Certificado de proficiência em inglês: o que é e como tirar

Considerado um idioma universal, o inglês está cada vez mais necessário tanto para estudantes, quanto profissionais que desejam alavancar a carreira e chegar a um patamar de estabilidade e sucesso.

Isso significa, que ter fluência comprovada em inglês é um diferencial muito importante para a carreira e um requisito que contribui bastante para alcançar os objetivos, principalmente em um mercado que está com um nível elevado de exigências.

Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio, precisa saber mais sobre o certificado de proficiência em inglês. Esse é o assunto que vamos abordar neste post. Continue lendo!

Certificado de proficiência em inglês é requisito obrigatório para disputar vagas em muitas universidades internacionais, disputar empregos no exterior e pedir visto de residência em vários países.

O que é o certificado de proficiência em inglês?

Se você pretende estudar no exterior, é bem provável que precise apresentar um certificado de proficiência em inglês. Qualquer pessoa pode fazer esse teste, seja para viajar para outro país, seja para conseguir mais oportunidades no Brasil. Por isso, ainda que não seja obrigatório, é uma boa ideia realizar esse exame.

A ideia da certificação é comprovar a fluência em determinado idioma, no caso, o inglês. Por isso, muitas universidades do exterior solicitam a proficiência para saber se o estudante é capaz de acompanhar as aulas.

O certificado de proficiência em inglês é um exame que comprova a sua fluência no idioma. Existem diferentes opções, sempre oferecidas por uma instituição especializada. As duas mais conhecidas são o TOEFL e o IELTS.

O Test of English as a Foreign Language é comum entre as universidades dos Estados Unidos. No final do teste, você recebe uma pontuação que determina sua fluência. A universidade é que vai determinar se a nota recebida é suficiente ou não.

Por sua vez, o International English Language Testing System é mais solicitado por instituições do Reino Unido. Tem mais questões dissertativas e também oferece uma pontuação.

Para que serve?

Ter proficiência comprovada em inglês é um grande passo para aprimorar o currículo e ter mais chances nas oportunidades de conseguir um bom emprego, pois é algo muito bem-visto pelas empresas nacionais e internacionais.

Além disso, o certificado de fluência em inglês é requisito obrigatório para disputar vagas em muitas universidades internacionais, disputar empregos no exterior e pedir visto de residência em vários países.

Qual é a importância de fazer esse teste?

Os certificados de proficiência em inglês têm objetivos e benefícios diferentes, mas ambos comprovam sua fluência no idioma. Como essa língua é a mais influente do mundo, os exames são essenciais para conseguir oportunidades de trabalho, estudo no exterior e até mesmo no Brasil.

Além disso, por mais que você termine um curso de inglês em uma escola especializada no idioma, o certificado não é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). É aí que a proficiência se torna ainda mais válida por se tornar um diferencial competitivo.

Em outras palavras, é uma forma de você conseguir uma vaga no exterior e alcançar um novo patamar profissional em companhias brasileiras. Assim, você comprova que seu conhecimento está preparado para enfrentar diferentes situações.

Quais são os níveis de proficiência em inglês?

O Quadro ou Marco Comum Europeu é um ranking padrão internacional que classifica os níveis de conhecimento em inglês nas diferentes gradações. Existem 6 possibilidades diferentes. Veja quais são elas!

Nível A

Sua divisão é em A1 (iniciante) e A2 (básico). A pessoa que recebe esse certificado de proficiência em inglês comprova que compreende e usa expressões cotidianas para se comunicar na rotina.

Nível B

O intermediário (B1) e o pós-intermediário (B2) sinalizam que o estudante tem um nível maior de conhecimento e compreensão. No primeiro caso, o aluno entende as questões principais de temas familiares e é capaz até de reproduzir discursos coerentes e simples sobre assuntos conhecidos.

Quem recebe o nível B2 já é mais independente. Compreende as ideias principais e complexas de textos, ainda que os assuntos sejam abstratos. Também entende discussões técnicas sobre sua área de especialidade. Consegue se comunicar com falantes nativos sem problemas.

Nível C

O C1 é o nível avançado e o C2 é o proficiente. São os níveis mais altos que alguém pode chegar e são solicitados para estudar ou trabalhar no exterior. No primeiro grau, a pessoa compreende textos longos e exigentes, e se comunica de forma espontânea e fluente.

