Emitir nota fiscal (NF) é um processo fundamental para que o profissional comprove que prestou serviços para seu cliente e consiga receber por eles. Além disso, por meio da nota fiscal, o prestador de serviços comprova que está recolhendo seus impostos.
A emissão de notas fiscais é um processo obrigatório para as empresas, pois é uma forma de regularizar as atividades e garantir que está em dia com a tributação. Para a empresa, também funciona como um controle de vendas. Veja a seguir, um passo a passo simples para emitir nota fiscal ou nota fiscal eletrônica.
Para gerar uma Nota Fiscal, você terá que passar por algumas etapas antes de emitir, de fato, uma NF. Isso porque é preciso seguir alguns passos que vão desde o entendimento do tipo de nota que você pode emitir até o cadastro nos órgãos controladores.
Veja a seguir qual é o passo a passo para emitir uma nota fiscal!
Existem alguns tipos de nota fiscal e você precisa definir quais vai emitir. Veja abaixo quando cada tipo é utilizado:
Nota fiscal de produto, serviço ou para o consumidor. O seu tipo de negócio e atuação vai direcionar o tipo de nota fiscal que você precisa emitir. Busque orientação de um contador para se orientar sobre isso corretamente.
Aprenda a emitir Nota Fiscal Carioca!
O certificado digital é uma assinatura digital utilizada em processos governamentais realizados na internet. Utilizando o certificado digital, você terá mais segurança, pois o seu acesso é autenticado e isso garante a procedência da sua nota fiscal.
O certificado é fornecido por uma Autoridade Certificadora, credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). Os modelos de certificado digital mais utilizados são os tipos A1 ou A3. Porém, o recomendado é verificar com o fornecedor e com o programa emissor de notas fiscais qual é o tipo aceito.
Para adquirir o certificado digital, você terá que apresentar seus documentos na Autoridade de Registro, que vai validar seus dados. Quando estiver validado, você poderá configurar o token ou smartcard de acesso. Esse processo é fundamental para a segurança da operação.
Veja também como emitir Nota Fiscal Eletrônica sendo MEI.
O credenciamento no órgão competente (Secretaria Estadual ou Municipal de Fazenda ou Finanças) vai gerar uma autorização para que você possa emitir a sua nota fiscal eletrônica. Veja quais são os órgãos que você precisa procurar:
Cada órgão tem sua própria regulamentação e processos, por isso, um contador é o melhor profissional para orientar nesse momento.
Quer saber mais sobre a emissão de notas fiscais? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.
Aproveite os cupons de desconto exclusivo da Remessa Online e economize em suas transações internacionais…
Pesquisa JOLTS deve dar sinais do mercado de trabalho americano e influenciar o Fed. Saiba…
Descubra os primeiros sinais de gravidez, identificando desde os sintomas mais comuns até o menos…
Os pagamentos do Bolsa Família em abril começam no dia 15, com um repasse mínimo…
Aprenda como fazer a declaração do PGBL no Imposto de Renda, como funciona a dedução,…
Em 2025, a DIRF foi substituída pela EFD-Reinf e eSocial, centralizando as informações fiscais e…