O turismo internacional voltou com tudo. Passagens aéreas com descontos, comércio local atrativo e tudo pronto para você tirar as malas do armário e conhecer algumas cidades da Espanha.
As viagens, até então, estavam suspensas por conta da pandemia de Covid-19. Agora, elas reencontraram os viajantes que estavam ansiosos pelo momento de novas imersões culturais.
Neste artigo, separamos as 8 melhores cidades da Espanha. Então, continue a leitura para saber informações essenciais sobre cada uma e escolher com tranquilidade o seu próximo destino.
Conheça as 8 melhores cidades da Espanha
As cidades da Espanha são destinos encantadores e que provocam paixão à primeira vista para qualquer turista. É um dos melhores países para se visitar por quem deseja viver experiências únicas e ricas em história e cultura do continente europeu.
Além das paisagens marcantes e da programação diferenciada, a Espanha é conhecida pelo acolhimento e hospitalidade ibéricos.
A seguir, separamos as 8 melhores cidades da Espanha que você não pode deixar de conhecer. Assim, ficará mais fácil escolher a opção que mais combina com seu estilo.
1. Madrid
A capital da Espanha merece destaque, pois ela atende diferentes gostos e interesses. Madrid está em uma região populosa e muito bem integrada em quesitos de transporte, gastronomia e cultura.
Isso facilita bastante o dia a dia de um turista que vai circular por vários lugares em um curto espaço de tempo. Na cidade, há muitas atividades interessantes para fazer e elas podem agradar aos mais variados tipos de turistas.
O Museu do Prado é um dos principais acervos de arte europeia, com obras de artistas como Goya e Velázquez. Para os amantes de arte não dá para deixar de visitá-lo.
Para quem gosta de explorar o local e curtir atrações ao ar livre, uma ótima opção é o Parque Buen Retiro. É um espaço muito verde, atrelado à elegância das avenidas da cidade.
É possível ainda unir as caminhadas e o tom histórico-artístico da viagem ao visitar o centro antigo. A Plaza Mayor acolhe seus visitantes que se encantam com o seu tamanho e a beleza da arquitetura barroca.
2. Barcelona
Barcelona é repleta de cultura que une a modernidade com a história artística da região. Para quem gosta de artes, as obras-primas de Gaudí não podem ficar de fora do roteiro. Ele foi um pintor conhecido por seus bigodes extravagantes e dono de um marco em sua época: o modernismo.
Uma visita à Sagrada Família, igreja projetada por Gaudí, é quase obrigatória em sua estadia por Barcelona. Aproveite para desfrutar das ruas do bairro Gótico, bem como do El Born.
Barcelona tem passeios para todos os gostos e idades. Para quem curte as baladas, as ruas e bares badalados da cidade vão encantar e aquecer sua vontade de descobrir o novo. Se você preferir passeios mais calmos, as obras de arte a céu aberto são perfeitas.
Em Barcelona, não deixe de visitar:
- Casa Batlló;
- Casa Milà;
- Las Ramblas;
- La Boqueria;
- Palau Guell;
- Mirador de Colom;
- Marina de Barcelona.
Além disso, vale a pena provar os vinhos que estão disponíveis nos bares e restaurantes da cidade.
Não deixe também de experimentar o típico presunto da região e se deliciar com praias lindas, cheias de gente bonita. Um destino perfeito para quem quer conhecer o que a Espanha tem a oferecer.
3. Valência
Outra das melhores cidades da Espanha para conhecer é Valência. A primeira atração é assistir ao pôr do sol. É como viver em uma imagem de cinema.
A cidade está localizada na costa da Espanha, bem próxima ao Mar Mediterrâneo. Há uma interessante mistura entre o antigo e o moderno em seus costumes.
Reconhecida mundialmente como Cidade das Artes e das Ciências, qualquer visitante ficará deslumbrado com as estruturas arquitetônicas da região. Suas belezas naturais encontradas nas praias e nas reservas são encantadoras.
As atrações do litoral espanhol estão muito relacionadas a passeios que valorizam o contato com a natureza e a gastronomia mediterrânea com frutos do mar locais.