No último, tem pleno domínio e compreende sem esforço tudo que ouve ou lê. IELTS, TOEFL e Cambridge são os testes de proficiência em inglês mais requisitados internacionalmente.

IELTS, TOEFL e Cambridge são os testes de proficiência em inglês mais requisitados internacionalmente.

Como é possível tirar o certificado?

As provas são feitas em centros autorizados da instituição que oferece o certificado de proficiência em inglês. Existem datas específicas, inscrições a serem feitas, e o valor pago para o exame costuma ser de aproximadamente 200 dólares.

Entretanto, é preciso considerar questões cambiais que podem influenciar no valor pago pelo exame. Para ter maior certeza, o ideal é acompanhar a variação da moeda e ter a noção de um valor mais realista.

Qualquer pessoa pode fazer as provas, ainda que nunca tenha estudado inglês. São cobradas comprovações nas habilidades de leitura, conversação, compreensão auditiva, escrita e redação. Essas partes são feitas em um mesmo dia e têm prazo específico de realização.

Por exemplo, o IELTS deixa 40 minutos para compreensão auditiva, 1 hora para compreensão de texto, 1 hora para redação e 14 minutos para conversação. Por sua vez, o TOEFL oferece de 1h a 1h20min para leitura, de 1h a 1h30min para compreensão auditiva, 20 minutos para conversação e 50 minutos para redação.

A pontuação depende de cada exame. Além do TOEFL, que é o mais aceito, e do IELTS, que normalmente é exigido como requisito acadêmico, existem outros certificados de proficiência em inglês, veja mais detalhes sobre eles!

Test of English for International Communication TOEIC

Desenvolvido e administrado pela Educational Testing Service, o TOEIC é mais direcionado para o ambiente corporativo, pois é focado na capacidade de uma pessoa de compreender e ler mensagens em inglês.

O teste é baseado em situações típicas no meio corporativo, como diálogos em reuniões, conferências e telefonemas. É muito utilizado por empresas que desejam saber o nível de inglês dos funcionários estrangeiros.

Cambridge

O teste da Cambridge é bastante solicitado para quem deseja uma bolsa de estudo internacional. É composto por um conjunto de certificados que avaliam em diversas áreas o desempenho do aluno no idioma.

São avaliados quesitos como compreensão oral, escrita, leitura e audição. O aluno deve apresentar um resultado satisfatório em cada uma dessas modalidades para ter o certificado.

Examination for the Certificate of Proficiency in EnglishECPE

O ECPE tem conteúdo voltado para universidades e empresas, mas tem maior foco na carreira. Por ser um teste recomendado para situações específicas, é indicado para quem tem nível avançado.

Cambridge Business English CertificateBEC

O BEC — Cambridge English Business é mais um teste oferecido pela Universidade de Cambridge e direcionado para o ambiente corporativo, avaliando as habilidades da pessoa em níveis distintos. São eles:

  • preliminary: Prova que a pessoa tem boa compreensão, mas ainda não está no nível ideal;
  • vantage: comprova que a pessoa tem um nível eficiente para desenvolver atividades profissionais internacionais;
  • higher: comprova a fluência completa no idioma em um nível mais avançado.

Graduate Management Admission Test — GMAT

GMAT é exigido por escolas de negócios dos EUA e da Europa. Abrange habilidades matemáticas, de análise de dados e outras. Esse certificado é um diferencial relevante para ingressar em instituições de ensino renomadas nos EUA e Europa.

Por testar conhecimentos específicos em áreas como finanças, políticas públicas dentre outras, quem tem esse certificado garante mais possibilidades de se destacar em qualquer processo seletivo, seja em universidades ou empresas.

BULATS

BULATS é oferecida por Cambridge e avalia o nível de conhecimento de um colaborador dentro da empresa. É um dos exames mais requisitados nos processos seletivos para avaliar o desempenho dos candidatos.

O teste consiste na avaliação da compreensão oral, conhecimento gramatical, leitura, escrita e expressão oral. A pontuação do teste vai de 0 a 100 e é interessante que a pessoa obtenha uma nota superior a 70 pontos em cada modalidade.

