Ao formalizar seu negócio, é importante saber escolher o CNAE corretamente para não ter problemas fiscais e tributários. No entanto, por ser uma área que contempla diversas atividades, incluindo online, pode ser difícil encontrar a classificação correta. Para facilitar o processo e evitar erros, é importante entender qual o CNAE para marketing digital.
Acompanhe o texto abaixo e entenda qual o CNAE para marketing digital, como escolher o seu conforme suas atividades. Vamos lá?
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um sistema usado no Brasil para identificar e padronizar as atividades econômicas das empresas. Ele organiza essas atividades em códigos, garantindo uniformidade e servindo como base para os órgãos de administração tributária do país.
Não existe um CNAE dedicado exclusivamente ao marketing digital, mas sim CNAEs relacionados às diversas atividades praticadas nesta aérea.
O CNAE para marketing direto é o “CNAE 7319-0/03 – Marketing direto” que abrange as atividades de marketing direto, com estratégias de publicidade que não utilizam veículos de comunicação tradicionais, como a publicidade por telefone.
O CNAE para marketing digital para quem trabalha com mídias sociais é o CNAE 6319-4/00 – Serviços de administração (gestão) de conteúdo relacionado às redes sociais para terceiros.
Ele permite a administração e distribuição online de conteúdo, serviços de gestão e medição de tráfego digital na internet, operação de plataformas online de redes sociais, entre outros.
Ainda não existe um CNAE específico para a criação de conteúdo. Sendo assim, é necessário escolher aquele que mais se aproxima do tipo de conteúdo e meio em que ele é divulgado.
O CNAE para consultoria em marketing é o CNAE – Consultoria em publicidade. Dentro das atividades permitidas neste código está a consultoria de marketing, além de assessoria e consultoria de branding.
Não é possível abrir um MEI para todas as atividades de marketing digital, apenas para algumas delas.
Por exemplo, o CNAE 8599-6/99: Cursos de marketing está na tabela CNAE de atividades permitidas para MEI. No entanto, a maioria dos CNAEs para marketing digital não podem ser MEI, como marketing direto, agência de publicidade, entre outros.
Muitos empreendedores acabam optando pelo CNAE 7319-0/02 – Promoção de vendas, a fim de poder abrir um MEI. Contudo, isso é um erro, porque esse CNAE incluiu atividades relacionadas a promoção e a publicidade no local da venda, entre outras que não estão relacionadas às atividades de marketing digital.
O marketing digital é uma área vasta que permite diversas ocupações, como publicidade, redes sociais, produção de conteúdo, cursos online, consultoria e planejamento de SEO, entre outras. Por isso, para saber escolher o CNAE para marketing digital corretamente, você deve avaliar quais são suas principais atividades.
Sim. Ao registrar o seu negócio, você deve escolher uma atividade principal que representa a função mais relevante e frequente realizada pela sua empresa. Além disso, é permitido cadastrar até 15 CNAEs secundários, permitindo que você opte por CNAEs complementares para atividades diferentes dentro do marketing digital.
Para alterar o CNAE de marketing digital principal ou adicionar CNAE secundário, você deverá pedir que seu contador faça isso na Junta Comercial do seu estado. Caso seja necessário, a alteração também deve ser feita na prefeitura do seu município.
Se você abriu um MEI, a alteração pode ser feita diretamente no Portal do Empreendedor.
Para adicionar ou alterar o CNAE de marketing digital no seu CNPJ, defina as atividades principais e secundárias que sua empresa realiza, como produção de conteúdo, consultoria em marketing, gestão de redes sociais, e-commerce, entre outras.
Escolha os CNAEs correspondentes e faça a adição ou alteração com seu contador. É importante lembrar que, se você for MEI e desejar incluir um CNAE relacionado ao marketing digital que não esteja permitido para as atividades de MEI, será necessário mudar o porte da sua empresa. Nesse caso, você deverá migrar para um modelo empresarial que aceite o CNAE desejado, como uma Microempresa (ME) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Sim, em muitos casos, é possível utilizar um CNAE de comunicação para atividades relacionadas ao marketing digital. Mas, isso depende do foco dos serviços prestados, por exemplo, CNAEs voltados para publicidade ou gestão de blogs podem ser aplicados tanto na área de comunicação quanto no marketing digital sem problemas, se refletirem as atividades principais da empresa.
7319-0/03: Marketing de propaganda política
7319-0/03: Serviços de marketing direto
7319-0/03: Serviços de marketing promocional
7319-0/04: Assessoria em marketing
7319-0/04: Consultoria em marketing
8599-6/99: Cursos de marketing, inclusive digital.
O CNAE 6319-4/00 é indicado para gestão de redes sociais e administração de conteúdo digital.
Sim, é possível cadastrar uma atividade principal e até 15 secundárias Como o marketing digital é uma área ampla, você pode incluir todas que refletem as operações da sua empresa.
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