Como comprar imóvel no Reino Unido

Se seu sonho é morar na terra da rainha, saiba como comprar imóvel no Reino Unido e quais documentos são necessários para isso.

Ter um imóvel no Reino Unido é um investimento mais simples de ser concretizado do que em outros países da Europa. O negócio é fechado por meio de contrato particular e a burocracia é reduzida para ambas as partes, o que reduz o tempo gasto no processo.

Ainda que não garanta o visto definitivo, a posse de um imóvel no Reino Unido facilita a permanência no território, composto por quatro países: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.

Comprar imóvel no Reino Unido à vista

Sites como Rightmove e o Zoompla são algumas das diversas opções disponíveis na internet para buscar oportunidades e comparar preços. Por meio dessa busca, o futuro comprador pode ter uma ideia do preço médio das propriedades na região em que deseja adquirir seu imóvel.

Antes de fechar o negócio, você pode contratar os serviços do chamado “conveyor”, um agente que transfere a propriedade do comprador para o vendedor. Já o advogado (“solicitor”) acompanha todo o processo de negociação e finalização da compra. Ele também pode intermediar a transferência de valores.

Ao invés do compromisso de compra e venda, é mais comum no Reino Unido a troca de correspondência entre advogados, as chamadas “notes” ou “missives”. Nesta etapa, geralmente o comprador dá um sinal de 10% do valor do imóvel. Na etapa seguinte, chamada “completion”, acerta com o vendedor como será o pagamento do valor restante.

Ao vendedor, cabe providenciar o Certificado de Performance Energética (EPC) do imóvel, que traz características sobre o consumo de energia.

Não é obrigatória a participação de um advogado, mas pode ser útil para garantir melhores condições e celeridade na negociação, que pode levar de dois a três meses, segundo o serviço oficial do governo. Além disso, é papel do profissional resolver detalhes que variam de acordo com a legislação da cada país integrante do Reino Unido.

Na Inglaterra e no País de Gales há um serviço oficial do governo que registra propriedades e suas respectivas hipotecas, quando houver. O site do serviço permite a consulta a essas informações. Já Escócia e Irlanda do Norte possuem, cada uma, o seu próprio sistema de registro.

Além desse registro, o comprador deve pagar um imposto chamado “Stamp Duty Land Tax” sobre o valor de imóveis a partir de 125 mil libras, no caso de Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. A alíquota é progressiva e vai de 2% a 12% sobre o valor do imóvel – neste último caso, para propriedades acima de 1,5 milhão de libras.

Na Escócia, esse imposto também é progressivo e se chama “Land and Buildings Transaction Tax”. Para o vendedor, há isenção do imposto sobre o ganho de capital caso ele resida no imóvel.

Outro tributo que deve ser pago é o Council Tax, imposto predial que pode ser quitado em 10 ou 12 meses. As alíquotas variam conforme a região e incidem de acordo com os valores dos imóveis, distribuídos entre seis bandas. As propriedades com valor abaixo de 45 mil libras são isentas.

Comprar imóvel no Reino Unido a prazo

Cumprida a etapa inicial, semelhante à da compra à vista, o futuro dono do imóvel pode financiar o restante do valor da propriedade por meio de uma hipoteca (“mortgage”).

O financiamento é obtido junto a um agente bancário e as taxas de juros estão entre 1% e 4% ao ano. Há bancos que oferecem serviços especialmente para estrangeiros. É importante lembrar que, em caso de inadimplência, o banco pode tomar o imóvel para quitar a dívida.

Cada país do Reino Unido tem regras próprias de compra e locação de imóveis, por isso é importante estar atento.

Como alugar o imóvel

É responsabilidade do locador identificar se seu inquilino preenche os requisitos legais para alugar sua casa. Entre as exigências do governo estão: possuir 18 anos ou mais e, se estrangeiro, o locador deve checar seu visto de permanência com antecedência mínima de 28 dias antes da celebração do contrato. As acomodações para estudantes estão dispensadas da exigência.

Há também regras específicas para quem quer alugar apenas um quarto em sua casa. Nessa modalidade, o locatário pode auferir ganhos de até 7.500 libras por ano livres de impostos, mas precisa residir no imóvel. Não é necessário registro até esse limite.

Os documentos necessários são:

Pessoa Física: Cópias dos documentos de identificação e dados pessoais de ambas as partes;

Pessoa Jurídica: Documentos ou certidões que comprovem a constituição e existência da pessoa jurídica, emitidos há menos de um ano. Documentos de identificação dos representantes legais da pessoa jurídica.

