A comida típica da Espanha é marcada por pratos vibrantes, aromáticos e suculentos, que encantam tanto o paladar quanto os olhos e o olfato. Por isso, seus pratos tradicionais são conhecidos e amados em todo o mundo.
Desde refeições suntuosas até receitas rápidas para petiscos, e também deliciosas sobremesas, existem pratos da culinária espanhola que agradam todos os gostos. .
Neste post, você vai conhecer os 20 principais pratos da culinária espanhola e fazer uma viagem pela cultura e as tradições do país por meio da gastronomia. Aproveite a leitura!
Quais são as comidas típicas da Espanha?
A comida típica da Espanha tem forte influência da culinária mediterrânea. Por isso, os pratos da culinária espanhola têm como base os alimentos frescos, com uma ampla variedade de carnes, peixes, frutos do mar, legumes, verduras e muito azeite de oliva e ervas frescas.
Além dos pratos suculentos e robustos, a cozinha típica também inclui muitas receitas de petiscos, conhecidos como ‘tapas’.
A seguir, conheça os detalhes de cada um dos 20 pratos mais típicos da Espanha.
1. Paella
A Paella é uma comida típica da Espanha feita com arroz, temperado e cozido em um molho com açafrão. No caldo também são colocados diversos frutos do mar, como lula, mexilhão, camarão, polvo e outros. Em algumas regiões, a receita também pode levar frango e coelho, pois essa é a versão tradicional.
A Paella é feita em uma panela rasa e larga, chamada de paellera — daí a origem do nome do prato. O arroz cozinha nesse caldo aromático e com sabores complexos. O resultado é um prato suculento e cremoso, semelhante ao risoto. É provavelmente a receita mais famosa quando o assunto é a culinária espanhola.
2. Cocido Madrileño
O Cocido Madrileño é uma das comidas típicas da Espanha que representa a capital Madrid. Trata-se de um ensopado colorido e rico em sabores que mistura vegetais, como repolho, batata e vagem, leguminosas, como grão-de-bico, e carnes, com destaque para a linguiça.
É um clássico da região, que é geralmente servido como prato principal nos restaurantes em três partes — ou como eles chamam lá “vuelcos” — sobretudo no inverno.
3. Gazpacho
O Gazpacho é uma sopa fria, saborosa e bem temperada, feita com tomate, pepino, pimentão, salsinha, alho, cebola e outros ingredientes. Ela é batida no liquidificador e servida bem gelada. Por isso, é bem fresca, agradável e um pouco picante, típica durante o verão.
Essa receita é outro exemplo das comidas típicas da Espanha mais famosas do mundo, e você pode encontrá-la facilmente nos restaurantes locais.
4. Tortilla de Patatas
A Tortilla de Patatas, ou apenas Tortilla Española, é uma receita extremamente popular da culinária da Espanha. Semelhante a uma omelete, ela leva ovos cozidos em uma frigideira com camadas de batata, pimentão, cebola e outros temperos e ingredientes fatiados finamente.
A Tortilla faz parte do dia a dia, tanto que é servida do prato principal ao lanche, inclusive como petisco. As pessoas também comumente consomem tanto quente como fria.
5. Pisto
O Pisto é uma espécie de molho saboroso originário da região de Andaluzia. Ele é feito com legumes picados frescos, como: cebolas, berinjela e pimentões cozidos lentamente em um rico molho de tomate temperado com ervas, alho e azeite.
Nos restaurantes, ele é servido com pão, como entrada ou acompanhamento. É uma receita tradicional, que remete aos tempos em que os camponeses usavam o que conseguiam comprar ou colher de suas hortas para preparar o prato.
Por isso, cada cidade ou região da Espanha tem uma forma de fazer essa receita.
6. Pulpo a la Gallega
O Pulpo a la Gallega é uma receita relativamente simples, mas muito amada e surpreendente. Nesse prato, o polvo é cozido e servido em pedaços com muito azeite e sal. Em geral, acompanha também batatas cozidas.
É um prato típico da Espanha muito popular, considerado uma comida de rua. Logo, você pode facilmente encontrá-lo em feiras e festivais a céu aberto.
