Se você está considerando dar uma pausa nas redes sociais ou sair permanentemente, é importante saber como desativar o Instagram, além de entender as diferenças entre desativar temporariamente e excluir sua conta.
Confira no texto abaixo todas as formas para desativar e excluir a conta no Instagram. Acompanhe!
Qual a diferença entre desativar e excluir a conta do Instagram?
A diferença entre desativar e excluir uma conta do Instagram é que ao excluir, todas as suas atividades são permanentemente removidas e não podem ser recuperadas. Já ao desativar temporariamente sua conta, você pausa sua presença na plataforma. Assim, sua conta fica oculta e suas atividades, como curtidas e comentários, não são visíveis para outros usuários.
Como desativar temporariamente o Instagram pelo celular?
- Acesse sua conta do Instagram no aplicativo;
- Clique na sua foto do perfil no canto superior direito e selecione “Configurações e Privacidade” e depois “Central de Contas”;
- Em seguida, clique em “Dados pessoais” e depois em “Propriedade e controle de contas”;
- Clique em “Desativação ou exclusão”;
- Selecione a conta que você quer desativar, caso tenha mais de uma logada;
- Selecione “Desativar conta” e clique em “Continuar”;
- Insira sua senha e clique em “Continuar”;
- Selecione um motivo da desativação e clique em “Continuar”;
- Informe quantos dias quer manter a conta desativada ou se é um período indeterminado;
- Clique em “Desativar conta”.
Se você estabeleceu um período para a conta ficar desativada, ela voltará automaticamente. Caso contrário, basta fazer login com sua senha que ela será reativada.
Como desativar temporariamente o Instagram pelo PC?
- Acesse sua conta do Instagram pelo computador;
- Clique na sua foto do perfil no canto inferior esquerdo e selecione “Editar perfil”;
- Clique em “Central de Contas” e depois em “Dados pessoais”;
- Selecione “Propriedade e controle de contas” e clique em “Desativação ou exclusão”;
- Selecione a conta que você quer desativar, caso tenha mais de uma logada;
- Selecione “Desativar conta” e clique em “Continuar”;
- Insira sua senha e clique em “Continuar”;
- Selecione um motivo da desativação e clique em “Continuar”;
- Informe quantos dias quer manter a conta desativada ou se é um período indeterminado;
- Clique em “Desativar conta”.
Como excluir a conta do Instagram pelo celular?
- Acesse sua conta do Instagram no aplicativo;
- Clique na sua foto do perfil no canto superior direito e selecione “Configurações e Privacidade” e depois “Central de Contas”;
- Em seguida, clique em “Dados pessoais” e depois em “Propriedade e controle de contas”;
- Clique em “Desativação ou exclusão”;
- Selecione a conta que você quer desativar, caso tenha mais de uma logada;
- Selecione “Excluir conta” e clique em “Continuar”;
- Selecione um motivo da exclusão e clique em “Continuar”;
- Insira sua senha e clique em “Continuar”;
- Clique em “Excluir conta”.
Após esse processo, você tem até 30 dias para desistir da exclusão e voltar com sua conta, fazendo novamente o login. Depois de 30 dias, sua conta será excluída sem possibilidade de retorno.
Como excluir a conta do Instagram pelo PC?
Para excluir conta pelo PC, siga os seguintes passos:
- Faça login em sua conta em um navegador;
- Acesse a página Excluir sua conta;
- Informe o motivo da exclusão no menu “Por que você deseja excluir [nome da conta]?”;
- Digite novamente sua senha;
- Clique em “Excluir [nome de usuário]”.
Como reativar a conta do Instagram?
Para reativar a conta do Instagram, que você desativou temporariamente, basta fazer seu login. Os passos são:
- Acesso o site ou aplicativo do Instagram;
- Informe seu login e senha;
- Clique em “Entrar”.
Se fizer muito tempo que você desativou, pode ser necessário concordar com os Termos de Uso novamente.
Você também pode seguir esses passos caso tenha solicitado a exclusão da conta, mas desistido do processo em menos de 30 dias.
Já se você estiver tentando reativar uma conta desativada pelo próprio Instagram, deve preencher o formulário para solicitar a recuperação.
Por que não consigo desativar minha conta no Instagram?
Caso não consiga desativar sua conta, pode haver problemas técnicos com o Instagram. Neste caso, você pode relatá-lo usando o aplicativo.
Passo a passo para usar o aplicativo
- Acesse seu perfil e clique em “Configurações”;
- Toque em “Ajuda” e depois em “Relatar um problema”;
- Siga as instruções na tela e informe o ocorrido;
- Você receberá atendimento por meio do próprio aplicativo para solucionar o problema.
O que acontece quando desativa o Instagram?
Quando você desativa sua conta do Instagram, sua presença na plataforma fica temporariamente oculta. Ou seja, suas fotos, vídeos, curtidas, comentários e perfil não serão visíveis para outros usuários.
No entanto, essas informações não são removidas permanentemente e podem ser restauradas quando você reativar.
Quanto tempo pode ficar com a conta do Instagram desativada?
Uma conta do Instagram pode ficar desativada por um período indeterminado. Assim, você pode deixar sua desativada pelo tempo que desejar. Ao decidir reativá-la, basta fazer login novamente e ela será restaurada com todas as suas informações intactas.
Mas, lembre-se de salvar seu login e senha em um local seguro para não esquecer os dados de acesso.
Como desativar a conta de alguém que já faleceu?
- Reúna a documentação necessária como a certidão de óbito da pessoa falecida;
- Acesse o formulário Solicitação de remoção de pessoa falecida no Instagram;
- Preencha o formulário com as informações solicitadas, como seu nome, endereço de e-mail, nome da pessoa falecida, usuário da conta do Instagram da pessoa falecida e relação com ela;
- Anexe a documentação necessária;
- Aguarde a revisão e processamento da sua solicitação pelo Instagram.
Após a verificação da documentação, o Instagram removerá a conta do familiar falecido.
Gostou desse conteúdo? Veja também um guia completo de tamanhos de post para Instagram.
Perguntas frequentes
Desativar a conta oculta temporariamente suas atividades na plataforma, enquanto excluir a conta remove permanentemente todas as suas informações e atividades.
Acesse sua Central de Contas > “Dados pessoais” > “Propriedade e controle de contas” > “Desativação ou exclusão”. Selecione a conta, clique em “Desativar conta”, insira sua senha, selecione um motivo e clique em “Desativar conta”.
Acesse a Central de Contas e depois “Dados pessoais” > “Propriedade e controle de contas” > “Desativação ou exclusão”. Selecione a conta, clique em “Excluir conta”, insira sua senha, selecione um motivo e clique em “Excluir conta”.