Emitir nota fiscal (NF) é um processo fundamental para que o profissional comprove que prestou serviços para seu cliente e consiga receber por eles. Além disso, por meio da nota fiscal, o prestador de serviços comprova que está recolhendo seus impostos.
A emissão de notas fiscais é um processo obrigatório para as empresas, pois é uma forma de regularizar as atividades e garantir que está em dia com a tributação. Para a empresa, também funciona como um controle de vendas. Veja a seguir, um passo a passo simples para emitir nota fiscal ou nota fiscal eletrônica.
O que você precisa para emitir nota fiscal eletrônica?
Para gerar uma Nota Fiscal, você terá que passar por algumas etapas antes de emitir, de fato, uma NF. Isso porque é preciso seguir alguns passos que vão desde o entendimento do tipo de nota que você pode emitir até o cadastro nos órgãos controladores.
Veja a seguir qual é o passo a passo para emitir uma nota fiscal!
Qual é o tipo de nota que você vai imprimir?
Existem alguns tipos de nota fiscal e você precisa definir quais vai emitir. Veja abaixo quando cada tipo é utilizado:
- Nota fiscal eletrônica (NF-e): é emitida para registrar a venda de produtos e recolhe o ICMS, principal imposto cobrado nos estados brasileiros;
- Nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e): essa nota é emitida na prestação de serviços e recolhe o ISS, imposto de competência municipal;
- Nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e): essa nota é emitida em vendas diretas de produtos ou serviços para o consumidor. Varejistas são os tipos de negócios que costumam emiti-la, em substituição ao cupom fiscal.
Nota fiscal de produto, serviço ou para o consumidor. O seu tipo de negócio e atuação vai direcionar o tipo de nota fiscal que você precisa emitir. Busque orientação de um contador para se orientar sobre isso corretamente.
Aprenda a emitir Nota Fiscal Carioca!
Tenha uma assinatura digital da sua empresa
O certificado digital é uma assinatura digital utilizada em processos governamentais realizados na internet. Utilizando o certificado digital, você terá mais segurança, pois o seu acesso é autenticado e isso garante a procedência da sua nota fiscal.
O certificado é fornecido por uma Autoridade Certificadora, credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). Os modelos de certificado digital mais utilizados são os tipos A1 ou A3. Porém, o recomendado é verificar com o fornecedor e com o programa emissor de notas fiscais qual é o tipo aceito.
Para adquirir o certificado digital, você terá que apresentar seus documentos na Autoridade de Registro, que vai validar seus dados. Quando estiver validado, você poderá configurar o token ou smartcard de acesso. Esse processo é fundamental para a segurança da operação.
Veja também como emitir Nota Fiscal Eletrônica sendo MEI.
Faça o credenciamento para emitir a nota fiscal
O credenciamento no órgão competente (Secretaria Estadual ou Municipal de Fazenda ou Finanças) vai gerar uma autorização para que você possa emitir a sua nota fiscal eletrônica. Veja quais são os órgãos que você precisa procurar:
- Nota Fiscal de Produto (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e): Secretaria Estadual da Fazenda da região em que a empresa está cadastrada;
- Nota Fiscal de Serviço (NFS-e): Secretaria Municipal de Finanças, de Fazenda ou órgãos similares, do local em que sua empresa está cadastrada.
Cada órgão tem sua própria regulamentação e processos, por isso, um contador é o melhor profissional para orientar nesse momento.
Quer saber mais sobre a emissão de notas fiscais? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.