Já pensou na simplicidade que pode ser como criar um blog? Seja pessoal, seja para empresa, ele é indispensável na estratégia de marketing.
A criação de um blog desempenha um papel essencial em sua estratégia de marketing e na construção de sua notoriedade, seja você um especialista em uma área específica ou um empreendedor que resolve problemas para outras pessoas.
Um blog permite que você compartilhe seu conhecimento, estabeleça autoridade no setor e conecte-se com seu público de maneira significativa.
Neste artigo você vai aprender a como criar um blog do zero, desenvolvê-lo conforme os objetivos, e até ganhar dinheiro conforme a qualidade das suas postagens. Boa leitura!
Por que criar um blog?
Os blogs estabelecem autoridade e impulsionam vendas. Ao abordar tópicos relacionados ao seu setor, produto ou serviço, você demonstra conhecimento e constrói credibilidade para o seu negócio, resultando em um aumento nas vendas. Um blog com conteúdo de qualidade, engajamento e feedback positivo reforça sua experiência.
Porque o blog aumenta o tráfego orgânico do seu site
A criação de um blog estimula o tráfego orgânico. Com a aplicação correta de técnicas de SEO por meio de palavras-chave, categorias e tópicos, o seu conteúdo é melhor ranqueado nos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.
Dessa forma, o seu blog ficará mais visível para pessoas que pesquisaram um assunto relacionado à sua palavra-chave. Uma vantagem disso é que você poderá investir menos recursos em publicidade online.
Por isso, o estudo da palavra-chave é essencial para quem quer ter um conteúdo de sucesso.
Porque o conteúdo do seu blog é facilmente compartilhável
Os conteúdos publicados em um blog são facilmente compartilháveis em redes sociais como Facebook e LinkedIn. Dessa maneira, as publicações nas redes direcionam os usuários para o seu blog. O tráfego orgânico é alimentado, e mais pessoas visitam espontaneamente o seu trabalho.
Porque você pode ofertar seus produtos e serviços nos conteúdos
Após a criação de um blog, você pode oferecer seus produtos e serviços de forma estratégica, relacionando-os aos seus textos.
No entanto, isso deve ser feito seguindo o funil de vendas. Para isso, introduza CTA’s comerciais que ofertem solução para uma dor em um texto do seu blog que esteja respondendo sobre uma dor do leitor. Entendeu?
Por exemplo. Você tem um blog sobre acessórios de viagem e escreveu um artigo sobre o desconforto que viagens longas podem gerar na região do pescoço. Ao decorrer do texto, na hora da resposta da solução dessa dor, você pode inserir um CTA sobre encosto de pescoço.
No entanto, para que essa estratégia de marketing digital funcione perfeitamente, é necessário que o redator redija um conteúdo rico, com informações de qualidade, para demonstrar experiência e autoridade do seu negócio na área.
Porque o blog contribui com o seu posicionamento de marca
É importante manter um fluxo constante de artigos publicados em seu blog. Isso porque as pessoas o verão como autoridade no setor, além de que o seu negócio se tornará referência para alguém.
Mas, é necessário focar na produção de conteúdos úteis para as pessoas que lhe seguem e, se possível, temas atuais.
Porque o blog é um canal de interação com seus clientes
Criar um blog pode ser uma excelente forma de interagir com os seus clientes ou seguidores. Por meio dos conteúdos, você irá conectá-los à sua marca e criar um relacionamento.
Sempre considere inserir botões para compartilhamento e interação nos conteúdos. Isso ajudará a saber se o artigo foi relevante, e estimula seu cliente a compartilhar seu negócio para mais pessoas.
Como criar um blog?
- Defina uma plataforma de blog;
- escolha uma plataforma de hospedagem ao blog;
- separe o nicho do seu negócio;
- decida um nome e domínio para o blog;
- configure o seu blog;
- reúna pautas para produção de conteúdo;
- escreva o primeiro blogpost;
- elabore um calendário editorial;
- divulgue seu blog;
- faça uma renda extra com o seu blog;
Defina uma plataforma de blog
O primeiro passo que você deve tomar na hora de criar um blog, é escolher uma plataforma para publicar os conteúdos. Dentre as plataformas gratuitas no mercado, existe o Wix, Wordpress.org, Joomla, Drupal e Weebly.
