A NFE MEI não é obrigatória. No entanto, o MEI que emite nota fiscal para o seu cliente gera maior credibilidade e transmite uma impressão de profissionalismo. Um dos benefícios que a formalização como MEI proporciona é que o profissional consegue atuar com mais formalidade.
Emitir NFE MEI é uma das maneiras de atuar com mais formalidade e profissionalismo. Neste artigo, você vai ver como emitir Nota Fiscal e NF-e MEI. Continue lendo e confira a seguir.
Sou MEI, preciso emitir uma nota fiscal?
A resposta é depende. O MEI não precisa emitir NFE quando fizer uma venda para pessoa física, apenas quando o cliente solicitar. Porém, nas vendas e negociações com pessoa jurídica, ou seja, empresas ou órgãos públicos, o MEI deve emitir a nota fiscal, obrigatoriamente. A exceção é apenas quando o próprio cliente emite a nota fiscal de entrada. Isso acontece com empresas de comércio ou indústria.
Outra informação importante é que o MEI não é obrigado a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), até quando fizer uma venda interestadual. A diferença entre emitir uma Nota Fiscal e Nota Fiscal-e é a facilidade que a segunda oferece.
Onde emitir a Nota Fiscal MEI?
O processo para tirar a nota fiscal MEI varia de acordo com a cidade, estado e o tipo de nota a ser emitida. Para conferir o passo a passo correto, se você é prestador de serviços, procure a prefeitura da sua cidade, mas se você for comércio ou indústria, procure a Secretaria da Fazenda Estadual. Esses órgãos podem orientar sobre os procedimentos corretamente.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, quem é MEI precisa de uma Senha Web de acesso ao portal da prefeitura. Para isso, o profissional deve procurar a Secretaria Municipal de Finanças solicitar e fazer o desbloqueio da senha. Com a senha desbloqueada, o MEI pode acessar o sistema e emitir a nota.
Você sabe o que é CEST e como inserir na nota fiscal?
Na maioria dos casos, o processo para o MEI tirar nota fiscal se resume aos seguintes passos:
- Acesse o site da prefeitura da cidade em que tem domicílio;
- Informe seus dados de acesso (login);
- Vá em criar ou gerar nota;
- Clique em “criar nova nota”;
- Preencha os campos, conforme solicitado;
- Clique em emitir;
- Em seguida, baixe a nota fiscal e envie para o cliente.
Se a nota emitida acompanhar um produto, imprima a Danfe, que é o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônico. Essa impressão será necessária para que você registre a assinatura do cliente e armazene a nota fiscal para controle.
Caso enfrente problemas no processo e não consiga emitir a nota fiscal MEI, procure o setor tributário da prefeitura de sua cidade para buscar orientações. Ter um modelo de nota fiscal MEI não é necessário, pois o sistema tem os campos certos para serem preenchidos.
Quer saber mais sobre emissão de nota fiscal? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.