International English Language Testing System IELTS

O International English Language Testing System é um exame tradicional que é aplicado a décadas no Brasil, o teste trabalha a avaliação do candidato em 4 habilidades, em dois formatos, o academic e o general training. Os contextos analisados são:

  • conversação;
  • interpretação de textos;
  • interpretação oral;
  • redação.

Standard English Test EF SET

Compostos por testes de leitura e audição, o EF SET é um certificado para efeitos profissionais, que conta com 3 testes de tamanhos e níveis diferentes e tem grande capacidade de medir o grau de conhecimento e proficiência no idioma. É gratuito e muito utilizado por empresas para saber o nível de inglês dos colaboradores.

Ao fazer os testes, você tem mais chances de fechar contatos profissionais, expandir sua carreira e participar de um intercâmbio. Por isso, escolha o certificado de proficiência em inglês e faça o seu. Certamente, será muito benéfico para sua carreira profissional ou estudantil.

Quais as vantagens de ter um certificado de proficiência?

Não há dúvidas que ter um certificado de proficiência no inglês é uma grande vantagem e proporciona benefícios incríveis para a carreira. As oportunidades são mais concretas e com isso, aumenta suas possibilidades de chegar aos objetivos pessoais.

Veja as vantagens da certificação em inglês!

Reconhecimento internacional

Os testes e certificados são emitidos por instituições renomadas e reconhecidas internacionalmente. Por esse motivo são aceitos na grande maioria das universidades e empresas.

Diferencial no mercado de trabalho

Em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de profissionais qualificados, ter a certificação em inglês é um diferencial importante e contribui para se destacar nos processos seletivos, principalmente em empresas multinacionais.

Impulsionamento na carreira

Quem deseja conquistar um cargo melhor e ter sucesso na carreira, ser fluente em inglês e ter a devida certificação pode ajudar bastante, pois a habilidade de se comunicar em mais de um idioma é muito bem vista pelos gestores.

A certificação ajuda até mesmo em uma recolocação profissional, já que muitas vagas exigem conhecimentos de escrita e comunicação em inglês. Ou seja, ser proficiente pode ajudar a conseguir uma boa remuneração.

Transações internacionais Remessa Online

Se você deseja estudar ou iniciar uma carreira profissional no exterior é fundamental conhecer a melhor alternativa para realizar transações e pagamentos internacionais, para evitar pagar taxas abusivas e enfrentar processos burocráticos.

Com operações modernas, totalmente digitais e credenciadas pelo Banco Central do Brasil, a Remessa Online oferece serviços financeiros internacionais com a melhor condição do mercado e com toda segurança.

Por meio da plataforma digital, você pode efetuar pagamentos dos seus cursos no exterior com a menor taxa do mercado, e com operações concluídas em até um dia útil. Assim é possível economizar até 8 vezes e otimizar todo o seu planejamento.

Basta fazer um cadastro rápido no site fornecendo informações básicas, que em poucos minutos vai estar tudo pronto para fazer movimentações internacionais com toda a comodidade e eficiência.

Como você pode perceber, o certificado de proficiência em inglês está se tornando uma exigência para quem deseja melhores possibilidades de crescer na vida acadêmica e profissional.

Portanto, é essencial procurar o tipo de teste que mais combina com a sua situação e pretensões, se mantendo preparado e qualificado para abraçar as oportunidades e ir em busca dos seus objetivos.

Gostou de saber mais sobre o certificado de proficiência em inglês? Agora conheça as melhores universidades do mundo para fazer MBA e aproveite para melhorar na carreira!

Resumindo:

O que é ter proficiência em inglês?

É fazer a prova e ter o certificado emitido por uma instituição autorizada. O nível de fluência vai do iniciante ao fluente.

Quanto custa para fazer a prova do TOEFL?

A maioria dos exames de proficiência custam cerca de 200 dólares. Mas é essencial consultar o câmbio no momento para saber exatamente quanto custará o processo, já que o valor de uma moeda estrangeira pode mudar durante o dia.

Para que serve o exame de proficiência em Inglês?

O teste comprova a sua fluência e o nível de conhecimento no idioma, de modo a conseguir melhores oportunidades profissionais, para ingressar em instituições de ensino internacionais e conseguir vistos para diversos países.


Related posts

Ripple: o que é, como comprar, cotação e mais!

Passo a passo de como fazer um inventário

Confira as notas de corte da Fuvest 2025