7. Tapas Españolas
As Tapas Españolas são petiscos ou aperitivos. São porções pequenas de diferentes receitas que são tipicamente servidas em bares e restaurantes, acompanhadas de bebidas como vinho ou cerveja. Essa comida típica da Espanha é muito tradicional e existem várias receitas diferentes.
Alguns exemplos comuns são Jamón Ibérico com pão e vinho, Gambas al ajillo (camarões cozidos no azeite com alho e pimenta), Pimientos de Padrón, que são pimentas verdes fritas no azeite e mais uma infinidade de receitas.
8. Jamón Ibérico
O Jamón Ibérico, que é um presunto curado a seco típico da região, é uma verdadeira iguaria e orgulho nacional. A carne de porco é maturada de forma lenta e artesanal, resultando em uma textura e sabores singulares.
Nos restaurantes e bares de tapa, finas lâminas de jamón são servidas com pão, vinho e outras combinações divinas.
9. Pinchos
Pinchos são outras opções de tapas e petiscos muito populares na culinária espanhola. A receita funciona como uma espécie de canapé, no qual ingredientes variados são sobrepostos em camadas em cima de uma fatia de pão. Pode ser servido frio ou quente.
Em geral, usam-se legumes refogados, como abobrinha, berinjela e tomate, mas é possível também encontrar os que levam jamón, peixe e outras delícias. É muito comum na hora do happy hour, acompanhado de uma cerveja.
10. Croquetas
Croquetas são bolinhos empanados, fritos e recheados. Apesar da semelhança no nome, essa comida típica da Espanha não é semelhante aos croquetes que temos por aqui. Existem muitas combinações de receitas diferentes, mas o mais popular é o de jamón com queijos.
11. Patatas bravas
Batatas ou Patatas Bravas são uma clássica comida típica da Espanha. Elas são “bravas”, pois são acompanhadas com um molho bem picante que leva tomate e pimentas. No prato, cubos de batata são fritos e servidos com o molho como um petisco.
Essa é uma comida tão típica da Espanha que você vai encontrá-la em praticamente qualquer bar ou restaurante do país.
12. Papas
O prato Papas se refere a uma receita de batatas cozinhas no vinagre e no sal, que depois são temperadas e servidas com salsinha, cebola e bastante azeite. É uma preparação tipicamente servida fria, então combina com dias quentes.
13. Fabada Asturiana
A Fabada Asturiana é uma sopa consistente e muito saborosa que vem da região das Astúrias. Na preparação, são usadas várias carnes como toucinho, morcela, carne de porco, chouriço e outras, além de diversos temperos, cozidas com feijão branco.
Esse prato típico da cozinha espanhola se assemelha à feijoada, mas é servido e apreciado como sopa. Ou seja, nos restaurantes, ela acompanha pão e vinho. É uma comida tão especial da culinária da Espanha que foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019.
14. Chorizo Español
O Chorizo Español é, na verdade, uma linguiça, que também é uma iguaria e patrimônio da culinária nacional, como o Jamón Ibérico. Ele é feito com uma combinação de carnes de porco temperadas com muitas especiarias diferentes, pimentas e pimentão. A preparação é, então, seca e curada ao ar livre. Com isso, o Chorizo ganha um sabor intensamente defumado e especial.
O Chorizo é um ingrediente cativo em diversos pratos da cozinha típica da Espanha, como na Fabada Asturiana, na Paella e em diversos outros pratos.
Contudo, ele também reina sozinho como petisco nos bares e é um elemento indispensável no churrasco espanhol, conhecido como ‘asado’, onde é tostado na brasa.
15. Bocadillos
Bocadillos são sanduíches típicos da culinária espanhola que você pode comprar e consumir a qualquer hora: desde um almoço até o lanche da tarde. Existe uma grande variedade e combinações de recheio, mas é comum encontrar com presunto, queijo, atum, vegetais, salame e outras delícias em um pão rústico em forma de baguete.
