Passo a passo de como um MEI pode contratar um funcionário

Você abriu uma empresa como Microempreendedor Individual e percebeu que precisa de ajuda. A pergunta que fica é: o MEI pode ter funcionário? Como contratar um nessa modalidade?
Existem condições a seguir. Afinal, o regime de trabalho do MEI é diferente dos outros. Para começar, ele é uma pessoa física com CNPJ. Ou seja, sua atuação profissional se confunde com a pessoal.
Além disso, existem benefícios e características próprias, que precisam ser consideradas. Então, que tal descobrir como contratar funcionário pelo MEI e seguir as diretrizes 2025? Acompanhe no post!
O MEI pode contratar funcionários?
Sim, o Microempreendedor Individual pode ter o auxílio de um colaborador. Ele está limitado à admissão de apenas 1 funcionário e precisa seguir algumas regras exigidas pela legislação. Entre elas, estão:
- contratar pessoas com mais de 16 anos;
- pagar salário de até um salário mínimo ou o piso da categoria;
- cumprir os direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, vale-transporte e alimentação, carteira assinada e mais;
- exigir o exame médico admissional;
- ter um livro de registro ou ficha automatizada do funcionário.
Vale a pena destacar que você não precisa de um contador ou de um advogado para saber como contratar funcionário pelo MEI. Além disso, seu limite de faturamento continua sendo de R$ 81 mil, o que equivale a uma média mensal de R$ 6.750,00.
Como contratar funcionário pelo MEI?
Confira abaixo um passo a passo para a contratação de um funcionário pelo MEI:
1. Inscrição no CAEPF
O MEI que precisa contratar um funcionário deve se inscrever no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) no site da Receita Federal. O CAEPF substitui o CEI (Cadastro Específico do INSS) e é obrigatório para registro de funcionários.
2. Cadastro no eSocial
O MEI deve cadastrar-se no eSocial. Esse sistema é usado para enviar informações trabalhistas, como admissão, folha de pagamento e encargos.
3. Exame médico admissional
O funcionário precisa passar por um exame médico ocupacional antes da contratação. Esse exame é feito por um médico do trabalho e serve para garantir que o colaborador está apto para a função.
4. Assinatura da carteira de trabalho
O MEI deve registrar a admissão na Carteira de Trabalho Digital (acessada pelo app ou site do Gov.br). Informar cargo, salário, data de admissão e jornada de trabalho.
5. Recolhimento de Encargos
O MEI tem obrigações trabalhistas e precisa pagar alguns tributos:
Tributo | Valor mensal | Como pagar |
FGTS (8% do salário) | R$ 121,44 (se salário for R$ 1.518,00) | Guia DAE (eSocial) |
INSS (3% do salário) | R$ 45,54 | Guia DAE (eSocial) |
Total mensal | R$ 166,98 |
Quais são os custos e os impostos de contratação?
Os dois custos de contratação são o salário acordado e os impostos. O INSS recolhido é de 3% e o FGTS é de 8%. Com isso, o total a ser pago é de 11% sobre o valor total da folha salarial. No entanto, apenas o percentual menor é de responsabilidade do MEI.
O recolhimento dos tributos é feito pela Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência (GFIP). Após a contratação, gere o documento pelo sistema Conectividade Social da Caixa.
O pagamento do INSS, referente aos 3% de obrigatoriedade do MEI, deve ser pago até o dia 7 de cada mês. Por sua vez, o cálculo é realizado de forma automática pelo sistema GFIP. Ele deve ser baixado do site da Receita Federal.
Com esse recurso, você já sabe como contratar um funcionário pelo MEI. Apesar de ser desnecessário ter um contador, vale a pena contar com o auxílio desse profissional. Assim, você evita erros e imprevistos no processo de obrigação fiscal e tributária.
Quais são as vantagens de contratar um colaborador sendo MEI?
Veja, a seguir, quais são os benefícios de trazer um novo integrante para trabalhar junto de você:
- mais tempo para focar no que importa: com mais uma pessoa na equipe, é possível delegar certas demandas operacionais e focar naquilo que só você pode fazer;
- menos sobrecarga de trabalho: ter um colaborador significa mais 2 mãos para ajudar a ter o trabalho bem-feito;
- qualidade de vida: aproveite que sua empresa está se expandindo para conseguir aproveitar um pouco mais a sua vida pessoal.
Como contratar bons colaboradores como MEI?
Dicas para contratar bons colaboradores:
1. Entenda os valores da sua empresa
Sendo um microempreendedor, é preciso entender quem você é como empresa. Como líder, você define o padrão para a cultura e os valores fundamentais do seu negócio. Fatores que, inclusive, são facilmente perceptíveis na experiência do cliente
Quando você administra uma empresa, está liderando uma ou mais pessoas que têm sonhos, vontades e sentimentos, além de habilidades e funções de trabalho. Sem a capacidade de comunicar sua visão e o que sua empresa representa, seu processo de recrutamento não funciona.
2. Priorize as habilidades de comunicação
Quando se fala em como encontrar bons funcionários, pesquisas mostram que os empregadores priorizam as habilidades de comunicação de um candidato sobre qualquer outro atributo. Habilidades como falar, ouvir, escrever e apresentar devem estar no topo de sua lista de características desejáveis.
Por que uma soft skill como a comunicação desempenha um papel tão importante para contratar ótimos funcionários? Essas habilidades são mais evasivas do que as difíceis, como conhecimento técnico, distinguindo um colaborador mediano de um colaborador excepcional.
3. Faça um acompanhamento diário
Ao fazer um acompanhamento com seu novo colaborador, você pode identificar e resolver problemas e determinar se ele realmente tem o fit que você esperava. Faça três perguntas ao seu novo contratado no final de cada dia:
- o que fez naquele dia e quais foram os resultados obtidos;
- quais problemas ou desafios foram enfrentados;
- quais perguntas que ele tem para você.
Ao solicitar um feedback honesto de seu funcionário, você também pode identificar áreas em que seus processos de treinamento ou operações gerais precisam ser reformuladas.
Como o MEI pode aproveitar oportunidades internacionais?
O MEI não precisa ficar restrito ao mercado brasileiro para buscar oportunidades. Por meio da internet, pode encontrar trabalhos como freelancer, por exemplo, em empresas no exterior.
Para receber os pagamentos por serviços prestados internacionalmente, é importante contar com um serviço seguro, rápido e com custo baixo. A Remessa Online é a melhor opção do mercado!
Na plataforma, o MEI paga apenas custos com tarifa bancária zerada. O câmbio utilizado é o comercial, mais econômico do que o câmbio turismo. O dinheiro enviado do exterior chega à conta do MEI em até dois dias, podendo ser resgatado para a conta nacional. Assim, é possível deixar a preocupação de lado.
Agora que você já sabe que MEI pode ter funcionário, é só seguir as dicas repassadas no post e cumprir as obrigações. Assim, as atividades começam a ser expandidas e, gradualmente, seu negócio será desenquadrado do regime devido ao sucesso das operações.
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Resumindo:
Sim. A legislação permite que o MEI contrate até 1 funcionário, desde que isso não estoure o orçamento máximo anual permitido ao MEI: R$ 81.000.
Os documentos são: carteira de trabalho e previdência social (CTPS); certificado militar, para homens com mais de 18 anos; certidão de casamento e/ou nascimento; solicitação de vale-transporte ou declaração de rejeição; cédula de identidade, CPF e cartão PIS; declaração de dependentes para o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).
Os descontos são o INSS recolhido (de 3%) e o FGTS (de 8%). Se o funcionário optar por vale transporte, também pode incidir um percentual de desconto.