Escolha uma plataforma de hospedagem ao blog
Para o seu blog funcionar, ele precisará de um host, que armazena arquivos e envia os dados para a internet e, assim, serem acessadas pelos usuários. Em algumas plataformas de blog, a hospedagem já vem incluída. Em outros casos, você precisará encontrar e pagar por um host.
Os mais conhecidos são o GoDaddy, HostGator, BlueHost e DreamHost.
Separe o nicho do seu negócio
No processo de como criar um blog, você deve separar um tema específico que será o foco de todo o blog. É importante que você se destaque perante a concorrência.
Nesta etapa, separe seus interesses, pesquise um pouco sobre os seus clientes ou público e, por fim, veja se é lucrativo investir no nicho escolhido.
Decida um nome e domínio para o blog
Para escolher um nome, pense em algo criativo. Se o negócio já existir, evidentemente adote o mesmo nome para o blog. Feito isso, você deve definir o seu domínio, conhecido com URL, que será o endereço do seu blog na internet. Na maioria das vezes, a URL é o mesmo nome do blog.
Configure o seu blog
No momento de configurar o seu blog, você colocará os seus gostos em prática. Se preferir, consulte um especialista para te ajudar nesta etapa. Um blog totalmente configurado é aquele com um template, páginas definidas, indexado nos motores de busca e com uma logo criada.
Reúna pautas para produção de conteúdo
Produza pautas pensando nas experiências, sucessos, fracassos ou descobertas do seu nicho. Ideias para começar podem ser suas fontes de inspiração! Guia para iniciantes, um problema que você enfrentou e dicas para economizar tempo.
Escreva o primeiro blogpost
A primeira coisa a se fazer ao preparar um blogpost é fazer uma pesquisa prévia de palavras-chave. Em seguida, faça um esboço, por exemplo, quais intertítulos você vai inserir ao longo do conteúdo. Isso vai lhe ajudar bastante no momento de redigir os pontos principais do conteúdo.
É recomendável já criar um título, pois ajudará você a direcionar seu raciocínio ao longo do texto. Não se esqueça de pensar em boas imagens e fazer a otimização para SEO com links externos e internos. Depois disso, é só publicar.
Elabore um calendário editorial
Ter um calendário editorial é importante em qualquer fase de vida de um blog, ainda mais no início. Ele ajudará você a publicar conteúdos com constância, além de não desviar dos objetivos com o blog. O calendário pode ser algo bem simples, mesmo!
O único propósito é ajudar a ter controle das datas de publicação, palavras-chave e comentários, por exemplo.
Divulgue seu blog
Há várias formas de divulgar o seu blog na internet. A forma mais usual é o compartilhamento nas redes sociais. Porém, caso esteja disposto, criar anúncios pagos para divulgá-los em diferentes mídias pode ajudar bastante a ser visto pelas pessoas.
Faça uma renda extra com o seu blog
Com o ganho de audiência no seu blog, você deve começar a monetizá-lo. A maneira mais comum é permitir que anunciantes divulguem na página, ou oferecer conteúdos patrocinados. Você também pode optar por vender ebooks, entre outras mercadorias.
Como ganhar dinheiro com um blog?
1. Por meio de publicidade
Você pode exibir anúncios em seu blog por meio de programas como o Google AdSense. Você ganhará dinheiro com base no número de visualizações ou cliques nos anúncios.
2. Por meio do marketing de afiliados
Ao se inscrever em programas de afiliados, você pode promover produtos ou serviços em seu blog e ganhar comissões por cada venda ou ação gerada por meio dos links de afiliados.
3. Por meio da venda de produtos ou serviços
Se você tem produtos físicos ou digitais para oferecer, pode usá-los como uma fonte de renda por meio do seu blog.
4. Por meio de assinaturas e conteúdo premium
Oferecer conteúdo exclusivo para assinantes pagos é uma estratégia para gerar receita.
5. Por meio de patrocínios e parcerias
Empresas podem pagar para você promover seus produtos ou serviços em seu blog.