Os tipos de imóveis no Reino Unido

Entre os principais tipos de imóveis que você vai encontrar no país, merecem destaque: os semi-detached house, detached house, terraced house, end of terrace house, bungalow, maisonette e o flat. Além deles, existem acomodações como o studio flat, room e bedsit, muito procurados por pessoas que estão chegando no país e ainda não têm condições de adquirir um imóvel mais caro. Entenda um pouco mais sobre cada um deles.

Semi-Detached House

São duas casas independentes mas idênticas, e que compartilham uma parede e um terreno em comum. O tamanho das casas e o número de quartos pode variar, entretanto, elas costumam ter dois andares e uma garagem.

Detached House

Neste tipo de casa não há compartilhamento de parede. Isso significa que a Detached House é uma única casa que ocupa um terreno. É um tipo de casa muito semelhante às que encontramos no Brasil.

O tamanho da construção e o número de quartos também varia, entretanto, elas costumam ter dois andares, garagem e jardim. 

As Terraced Houses são modelos de casa bastante comuns em toda a Europa.

Terraced House

Trata-se de um tipo de casa situada em uma fileira de casas, por isso, ela compartilha as paredes de ambos os lados com suas vizinhas, salvo a fachada e a parede dos fundos da casa, que neste caso são chamadas end of terrace.

Com uma estrutura idêntica entre elas, a distinção pode ser feita pela cor da parede, ou o modelo de porta e aberturas. Em alguns casos, elas são todas idênticas.

No que tange o tamanho da construção e o número de quartos, estes também podem variar. Geralmente este tipo de imóvel têm dois ou mais andares, porta de entrada direto para a rua e não possuem garagem. São modelos comuns no Reino Unido e também em toda a Europa.

End of Terrace House

São as casas situada no final de uma longa fileira de terraced house. E têm um espaço maior em comparação às outras e compartilham apenas uma das paredes com a vizinha. Fora isso, as características são as mesmas que as encontradas nas terraced house.

Bungalow

Casas com apenas um andar e com um preço de mercado mais acessível. O tamanho e o número de quartos varia, entretanto elas costumam ter apenas um andar e jardim. Nem todas oferecem garagem.

Flats

São apartamentos que possuem as mesmas características gerais de uma casa. Os moradores compartilham o hall de entrada e escadas.

Maisonette

O Maisonette também é um apartamento, mas com uma entrada privativa, é isso que o diferencia dos flats. Eles podem estar localizados tanto em prédios quanto casas. Quando as casas são muito grandes, é comum que elas sejam divididas em apartamentos deste tipo.

Remessa de valores para o Reino Unido

A remessa de valores do Brasil para o Reino Unido pode ser feita por meio da Remessa Online. Você pode enviar tanta para sua conta no UK quanto para a conta da imobiliária ou pessoa com quem está fechando negócio.

Para abrir uma conta bancária no Reino Unido, é necessário apresentar documento de identificação (passaporte, no caso de estrangeiros), visto ou carta de residência, comprovante de endereço no país e comprovante de rendimentos.

Boa parte dos grandes bancos no Reino Unido já permite a abertura de contas 100% online.

Se você precisa pagar a compra ou o aluguel de um imóvel no Reino Unido, use a Remessa Online. A plataforma tem a menor tarifa do mercado para transferências internacionais: apenas 1,3%. O dinheiro é enviado em até 1 dia útil, de maneira segura e simples.

Acesse a plataforma, se cadastre e comece a operar.

Resumindo:

Vale a pena comprar um imóvel no Reino Unido?

Ter um imóvel no Reino Unido é um investimento mais simples de ser concretizado do que em outros países da Europa. O negócio é fechado por meio de contrato particular e a burocracia é reduzida para ambas as partes, o que reduz o tempo gasto no processo.

Quais são os tipos de imóveis no Reino Unido?

Entre os principais tipos de imóveis que você vai encontrar no país, merecem destaque: os semi-detached house, detached house, terraced house, end of terrace house, bungalow, maisonette e o flat. Além deles, existem acomodações como o studio flat, room e bedsit, muito procurados por pessoas que estão chegando no país e ainda não têm condições de adquirir um imóvel mais caro.

Quais são os sites onde você pode consultar imóveis no Reino Unido?

Sites como Rightmove e o Zoompla são algumas das diversas opções disponíveis na internet para buscar oportunidades e comparar preços. Por meio dessa busca, o futuro comprador pode ter uma ideia do preço médio das propriedades na região em que deseja adquirir seu imóvel.

Related posts

IOF 2025: o que é o imposto e quando ele é cobrado

Aposentadoria 2025: entenda nova regra e o que muda no benefício do INSS

Filtros do Instagram são removidos pela Meta, saiba mais