trabalho.

Qual é a CBO para autônomo?

A CBO para autônomo depende da função desempenhada, então é preciso pesquisar “autônomo” na base de dados da CBO (www.mtecbo.gov.br) e encontrar o código que corresponde à profissão do funcionário contratado de forma autônoma. Por exemplo, 7825-05 se refere a caminhoneiros autônomos, enquanto a CBO 3547-05 pertence a representantes comerciais autônomos.

Como fazer consulta de CBO por código?

  1. Acesse o site www.mtecbo.gov.br;
  2. no menu lateral esquerdo, selecione “por código” na seção “Buscas”;
  3. digite o código da CBO no campo que aparece em seguida, e clique em “consultar”;
  4. na página seguinte, aparecerão os cargos correspondentes ao código digitado.

Como saber se o CBO exige formação profissional?

Para saber se o CBO exige formação profissional, você deve consultar o código da ocupação no site do governo (www.mtecbo.gov.br) e acessar a seção “competências” no menu lateral esquerdo. Lá consta se e qual a formação profissional necessária para desempenhar a ocupação daquela CBO.

Verifique a sua própria CBO

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é importante para padronizar as diversas ocupações existentes no Brasil. Por mais que a classificação seja responsabilidade do empregador, vale a pena verificar o código da sua própria ocupação na carteira de trabalho para confirmar a veracidade das informações. Ficou interessado com esse tema e não quer perder mais atualizações? Então siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.

Resumindo

Como fazer busca por CBO?

1. Acesse o site www.mtecbo.gov.br;
2. no menu lateral esquerdo, selecione “por código” na seção “Buscas”;
3. digite o código da CBO no campo que aparece em seguida, e clique em “consultar”;
4. na página seguinte, aparecerão os cargos correspondentes ao código digitado.

O que significa CBO?

CBO significa Classificação Brasileira de Ocupações.

Como localizar a CBO da minha ocupação?

Para localizar a CBO da sua ocupação, você pode consultar a sua carteira de trabalho ou pesquisar o nome do cargo na base de dados da CBO (www.mtecbo.gov.br).

Crédito das imagens: Envato Elements

Related posts

Morar na França: tudo que você precisa saber

Exportação de serviços tributação: veja os impostos incidentes

Empresa Cidadã: saiba o que é e como aderir ao programa