6. Por meio de consultoria e cursos
Se você é especialista em um determinado assunto, pode oferecer serviços de consultoria ou criar cursos online pagos.
Quais são as melhores plataformas gratuitas para criar um blog?
1. Wordpress
O Wordpress é o serviço de blog mais famoso no mundo. Ele oferece estatísticas de acesso, personalização avançada, suporte para widgets e comentários, por exemplo. Além de contar com várias ferramentas avançadas, como o Yoast, ele também é simples para quem vai apenas escrever e publicar, sem confeccionar muito.
2. Tumblr
O Tumblr também oferece um serviço de plataforma de blog bem interessante, com boas ferramentas de postagem de textos e vídeos.
3. Blogger
O Blogger é um serviço do Google, com vários recursos avançados. Ele pode ser personalizado manualmente, tem uma estrutura desenvolvida e de fácil entendimento para quem quer postar em blogs.
4. Weebly
O Weebly vem evoluindo com o passar dos anos, com seus recursos avançados para criação e gerenciamento de blog. Algumas das coisas que você pode fazer é escolher um tema, e criar um padrão de organização para postagens. Poderá, também, ajustar o visual da página conforme o tema do conteúdo que será publicado.
5. Medium
O Medium tem um foco direcionado em serviços de compartilhamento de textos, além do seu visual que chama atenção. Nele, é possível criar uma rede de amigos. Ou seja, é como uma rede social dedicada ao texto no qual os blogposts serão exibidos em um perfil único. No entanto, você não conseguirá adicionar widgets ou personalizar o visual.
6. Wix
O Wix pode ser interessante para quem gosta de personalizar o blog. Ele conta com milhares de recursos de design e templates personalizáveis. Também tem ferramentas de SEO e marketing integradas. A grande vantagem do Wix é que a hospedagem já vem inclusa.
7. Textpattern
O textpattern é uma ferramenta bem acessível e prática para auxiliar você a como criar um blog. Ela pode ser uma boa opção para quem não precisa utilizar uma alta gama de recursos.
8. Joomla
O Joomla disponibiliza uma série de recursos para criação de uma interface amigável e responsiva. Ele é bem simples de se usar na hora de criar um blog e publicar um artigo.
9. Drupal
Se você tem um negócio corporativo, o Drupal pode ser uma excelente plataforma para você. Ele se diferencia pelo tempo de resposta das páginas e seus mecanismos de segurança.
10. Pyro
O Pyro é uma opção voltada para quem deseja criar um blog pessoal. O layout pode ser idealizado intuitivamente. Entretanto, essa plataforma não oferece nada além do simples.
A importância de se ter um blog em sua estratégia
Na era digital, ter um blog é comum para quem quer compartilhar conhecimento ou promover produtos. Isso traz muitas vantagens, como maior visibilidade e fortalecimento da marca.
Cada passo de como criar um blog deve ser seguido. Assim, você inicia o seu projeto com um bom gerenciamento. Dessa forma, com o passar do tempo, o blog será mais uma fonte de renda para você.
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Resumindo
Os blogs estabelecem autoridade e impulsionam vendas. Ao abordar tópicos relacionados ao seu setor, produto ou serviço, você demonstra conhecimento e constrói credibilidade para o seu negócio, resultando em um aumento nas vendas.
1. Definir uma plataforma de blog;
2. escolher uma plataforma de hospedagem ao blog;
3. separar o nicho do seu negócio;
4. decidir um nome e domínio para o blog;
5. configurar o seu blog;
6. reunir pautas para produção de conteúdo;
7. escrever o primeiro blogpost;
8. elaborar um calendário editorial;
9. divulgar seu blog;
10. fazer uma renda extra com o seu blog.
1. Publicidade;
2. marketing de afiliados;
3. venda de produtos ou serviços;
4. assinaturas e conteúdo premium;
5. patrocínios e parcerias;
6. consultoria e cursos.
1. Wordpress
2. Tumblr
3. Blogger
4. Weebly
5. Medium
6. Wix
7. Textpattern
8. Joomla
9. Drupal
10. Pyro