16. Churros Con Chocolate
A sobremesa mais tradicional da Espanha são os Churros con Chocolate. Assim como o que vemos no Brasil, é uma massa cilíndrica frita em óleo, mas geralmente bem fina e sem açúcar. Para completar, tem uma xícara de chocolate quente e denso para “molhar” os churros nela.
Os espanhóis adoram degustar o doce em diversos momentos do dia, da manhã à noite. Por isso, dependendo da hora que você quiser experimentá-lo, pode ter que enfrentar longas filas nas lojas para conseguir provar essa comida típica da Espanha.
17. Turrón
Turrón é um doce que, no Brasil, ficou conhecido como Torrone. É uma sobremesa espanhola milenar, que faz parte da tradição gastronômica desde meados do século XV. O doce é feito com uma pasta à base de caramelo, amendoim ou amêndoas e claras de ovo.
Os ingredientes são cozidos até formarem uma pasta. Quando esfriam, formam um bloco que é cortado e servido em pedaços, ganhando uma textura, ao mesmo tempo, crocante e macia.
As duas variantes mais conhecidas são o Turrón de Jijona e o Turrón de Alicante. Ao longo do ano, é possível encontrar essa sobremesa facilmente nas lojas, mas ela é o doce típico de épocas de festa e celebração, como o Natal.
18. Crema catalana
A Crema Catalana é uma sobremesa na qual um creme é preparado à base de leite, baunilha, gema de ovos, açúcar e amido de milho. Para temperar, são usadas raspas de limão ou laranja. O resultado é um creme espesso e substancioso, servido em potes individuais com uma cobertura de canela. É uma sobremesa quente.
19. Marzipã
O Marzipã, em espanhol Mazapán, é uma pasta feita com amêndoas, açúcar e clara de ovos. A receita é de origem árabe, mas foi incorporada à culinária espanhola ao longo da história, sendo muito popular no país. O doce é servido puro, cortado em fatias, ou usado como base para moldar e decorar outras sobremesas.
20. Torrijas
As Torrijas são torradas feitas com pão adormecido, empanado com ovos e frito em óleo quente. No Brasil, a receita é conhecida como Rabanada. Na Espanha, elas são muito tradicionais e populares, e são servidas com canelas e caldas doces quentes.
Nos restaurantes, é comum que a sobremesa venha acompanhada de um bom vinho.
A cultura e a tradição das comidas típicas da Espanha
Muitas das receitas dessas comidas típicas da Espanha, tanto as salgadas quanto as doces, nos contam muito sobre a história, cultura e tradições do país. Da mesma forma, por conta da proximidade histórica entre Brasil e Espanha, também podemos encontrar algumas versões dessas delícias em solo brasileiro.
Contudo, se você está planejando uma viagem para terras ibéricas, já sabe que o que não faltam são boas opções de petiscos e pratos da culinária espanhola para degustar e abrilhantar sua viagem. Aproveite os conhecimentos deste post para fazer seu roteiro de viagem e conhecer essas 20 iguarias — e tantas outras — de perto!
Gostou de conhecer as 20 principais comidas típicas da Espanha? Se sim, não deixe de seguir as páginas da Remessa Online nas redes sociais para continuar se informando sobre viagens, cultura, gastronomia e muito mais! Estamos no Facebook, X (antigo Twitter), Instagram, YouTube e LinkedIn.
Resumindo
1. Paella
2. Cocido Madrileño
3. Gazpacho
4. Tortilla de Patata
5. Pisto
6. Pulpo a la Gallega
7. Tapas españolas
8. Jamón
9. Pinchos
10. Croquetas
11. Batatas bravas
12. Papas
13. Fabada Asturiana
14. Chouriço Espanhol
15. Bocadillos
16. Churros Con Chocolate
17. Turrón
18. Crema catalana
19. Marzipã
20. Torrijas
A comida típica da Espanha tem forte influência da culinária mediterrânea. Por isso, os pratos da culinária espanhola têm como base os alimentos frescos, com uma ampla variedade de carnes, peixes, frutos do mar, legumes, verduras e muito azeite de oliva e ervas frescas. As receitas costumam ser bem temperadas e com sabor intenso e marcante.