O BioParc de Valência é uma ótima opção para uma divertida excursão em família. O parque é um dos maiores e melhores zoológicos do mundo e oferece uma experiência única de contato com os animais.
Uma visita indispensável para os viajantes mais tradicionais é conhecer a Plaza de Toros. É um local singular para os valencianos e que demonstra muito da história local.
Ainda em Valência, é possível conhecer as praias do litoral sudoeste da Espanha e perceber, na prática, como os espanhóis curtem o verão.
As praias mais movimentadas são La Malvarrosa e El Cabanyal-Arenas. Destinos ideais para quem curte compartilhar a água salgada e a areia com muitas pessoas.
Se prefere uma opção mais tranquila, o lugar é a praia de L’Arbre del Gos. Já imaginou curtir a calmaria do som das ondas do mar, enquanto lê um livro em uma confortável espreguiçadeira?
4. Bilbao
Se você adora aquelas cidades com atmosfera alegre, vibrante e jovial, Bilbao é o seu destino. Agora, se você não abre mão de arquitetura, esportes, artes, gastronomia e uma vida noturna badalada, Bilbao também é o seu destino.
Museus, jardins e passeios de barco devem estar no seu roteiro. Já o mercado La Ribera é perfeito para quem quer mesmo conhecer a cidade como um local.
Os vendedores encantam com seu manejo e empatia, e vão além do produto comprado. É uma conversa amigável e de horas, na qual eles gostam de contar histórias envolventes.
O teatro Arriaga é quase um passeio obrigatório. Para visitar o monumento que venceu guerras e incêndios, é preciso agendar um horário.
Já a gastronomia é uma estrela à parte. A tradição é toda do País Basco. Ou seja, no verão, os pratos são predominantes de frutos do mar. No inverno, carnes, bacon e feijão são os protagonistas da mesa.
Na primavera, as anchovas tomam conta do local e no outono, grãos e batatas de diversas variedades fazem a alegria dos turistas.
5. Zaragoza
Zaragoza é uma cidade de muita efervescência cultural. Isso é fortalecido pelo intenso encontro de quatro principais etnias: romana, muçulmana, judaica e cristã.
É possível encontrar um pouco de cada cultura na arte, nos lugares históricos da cidade e na própria gastronomia. Essa última é responsável por criar sabores únicos e inesquecíveis.
Um dos pontos fortes da cidade é a arquitetura. Para quem gosta de observar as construções e se encantar com as técnicas e habilidades humanas, Zaragoza tem um prato cheio de referências.
Há muita arte gótica e islâmica, além de murais romanos espalhados por todo o local. Visitar as igrejas é indispensável para que os turistas conheçam, de fato, o município.
Uma experiência muito interessante para quem visita cidades da Espanha são as viagens de carro. A integração das rodovias é muito forte e as estradas são ótimas.
A Basílica del Pilar é o principal destino para os turistas. Ela é considerada um dos 12 tesouros da Espanha e é o maior templo barroco do país.
Principais lugares para conhecer em Zaragoza:
- Museus Arqueológicos Romanos;
- Catedral del Salvador;
- Igreja San Juan de los Panetes;
- Monumentos de César Augusto.
6. Sevilha
A capital da região de Andaluzia é famosa pela dança flamenca. Se você for a Sevilha, não deixe de visitar os Alcáceres Reais de Sevilha, a Plaza de España e a Catedral de Sevilha.
Destaca-se, também, o Castelo de Alcázar construído na era da dinastia Almóada. Um monumento lindo e verdadeiramente encantador.
Durante a noite, a cidade não deixa a desejar. Locais como Rincón de la Caipirinha, Casa La Anselma, Bar Catedral, O’Clock e Uthopia fazem a festa dos turistas.
Se estiver em uma passagem curta por Sevilha, 2 dias são suficientes para conhecer o básico da cidade. Com 3 dias, dá para fazer um passeio mais completo.
É em Sevilha que Cristóvão Colombo está enterrado. Para visitar seu túmulo, basta ir à Catedral de Sevilha, com estilo gótico e um minarete que virou a torre do sino. Lindo de ver, apreciar e sentir a energia do local.
