Todo empreendedor que se formalizar como MEI (Microempreendedor individual) deve possuir o certificado MEI, ou Certificado da Condição (CCMEI). O documento comprova a inscrição no CNPJ e até mesmo serve como alvará de funcionamento.
Quer entender melhor o que é CCMEI? Acompanhe o artigo abaixo e tire suas dúvidas. Vamos lá?
O Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) é o documento que atesta que a empresa de um microempreendedor foi aberta. É ele que comprova sua inscrição no CNPJ, na Junta Comercial do seu Estado e vale como alvará de funcionamento provisório do seu negócio.
O CCMEI é um registo pessoal e intransferível que corresponde à constituição da empresa. É emitido pelo portal do empreendedor após a formalização do MEI, registro no CNPJ e na Junta Comercial.
O documento possui vários componentes, são eles:
O certificado MEI é emitido automaticamente quando o empreendedor faz o registro como MEI. Esse processo é online e muito simples. Não é preciso um contador e o próprio empreendedor faz em poucos minutos.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
É importante lembrar que não é necessário o envio de nenhum documento, apenas o preenchimento de tais informações. Assim, ao finalizar sua inscrição, seu CNPJ será emitido, assim como o seu CCMEI.
Veja neste artigo mais detalhes sobre como abrir um MEI.
Após a emissão de seu certificado MEI atualizado, você pode imprimir ou salvar em uma pasta em seu computador. Mas não se preocupe porque é possível acessar seu certificado digital MEI e imprimir a qualquer momento. Veja o passo a passo:
É muito comum que empreendedores confundam o certificado CCMEI com o certificado digital, muitas vezes acreditando que é a mesma coisa. No entanto, eles são documentos diferentes para propósitos diferentes.
Como dissemos acima, o certificado MEI é o documento que atesta que a empresa foi aberta e está em dia com suas obrigações. Por outro lado, o certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas.
O MEI não é obrigado a ter um certificado digital para cumprir com suas obrigações ou para recolhimento do FGTS. No entanto, ao emitir Nota Fiscal, o MEI pode precisar do certificado digital. Aliás, essa necessidade varia de acordo com as determinações de cada estado ou município.
O certificado MEI serve como alvará de funcionamento provisório com o prazo de validade de 180 dias e pode se tornar definitivo caso a prefeitura aceite. Por isso, sempre que possível, mantenha em um lugar de fácil acesso para que você tenha em mãos sempre que precisar.
Outra dica importante é que sempre que você fizer alguma alteração em seu cadastro do MEI, seja atividades de atuação, endereço ou até mesmo capital social, também é importante imprimir novamente o certificado MEI. Isso porque seus dados devem sempre estar atualizados.
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