Como a Amazon está se adaptando ao mercado em crise

A pandemia da covid-19, síndrome respiratória grave causada por uma nova cepa de coronavírus, provocou diversas reações nas economias ao redor do globo.

O mercado de ações, por exemplo, vem sofrendo fortes oscilações desde que os primeiros casos foram anunciados na China.

As empresas de comércio on-line, como a Amazon, pareciam ser investimento seguro.

Mas isso não se concretizou nas primeiras semanas.

Logo no começo da crise, o valor das ações da  Amazon apresentou queda importante.

A paralisação das atividades industriais na China, seu principal fornecedor, resultado da quarentena exigida para o controle da contaminação, atingiu diretamente a cadeia de suprimentos dos negócios realizados exclusivamente pela internet.

No entanto, o que poderia ser a derrocada da gigante do comércio eletrônico, durou pouco e o impacto da queda das ações sequer chegou a ser admitido pela empresa.

Rapidamente, a Amazon colocou em prática uma estratégia de guerra e, enquanto o varejo promove demissões em massa e fecham lojas, o e-commerce contrata 100 mil pessoas.

Estratégia de enfrentamento

Passado o primeiro impacto no valor de mercado das ações, a Amazon viu sua demanda aumentar significativamente.

O prazo de entrega do serviço Prime que antes era de um ou dois dias, agora está levando quatro dias.

A demora faz parte da estratégia definida pelo proprietário da empresa, Jeff Bezos, que prioriza a entrega de itens essenciais e bloqueia o recebimento de demais produtos considerados não essenciais.

A estratégia é válida para as vendas realizadas nos EUA e na Europa.

Assim que o surto começou, Bezosaumentou seu nível de pedidos para os fornecedores chineses, garantindo o estoque.

Por si só, não seria o suficiente porque, em algum momento, a cadeia sofreria com o desabastecimento.

A estratégia de enfrentamento da crise adotada pelo empresário e sua equipe foi, justamente, priorizar os produtos básicos para uso doméstico, medicamentos e outros itens de alta demanda.

Com as pessoas cada vez mais confinadas em suas casas e precisando desses itens, a tendência é a rápida saída, permitindo o pronto reabastecimento para garantir mais entregas.

Os produtos considerados essenciais foram separados em seis categorias:

1) produtos para bebê;
2) saúde e uso doméstico;
3) beleza, aparelhos e acessórios para cuidados pessoais;
4) mercearia;
5) industrial e científico e, por último,
6) suprimentos para animais de estimação.

Para garantir o sucesso da empreitada, Bezos contratou 100 mil novos funcionários para atuarem nos centros de distribuição e na rede de entrega da varejista nos Estados Unidos.

O investimento, por ora, deu certo e a empresa viu ainda o aumento por outros produtos como livros infantis e didáticos, que foram incorporados ao rol dos produtos essenciais, que as pessoas “precisam e querem”, segundo o comandante da empresa.

Resultados

Prova de que o plano elaborado por Jeff Bezos deu certo é que a Amazon é uma das poucas empresas do mundo que estão experimentando a prosperidade nessa crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A empresa, que havia registrado queda de 2% nas primeiras semanas da crise, alavancou seu crescimento para 5%.

No atual ano fiscal, o valor das ações da Amazon subiu 24%.

A explicação para esse resultado positivo está, entre outros fatores, no modelo de negócio adotado pela empresa.

Ao estabelecer uma relação de compra e venda totalmente virtual, inclusive os pagamentos que são feitos por meio de transferências internacionais, a Amazon se alinha à necessidade de confinamento exigida para o enfrentamento da covid-19.

E mesmo após esse período de quarentena, o cenário parece promissor para as empresas de e-commerce, talvez até por uma questão de sobrevivência nos tempos que se avizinham.

Após o período de pandemia, a tendência é que demore ainda algum tempo para que a livre circulação terrestre volte ao que era antes.

Portanto, o e-commerce que já era uma realidade em franco crescimento, poderá se tornar ainda mais presente na vida das pessoas.

Remessa Online

A Remessa Online é a maior plataforma brasileira para envio e recebimento de dinheiro do exterior. Realize suas transações internacionais para mais de 100 países com agilidade, segurança e economia, livre das taxas abusivas dos bancos tradicionais. Crie sua conta gratuita e experimente a Remessa Online!

Artigos recentes

  • Artigos

De Olho no Câmbio #317:Dezembro nunca pareceu tão distante – real segue forte em 2025

Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…

4 horas ago
  • Artigos

Pensão por morte: quem tem direito e como funciona

Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…

5 horas ago
  • Artigos

 Dólar hoje (21/02): Suspensão de Plano Safra reflete alta de juros e pressio o Congresso

O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…

6 horas ago
  • Artigos

Blocos de Carnaval em São Paulo 2025: programação dos blocos de rua e dicas para curtir

Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…

12 horas ago
  • Artigos

Uber lança função para motoristas bloquearem passageiros indesejados

Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…

21 horas ago
  • Artigos

Sintomas de Dengue: Como identificar e quais remédios evitar

Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…

1 dia ago