Locais imperdíveis em Sevilha:
- Catedral de Sevilha;
- Plaza de Toros;
- Plaza de España;
- Torre del Oro;
- Torre Giralda;
- Bairro Santa Cruz;
- Parque Maria Luiza;
- Centro Histórico de Sevilha.
Um roteiro perfeito. Se você estiver em uma viagem romântica, Sevilha atende muito bem. Se for uma viagem com amigos, a cidade também é imperdível.
7. Málaga
Málaga é uma cidade portuária com grandes hotéis e resorts. Além disso, nela estão duas grandes cidadelas que ficam no topo de colinas da cidade. São elas: a Alcáçova e as ruínas de Gibralfaro, que são resquícios da época moura espanhola.
Málaga é uma linda cidade interiorana com ares espanhóis que vão fazer respirar a verdadeira cultura do país.
Para não perder nada que a cidade tem a oferecer, você deve visitar:
- a Catedral;
- o Teatro Romano;
- a Alcáçova de Málaga;
- o Castelo de Gibralfaro;
- o Museu Picasso;
- a Feira de Málaga;
- os shows de Flamenco.
Já no período noturno, Málaga oferece uma vida animada com restaurantes, bares de tapas e de praias, além de muitas discotecas.
Se puder, visite os bares e clubes de El Paolo e Pedregalejo, que ficam perto da Universidade de Málaga. Esse paraíso na terra une a cultura dos mouros com o que tem de mais atual, quando o assunto é turismo e diversão.
A comida de Málaga também não deixa a desejar. Ela é famosa por seus peixes, que são oferecidos de todas as maneiras, principalmente a Manjubinha. Polvo, lula, saladas de batata, croquetes de Jamón e sopas frias dão sabor aos turistas.
8. Alicante
Embora seja uma cidade pequena, Alicante não deixa a desejar em nenhum ponto. Uma das coisas que a torna especial para turistas são os moradores. Eles recebem os viajantes com muito acolhimento e cuidado.
O clima familiar da cidade torna tudo mais aconchegante. Além disso, conhecer o Centro Histórico deixa o encontro mais sensível, com ruas estreitas e casas coloridas cheias de histórias.
Localizada na costa do Mediterrâneo, a experiência turística na cidade é enriquecida graças às suas belas praias.
Experimentar a gastronomia de alto nível de Alicante também é indispensável para que a viagem turística seja completa. Arròs a banda, pericana, borreta allicantina e mojama de atum são algumas das comidas típicas Alicantinas.
Quem visita a cidade também deve conhecer o Mercado Central e a Catedral de San Nicolás.
Além disso, você também pode curtir bastante as praias de Alicante:
- Praia San Juan de Alicante;
- Praia del Postiguet;
- Cabo de las Huertas.
Qual é a melhor época para visitar as cidades da Espanha?
A melhor época para marcar uma viagem para Espanha vai depender dos seus objetivos. Quando pensamos em clima, por exemplo, para quem gosta das temperaturas mais amenas, o período ideal é entre setembro e dezembro.
Já para quem quer curtir o frio do Mediterrâneo espanhol, o melhor momento para marcar as passagens é entre março e maio.
Quanto aos preços das viagens, a recomendação é comprar as passagens para períodos de baixa temporada, entre os meses de março e começo de junho.
Agora que você já conhece as melhores cidades da Espanha e suas curiosidades, já dá para definir o destino que mais gostou!
Se você curtiu este conteúdo, siga a gente nas redes sociais. Por elas, você vai ficar por dentro de outros roteiros turísticos internacionais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube.
Resumindo
Para quem deseja conhecer a Espanha, as 5 principais cidades são:
– Madrid;
– Sevilha;
– Málaga;
– Alicante;
– Barcelona.
Para quem quer curtir o frio europeu do Mediterrâneo espanhol, o melhor momento para marcar as passagens é entre março e maio. Já para os amantes do verão, o ideal é viajar entre os meses de setembro e dezembro. Quanto aos preços das viagens, a recomendação é comprar pacotes em períodos de baixa temporada, entre os meses de março e começo de junho.